Esperando Por Você (Susane Colasanti)

Esperando-por-Você-712x1024

Marisa irá começar o segundo ano de Ensino Médio, e após o desastre que foi o ano passado, ela decide promover mudanças em sua vida. E junto com a amiga Sterling, decide se reinventar. Deixar a garota que todos acham esquisita para trás, fazer novos amigos e conseguir um namorado. E ela até já tem um em mente: o carinha tudo de bom com pinta de surfista Derek. Só que ele já tem namorada. Por outro lado, há Nash, de quem Marisa antigamente era amiga e com quem passava muito tempo, só que ela não o considera um namorado ideal com seu cabelo despenteado, a camisa sempre amarrotada e a mania de ficar corrigindo as pessoas o tempo todo.

“É estranho como se pode viver tão perto de alguém, crescer com ele, sem de fato saber quem ele é. Talvez você o conhecesse, mas agora você e ele são como estranhos. É esquisito como o tempo é capaz de mudar algo que você achou que continuaria para sempre inalterado.”

Essa amizade, pode até ter acabado há muito tempo, mas os trabalhos das aulas de ciências têm feito um bem enorme para reatar essa amizade. E no caso de Nash, fortalecer velhos sentimentos. Mas, como é por Derek que ela está interessada, ela deixa bem claro para Nash que não podem ser nada mais do que amigos. Então, porque é que mesmo depois que começa a namorar Derek, ela se sente incomodada por perceber que Nash seguiu em frente? E porque é que em vez do namorado, é o seu amigo que é seu confidente e com o qual ela passa mais tempo?

A narrativa da autora em alguns momentos chega a ser cansativa. Ela demora tanto a desenvolver alguns aspectos de sua história que é impossível não ficar entediada com o marasmo que ronda a vida de Marisa. Confesso que cheguei a ficar desanimada com o livro, e falo isso pela quantidade de vezes que interrompi a leitura porque nada me prendia às páginas. Então, foi com bastante animação que encarei as reviravoltas que finalmente injetaram ânimo na história a partir da metade do livro. Os personagens ficaram vívidos e os problemas enfrentados por eles, mais palpáveis.

Com Marisa, ela finalmente acerta o tom ao tratar sobre o transtorno obsessivo na adolescência. Sabemos desde o início, que a garota enfrentou uma barra pesada no ano passado e que algumas vezes não consegue controlar seus pensamentos obsessivos, mas no início é impossível não achar que ela se aproveitava de sua condição para exagerar no papel de vítima, o que acaba não convencendo e ficando insuportável. Mas, quando a autora torna os problemas enfrentados pela garota mais aparentes, fica mais fácil entender toda a bagunça que ela tem que enfrentar quando os pais se separam e o relacionamento com Derek anda de mal a pior. Seus únicos alentos nesse período conturbado são a amizade de Nash e o podcast que vai ao ar quase todas as noites e é comandado por alguém, que se intitula Dirty Dirk, que parece entender todos os seus anseios e dúvidas. Com Nash, Marisa tem as conversas, os desabafos (ainda que o assunto relacionamentos seja tabu) e alguns dos melhores diálogos do livro e com os podcasts do misterioso Dirk ela tem sua terapia, a expiação de suas dúvidas e anseios. É realmente uma pena que ela não saiba quem ele é…

No fim, eu cortaria algumas partes e daria ênfase em outras, mas no geral foi legal acompanhar essa história. Um romance juvenil com uma pegada mais consciente, que fala de reciclagem, alimentação saudável e o direito dos alunos serem mais ativos e poderem opinar nos assuntos estudantis e, que de certa forma serve de alerta para os problemas que os jovens que sofrem com o transtorno obsessivo enfrentam. Apesar disso, é um romance de leitura fácil, sem a pretensão de uma maior profundidade e diálogos complexos, o que é bem coerente com a faixa etária dos personagens. Leitura recomendada para leitores mais jovens, os quais mais irão se identificar com as histórias das primeiras paixões adolescentes.

“Então, deste modo simples, deixo a vida que estava vivendo. E entro na vida que estava buscando.”

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Fnac Fnac

14 Comentários

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

14 Respostas para “Esperando Por Você (Susane Colasanti)

  1. Pingback: Promoção – Esperando Por Você | Blablabla Aleatório

  2. A resenha ficou ótima. Quanto ao livro, já ouvi ótimos comentários que me despertaram a curiosidade.. Está há um tempo na minha lista de desejados.

    Curtir

  3. Michelle Ladislau

    A cada resenha que leio desse livro, fico apaixonada!
    Sua resenha me encantou!
    Beijos

    Curtir

  4. Norelly Anne

    Participando!

    Curtir

  5. Andreia Rios

    O livro parece bastante legal, estou ansiosa para ler e desde já estou torcendo pelo Nash!!!

    Curtir

  6. Realmente muito boa a sua resenha, vc sabe escrever muito bem :3

    Curtir

  7. Sarah Augusto

    Faz um tempão que queria ler esse livro e quando eu vi a promoção fiquei louca kkkk
    Mas agora depois da resenha to com receio de não gostar. Eu gosto de livros que te prendem do inicio ao fim.
    Não tenho certeza que esse vai ser assim. Porém a história pelo jeito que você contou parece ser legal (mesmo que se desenrola lentamente)..
    Então to indecisa kkkkkk
    Mas tomara que eu tenha sorte **
    Beijos e parabéns pela resenha…

    Curtir

    • Nubia Esther

      Oi Sarah, realmente a história demora mesmo a engrenar. Mas gostei da conclusão da história, me diverti em algumas partes e realmente gostei de alguns diálogos. Se você chegar a ler, depois compartilhe conosco suas impressões. Ah, boa sorte na promoção! 😉

      Curtir

  8. Pingback: Um Autor de Quinta #66 | Blablabla Aleatório

  9. Pingback: Tipo Destino – Susane Colasanti | Blablabla Aleatório

  10. Pingback: De Repente Acontece (Susane Colasanti) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!