Um Autor de Quinta #62

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

Assignment ID:

Alan Bradley

Alan Bradley nasceu em 10 de outubro de 1938 em Toronto, mas cresceu em Cobourg, ambas as cidades localizadas em Ontário no Canadá. Bradley aprendeu a ler cedo, mas não foi um bom aluno, principalmente durante o ensino médio, quando preferia gastar seu tempo lendo no cemitério local. Após completar sua educação, ainda em Cobourg, trabalhou como engenheiro de rádio e televisão, desenhando e construindo sistemas eletrônicos. Em 1969 mudou-se para Saskatoon para assumir um cargo na Universidade de Saskatchewan, onde foi responsável por desenvolver um estúdio de radiodifusão.

Depois de mais de 25 anos dedicado à carreira de engenharia televisiva, em 1994 decidiu tentar uma carreira com a qual sempre sonhou e que vinha sendo incentivada pelos grupos de escrita e reuniões com os escritores de Saskatoon, tornar-se escritor. Ele se tornou o primeiro presidente da Saskatoon Writers e membro fundador da Associação de Escritores de Saskatchewan. Ele escreveu vários contos, principalmente histórias infantis, que foram lidos na Rádio CBC e publicados em revistas literárias, ao longo de nove anos dedicou-se a escrever roteiros e depois livros de não-ficção (Ms Holmes of Baker Street e The Shoebox Bible). Apenas em 2006 começou a escrever seu primeiro romance e quem poderia imaginar que uma personagem secundária dessa história iria ser a responsável pelo sucesso de seu criador algum tempo depois?

No final de 2006 – início de 2007, a esposa de Bradley soube através da Rádio CBC de uma competição literária organizada pela The Crime Writers’ Association do Reino Unido, responsável pela editora Orion Publishing Group. A competição exigia que os participantes enviassem uma sinopse e o primeiro capítulo de uma história envolvendo um assassinato e ela encorajou-o a escrever algo novo com a “menina do campo” uma personagem qualquer do romance no qual ele estava trabalhando. E assim, surgia Flavia de Luce e as quinze páginas que Bradley submeteu ao concurso seriam a base do que viria a se tornar The Sweetness at the Bottom of the Pie (e bem, agora está claro porque a história é ambientada na Inglaterra). Bradley ganhou o concurso e em junho de 2007 Bradley vendeu os direitos de três livros da série para a Orion na Inglaterra. Com 69 anos, pela primeira vez Bradley deixou a América do Norte e foi para Londres receber seu prêmio CWA Debut Dagger. Após o retorno, trabalhou nas premiadas quinze páginas e publicou seu primeiro romance em 2009 sobre uma garota apaixonada por química e que resolve vários crimes em uma vila inglesa na década de 50.

Livros

Série Flávia de Luce

O primeiro livro da série já foi traduzido para mais de 31 idiomas e publicado em 35 países, e a ideia inicial de três livros foi estendida para seis livros. No Brasil a série é publicada pela Editora Benvirá. E olha só que legal, o diretor Sam Mendes da Neal Street Productions irá produzir uma série televisiva baseada em Flavia de Luce para a BBC [Fonte].

 flavia de luce 1

Flávia de Luce e o Mistério da Torta – The Sweetness at the Bottom of the Pie

Sinopse: Flavia de Luce é uma garota de 11 anos, que vive numa belíssima mansão em estilo vitoriano, na Inglaterra da década de 50, com sua excêntrica família. Após a morte misteriosa de sua mãe, ela encontra diversão em um antigo laboratório de química construído por seus antepassados. Logo, ela se torna uma especialista em venenos e uma investigadora dos estranhos crimes que acontecem ao seu redor.

[Skoob ][Goodreads]

 flavia de luce 2

Flávia de Luce e o Teatro das Marionetes – The Weed that Strings the Hangman’s Bag

Sinopse: João parecia estar olhando para cima quando, com um ruído retumbante, o gigante despencou do céu e esborrachou-se no chão. Por alguns momentos o monstro ficou se contraindo espasmodicamente de modo horrível, um fio de sangue cor de rubi escorrendo do canto da boca, a cabeça pavorosa e os ombros enchendo o palco de fagulhas, enquanto fumaça e pequenas chamas erguiam-se em anéis inclementes do cabelo e do cavanhaque ardentes. Mas os olhos sem vida que olhavam sem ver para os meus não eram aqueles do gigante articulado Galligantus. Eram os olhos vidrados e moribundos de Rupert Porson. E então todas as luzes se apagaram.

