Da tela para os livros: Arquivo X na literatura

The-X-Files-the-x-files-25080861-1024-768

Quem tem o costume de acompanhar séries americanas (na verdade até quem não é tão acostumado assim) deve conhecer ou já ouviu alguém comentando sobre a série de ficção científica criada pelo Chris Carter. Arquivo X (The X-Files) fez um enorme sucesso durante a década de 90, marcou toda uma geração (na qual me incluo) e serviu de parâmetro para muita série de sci-fi desde então. Eu sempre fui uma viciada, entusiasta e fã de carteirinha dos agentes Mulder e Scully e de tudo relacionado à franquia e é claro, que quando a série partiu das telas para os livros acabei me rendendo também, tanto às adaptações literárias dos roteiros dos episódios quanto aos livros que tratavam sobre o universo da série. Ah, e alguém pode até se perguntar por que cargas d’água alguém compraria  novelizações de série quando se pode assistir aos episódios. Bem, assistir aos episódios é tudo de bom, mas ler as histórias dos personagens no papel também, a impressão que tenho é que acabamos mais próximos dos personagens neste formato, mas pode ser só o meu lado bibliófilo falando…

Duvido que algum fã da franquia não conheça, já tenha lido ou ouvido falar de pelo menos uma das obras que mostro abaixo e, por favor, se você conhece alguma obra que não foi citada aqui compartilhe conosco. E para começar, nada melhor do que a coleção de novelizações que foram publicadas no Brasil pela Editora Mercuryo.

books_x-files_1

  1. A Verdade Está Lá Fora (Roteiro: Chris Carter)
  2. Quando a Noite Cai (Roteiro: Les Martin)
  3. Terrível Simetria (Roteiro: Steve de Jarnatt)
  4. Assassino Imortal (Roteiro: Glen Morgan & James Wong)
  5. Fraude (Roteiro: Darin Morgan)
  6. A Besta Humana (Roteiro: Ellen Steiber)
  7. Sangue (Roteiro: Les Martin)
  8. O Raio da Morte (Roteiro: Easton Royce)
  9. O Ser do Espaço (Roteiro: Glen Morgan & James Wong)
  10. A Guerra das Baratas (Roteiro: Les Martin)
  11. O Fantasma da Máquina (Roteiro: Les Martin)

 A ordem de publicação das histórias não segue uma ordem cronológica, apesar de o primeiro volume corresponder ao episódio piloto da série, nos demais temos um apanhado de episódios premiados e/ou de audiências marcantes das primeiras temporadas da série. Além desta coleção, foram também publicadas outras adaptações de episódios, do primeiro filme e também material que não chegou a ser produzido nas telas como: Duendes, Ruínas e Anticorpos.

 books_x-files_2

  • Duendes (Roteiro: Charles Grant)
  • Ruínas (Roteiro: Kevin J. Anderson)
  • Transplante (Roteiro: Bem Mezrich)
  • A Morte Vem do Espaço (Roteiro: Easton Royce)
  • Anticorpos (Roteiro: Kevin J. Anderson)
  • Os Calusari (Roteiro: Garth Nix)
  • Redemoinho (Roteiro: Charles Grant)
  • Projeto Litchfield (Roteiro: Ellen Steiber)
  • Ponto de Impacto (Roteiro: Kevin J. Anderson)
  • Arquivo X – Resista ao Futuro (Adaptação: Elizabeth Hand)

Além destes livros, a Editora Mercuryo também chegou a publicar biografias dos atores, quatro livros falando sobre os bastidoress da série e um dos meus favoritos:

A Verdadeira Ciência por Detrás do Arquivo X (Anne Simon)

9788572721233

A Anne Simon é professora na Universidade de Maryland no departamento de Biologia Celular e Genética Molecular e atuou como revisora científica da série. Neste livro, publicado no Brasil em 2000, a cientista discorre sobre temas científicos que de uma forma ou de outra tiveram destaque em alguns episódios e o faz com maestria, clareza e humor. Um livro que mostra que por trás dos assuntos mais esquisitos, há ciência e ela foi usada com propriedade pelo Carter para criar suas histórias.

