Um Autor de Quinta #67

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

chris-cleave-2

Chris Cleave

Chris nasceu em Londres em 1973, mas passou a infância em Camarões e depois no condado de Buckinghamshire no Reino Unido. Chris é formado em Psicologia pelo Balliol College de Oxford.

Seu primeiro romance publicado foi Incendiary (Incendiário) em 2005. A história logo foi traduzida e publicada em mais de vinte países, ganhou alguns prêmios literários em 2006 e rendeu uma adaptação cinematográfica. Seu segundo e talvez o mais conhecido livro, The Other Hand (Little Bee – Pequena Abelha) foi publicado em 2008 e foi um sucesso de críticas e vendas.

Além de escritor, Cleave também é colunista do jornal londrino The Guardian.

Livros

O autor tem três livros publicados, dos quais dois já foram traduzidos e publicados no Brasil. Incendiário foi publicado em 2006 pela Nova Fronteira e Pequena Abelha em 2010 pela Intrínseca.

Incendiary (2005) – Incendiário (2006)

incendiário

Sinopse: “Incendiário”, livro do inglês Chris Cleave, gerou reações de incômodo e perturbação quando foi lançado na Europa e nos Estados Unidos. Faz sentido: ao mostrar a dor de uma mulher inglesa de classe média baixa que perde o marido e o filho num atentado promovido por Osama Bin Laden, o escritor evitou o maniqueísmo. Em vez de simplesmente satanizar o terrorista e líder da Al Qaeda, Cleave leva o leitor a questionar as relações entre Oriente e Ocidente através do sofrimento de sua protagonista e narradora. Esta mulher, cujo nome nunca é revelado, tinha no filho e no marido os seus únicos vínculos familiares. Eles estão no estádio onde acontece a final de futebol entre o Arsenal e o Chelsea, os dois mais populares times de futebol ingleses. Ela assiste à explosão pela TV e, arrasada, resolve escrever para o terrorista.

[Skoob][Goodreads]

 The Other Hand/Little Bee (2008) – Pequena Abelha (2010)

pequena abelha

Sinopse: Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa… Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como essa narrativa se desenrola.

A infância do autor na África Ocidental e uma visita acidental a um campo de concentração britânico serviram de inspiração para a criação desta história

[Skoob][Goodreads]

 Gold (2012)

gold

Sinopse: O que você sacrificaria pelas pessoas que você ama? Kate e Zoe se conheceram aos 19 durante o programa de treinamento nacional em ciclismo de pista. Agora, aos 32 enfrentam sua última e maior corrida: os Jogos Olímpicos de 2012. Cada uma quer ganhar desesperadamente o ouro, mas cada uma também tem mais do que uma medalha a perder. Kate tem uma filha de oito anos de idade que enfrenta sua Estrela da Morte em uma batalha ao lado dos rebeldes contra os malignos glóbulos brancos em sua própria galáxia. Ela está lutando contra uma recorrência de uma leucemia que quase a matou três anos atrás. Sophie não quer ser um obstáculo aos sonhos olímpicos da mãe, mas a cada dia que passa as forças obscuras do universo parecem estar conspirando contra ela. A dedicada Kate sabe que sua filha está frágil, mas será que os últimos meses de treinamentos frenéticos podem tê-la deixada cega ao terrível prognóstico? Por outro lado, Zoe tem uma necessidade compulsiva de vencer a qualquer custo que muitas vezes ameaçou sua amizade com Kate e sua própria sanidade. Será que a obsessão ganhará e ela aproveitará a vantagem que tem sobre uma mãe aflita, rompendo a amizade de mais de uma década? Em Gold, Cleave põe em evidência os valores que regem nossas relações mais íntimas e as escolhas que fazemos quando vidas estão em jogo.

[Goodreads]

Curiosidades

  • O autor quando perguntando se o romance Pequena Abelha foi baseado em uma história, respondeu que não, porém um fato em particular serviu de impulso para que ele começasse a escrever a narrativa. Em 2001, o angolano Manuel Bravo fugiu para a Inglaterra pedindo por asilo para ele e sua família, alegando que se retornassem à Angola seriam perseguidos e mortos. Durante quatro anos viveu na incerteza sobre o acato de seu pedido e então, sem aviso, em 2005 ele e seu filho de 13 anos foram apreendidos em uma operação ao amanhecer e encaminhados ao cento de imigração (Immigration Removal Centre) e avisados de que seriam deportados para a Angola no dia seguinte. Naquela noite, Manuel tirou a própria vida enforcando-se em uma escadaria. Ao que parece, Manuel, ciente de uma lei segundo a qual menores desacompanhados não podem ser deportados do Reino Unido, abdicou da própria vida para salvar a vida do filho. Suas últimas palavras para o filho foram: “Seja corajoso. Trabalhe duro e vá bem na escola.”
  • Entre seus autores favoritos, Comarc McCarthy tem um lugar especial. Mas, ele também gosta de John Steinbeck, Howard Jacobson, Alex Wheatle e Ross Raisin, os três últimos segundo Cleave tem trabalhos excelentes e mas não são tão conhecidos como deveriam ser.
  • A adaptação homônima de Incendiário foi lançada em 2008 com direção de Sharon Maguire e estrelada por Michelle Williams, Ewan McGregor e Matthew Macfadyen.

 

Cleave no Blablabla

Resenha de Pequena Abelha.

 Links Interessantes

Site Oficial

Twitter 

Tumblr 

Facebook

The Guardian (coluna assinada pelo autor) 

Goodreads 

 

Fontes:

http://www.bookbrowse.com/biographies/index.cfm/author_number/1183/chris-cleave

http://www.chriscleave.com/books/little-bee/the-true-story-behind-my-new-novel/

 

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Fnac Fnac Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s