Um Autor de Quinta #66

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

[Foto: Jayd Gardina]

[Foto: Jayd Gardina]

Susane Colasanti

Susane nasceu na pequena cidade de Peapack and Gladstone, Nova Jérsei, EUA. Desde criança Susane tinha amor pela cidade Nova York e planos de um dia se mudar para lá. Hoje a autora vive na cidade, em West Village.

Susane é formada em Astrofísica pela Universidade da Pensilvânia e tem mestrado em Educação de Ciências pela Universidade de Nova York. Antes de se tornar autora em tempo integral, Susane deu aulas de ciências por 10 anos. E como professora, ela lutou para ajudar estudantes com menos oportunidade em distritos mais pobres valendo-se de sua criatividade para criar materiais didáticos do zero para substituir os livros didáticos defasados e batalhando por laboratórios de ciências mais atrativos e interativos. Ao que parece a iniciativa deu certo, quando começou a lecionar na escola situada no South Bronx, o índice de aprovação no New York State’s Earth Science Regents Exam era de apenas 40%, contra os 100% que Susane conseguiu alcançar após suas intervenções. Ela trabalhou ali de 2000 a 2007. Deixar o magistério para se dedicar inteiramente aos livros foi uma decisão difícil, mas assim como os livros lhe ajudaram a superar os momentos difíceis da adolescência, a alegria de Susane repousa no sonho de alcançar mais adolescentes do que ela imaginou (e como jamais poderia sendo apenas professora) com suas histórias que sempre colocam um tema espinhoso em discussão: bullying, depressão adolescente… Histórias que estão intimamente relacionadas com a vida em uma escola de ensino médio e que em grande parte das vezes são inspiradas em suas próprias experiências durante essa época ou no que pode observar mais tarde como professora. Segundo a autora, Keep Holding On é seu livro mais autobiográfico, muito do que acontece com a protagonista Noelle aconteceu com ela na escola.

Livros

Susane tem sete livros publicados, no Brasil a editora responsável por traduzir e publicar seus livros é a Novo Conceito, que já publicou dois: Bem Mais Perto e Esperando Por Você.

books_Susane_Colasanti

bem_mais_perto-682x1024

Bem Mais Perto

Sinopse: Quando Brooke descobre que o amor de sua vida, Scott Abrams, está se mudando do subúrbio de New Jersey para Nova York, ela decide segui-lo até lá. Viver com o pai ausente e se adaptar a uma escola totalmente nova são desafiantes para ela — e as coisas ficam ainda piores quando ela descobre que Scott já tem uma namorada. Mas como ela aprende a sobreviver na cidade grande, começa a descobrir todo um novo lado de si mesma e percebe que, às vezes, o amor pode te encontrar mesmo quando você não está olhando para ele.

Esperando-por-Você-712x1024

Esperando Por Você

Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek — o amor da sua vida — a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é… Ou sabe?

Curiosidade

O blog The Book Mogul  pediu que Susane elaborasse um Top 5 de seus livros favoritos, tarefa árdua essa hein. Olhem só as escolhas da autora (em ordem cronológica):

 livros_indicações_colasanti

O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry) [Skoob][Goodreads]

“Apesar de a obra ser classificada como um livro infantil, ele contém poderás mensagens para pessoas de todas as idades. Esta é o tipo de história que permanece atual ao longo dos anos e que toda vez que leio ganho uma nova visão.”

Vidas Sem Rumo: The Outsiders (Susan E. Hinton) [Skoob][Goodreads]

“Foi o livro que realmente amei durante os anos difíceis da escola secundária e da high school. Eu era tão obcecada pelo livro que dormia com ele embaixo do travesseiro, devo ter visto o filme umas 400 vezes. Este livro me inspirou a escrever meus próprios romances e por isso lhe sou eternamente grata.”

Uma Breve História do Tempo (Stephen Hawking) [Skoob][Goodreads]

“O mundo da astrofísica não é fácil de explicar de uma forma tangível. Eu sabia quer queria ser professora de ciências desde os 12 anos, mas esse livro me ajudou a identificar a física como ciência. É uma excelente fonte para quem quer conhecer mais intimamente as complexidades do universo.”

O Pacto (Jodi Picoult) [Skoob][Goodreads]

“Quando estava lendo O Pacto eu não conseguia me concentrar em nada além dele. Na época eu lecionava e tinha uma pilha de relatório de laboratório para corrigir no final de semana, mas estava tão imersa na leitura que simplesmente não tinha a capacidade mental de corrigi-los. O Pacto tomou conta do meu mundo inteiro por alguns dias. E foi muito bom.”

 Speak (Laurie Halse Anderson) [Skoob][Goodreads] – O livro será publicado Brasil ainda este semestre pela Editora Valentina.

“Speak é o romance adolescente contemporâneo definitivo. Eu acho que deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas. Isso é o que torna este livro tão maravilhoso: é uma história que os jovens adoram ler e também é perfeito para a sala de aula. Speak transformou inúmeros adolescentes que não gostavam de ler em leitores para o resto da vida. Seu poder é impressionante.”

 Para ler o post original, Clique Aqui.

 Colasanti no Blablabla

Resenha de Esperando Por Você.

 

Links Interessantes

Site Oficial 

Twitter

Blog

Fan Page

Facebook

YouTube

MySpace

Goodreads 

 

Fontes:

http://www.susanecolasanti.com/

http://thebookblogexperience.blogspot.com.br/2011/06/author-interview-and-giveaway-with.html

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Fnac Fnac Fnac

2 Comentários

Arquivado em Um Autor de Quinta

2 Respostas para “Um Autor de Quinta #66

  1. Anna

    A autora é ótima mas, escrever como titulo “um autor de quinta” faz parece que a autora é ruim, seja mais especifica da próxima vez.

    Curtir

    • Nubia Esther

      Me desculpe caso você tenha se sentido incomodada. Em nenhum momento pretendemos menosprezar algum autor com essa coluna, até porque os que porventura não gostamos não aparecerão por aqui, seria no mínimo incongruente gastar nosso tempo com algo que não nos apetece. O nome da coluna foi inspirado na coluna de um outro blog (como evidenciado no topo desta postagem) e recebeu esse nome não com o objetivo de difamar (o que ficaria evidente se junto ao de quinta fosse adicionado um categoria), mas sim porque essa coluna vai ao ar todas às quintas-feiras. Se você pesquisar um pouco na internet irá perceber que a expressão de quinta perdeu muito seu uso difamatório e está sendo cada vez mais utilizada para se referir à poemas, crônicas, ensaios e textos em geral que são publicados no quinto dia da semana. Nesse sentido acho que não poderíamos ter sido mais específicas. Obrigada pela visita e opinião.

      Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s