Aos fãs das HQs, durante 1995 e 2009 a série foi adaptada graficamente e publicada pela Topps Comics e Mythos.

 hq_x-files

Não cheguei a ter nenhum desse material em mãos, mas ao que parece conseguir ter esse material ficará mais fácil este ano. Isso porque a IDW Publishing anunciou que será responsável pela nova adaptação da série aos quadrinhos, desta vez com Chris Carter como produtor executivo. E o material não será de adaptações de episódios passados, ainda que o lançamento deva ser seguido pela reedição do material publicado entre 1995 e 2009. A nova safra de quadrinhos será uma espécie de nova temporada da série, dando sequências aos fatos ocorridos no segundo filme da franquia de 2008. As histórias serão escritas por Joe Harris, com arte gráfica da equipe de Michael Walsh e Jordie Bellaire.

Segundo o Box de Series no arco de abertura da história, Believers, os leitores encontrarão Dana Scully e Fox Mulder vivendo vidas normais sob identidades secretas. No entanto, a visita de um velho amigo ameaça tirá-los do anonimato quando descobrem que alguém está fazendo uma caçada a todos os envolvidos nos arquivos X. A promessa é de que a nova temporada será um reencontro com velhos conhecidos, antigos – e novos – inimigos, capaz de fazer com que a franquia volte à antiga forma.

The X-Files, Season 10 chegará às lojas dos EUA no dia 19 de junho, com 32 páginas.

Mas, se no Brasil são poucas as publicações relacionadas à série (as que conheço são somente as que mencionei acima), lá fora não faltam publicações para todos os tipos de fãs. Em uma simples busca no BookDepository, encontrei mais de 50 resultados de livros que discorrem sobre a filosofia, guias de fenômenos paranormais exibidos na série, livro sobre obras de artes inspiradas na série e outras histórias e adaptações de roteiros que não chegaram a ser publicados por aqui. Confesso que bateu a vontade de fazer umas comprinhas por lá.

E para encerrar essa postagem com ar de nostalgia recomendo a série de artigos do Victor Hugo no Ao Sugo:

ARQUIVO X N° 2507 – PARTE 1

ARQUIVO X N° 2507 – PARTE 2

ARQUIVO X N° 2507 – PARTE 3 – MELHORES EPISÓDIOS DA PRIMEIRA TEMPORADA

images

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente

7 Respostas para “Da tela para os livros: Arquivo X na literatura

  1. Totalmente excelente! rs
    Adorei a referência também, vou divulgar o texto na página do Ao Sugo no Facebook.
    Abração,
    VHK

    Curtir

    • Nubia Esther

      Obrigada Victor! Seus posts são ótimos, matei saudade da minha época fanática por Arquivo X e descobri fatos novos dos bastidores da série. Como escrevi ali em cima nostalgia total! hehe

      Curtir

  2. Desses daí eu tenho Sangue e Duendes, estou super empolgada com a notícia dos quadrinhos. Sou fã de carteirinha e sempre serei :]

    Curtir

    • Nubia Esther

      Eu tenho alguns da primeira lista (em ordem totalmente aleatória) e Os Calusari. Toda vez que vou no sebo dou uma sondada para ver se não consigo completar a coleção. Quero ter todos, principalmente esses das histórias inéditas. Fiquei muito empolgada com a HQ também, não vejo a hora de começarem a publicá-la. ;D

      Curtir

  3. Janice klopper

    Olá… Ótimo todos esses post
    Eu tenho aqueles livros da editora Mercury o. Só não tenho o 11. Tenho do 1 ao 10.
    E eu gostaria de vender. Quanto vcs acham q eu consigo por eles do 1 ao 10?
    Obrigado pela atenção. Aguardo resposta.
    Um abraço

    Curtir

  4. Os livros oficiais dos bastidores são quantos?

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s