[Skoob][Goodreads]

 flavia de luce 3

Flávia de Luce e o Enigma da Cigana – A Red Herring Without Mustard

Sinopse: Flavia de Luce procura uma cigana para saber do seu futuro, mas durante a consulta, deixa cair, sem querer, uma vela acesa, e a barraca da adivinha fica em chamas. Na tentativa de se desculpar, a menina decide ajudar a senhora e permite que ela se estabeleça por algum tempo com seu carroção em Buckshaw, a terra da família De Luce. Mas, ao visitar a cigana, pouco depois, Flavia a encontra desmaiada, com muito sangue por todos os lados. E é claro que Flavia não consegue controlar seu instinto investigativo e enquanto busca as respostas para o crime, Flavia se depara com um corpo pendurado em uma das mais belas fontes dos jardins de Buckshaw. A partir de então, os dias passam a ser muito turbulentos, recheados de perigosos segredos, das descobertas estarrecedoras e mais crimes assustadores. Em meio às investigações Flavia ainda tem de lidar com as maluquices de suas irmãs e a irritação do pai, que está prestes a falir. Neste terceiro volume da série Flavia de Luce, não faltam elementos – químicos ou não – para que a pequena Sherlock Holmes de Bishop’s Lacey possa colocar em prática seu faro investigativo.

[Skoob][Goodreads]

flavia 4

I Am Half-Sick of Shadows – não publicado no Brasil

Sinopse: É Natal e uma equipe de cinema chega à Buckshaw para filmar um filme estrelado pelo famoso Phyllis Wyvern. Em meio a uma nevasca violenta, toda a aldeia de Bishop’s Lacey se reúne no casarão dos Luce para assistir o desempenho de Wyvern, mas ninguém está preparado para a conclusão chocante da noite: um corpo encontrado após a meia noite, estrangulado até a morte com um rolo de filme. Quem entre os convidados poderia ter encenado tal cena arrepiante? Enquanto a tempestade piora e a lista de suspeitos cresce, Flávia tem que usar seu humor sarcástico e sua disposição férrea para desentocar um assassino escondido à vista de todos.

[Goodreads]

flavia 5

Speaking From Among the Bones – não publicado no Brasil

Sinopse: Após o quinto centenário da morte de St. Tancred, a aldeia de Bishop’s Lacey está ocupada preparando-se para abrir a tumba de seu santo patrono. Ninguém está mais excitada para espiar dentro da cripta que Flávia, mas o que ela verá será bastante inesperado: o corpo do Sr. Collicutt, o organista da igreja, com o rosto grotescamente e inexplicavelmente mascarado. Quem realizou tal ato com o Sr. Collicutt e porque escondê-lo em um lugar de descanso sagrado? Flávia decide descobrir e o que ela desenterra irá provar que nunca há tal coisa como um caso extremamente fácil.

[Goodreads]

The Dead In Their Vaulted Arches – previsto para o início de 2014.

Outros livros

alan books

The Shoebox Bible

Sinopse: ainda quando criança, em um dia frio de inverno, durante a Segunda Guerra Mundial, Bradley encontrou escondido debaixo do piso no armário do quarto de sua mãe uma caixa de sapatos encapada. Dentro dela embalagens de cigarro, panfletos, calendários, sacos de papel – todos eles repletos da caligrafia de sua mãe. The Shoebox Bible é um livro de memórias da sua família.

[Goodreads]

Ms. Holmes of Baker Street (publicado em co-autoria com William A.S. Sarjeant)

Sinopse: Este trabalho defende a teoria surpreendente de que o grande detective Sherlock Holmes na verdade era uma mulher.

[Goodreads]

 

Bradley no Blablabla

Resenha Flávia de Luce e o Mistério da Torta

Resenha Flávia de Luce e o Teatro das Marionetes 

 

Links Interessantes

Site oficial 

Facebook 

Goodreads

 

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Fnac Fnac Fnac

 

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Alan_Bradley_(writer)

http://www.amazon.com/Alan-Bradley/e/B001JRTK5O

http://www.flaviadeluce.com/view-authors-bio/

http://januarymagazine.blogspot.com.br/2009/02/author-snapshot-alan-bradley.html

http://www.straight.com/life/sweetness-bottom-pie-qa-author-alan-bradley

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s