Death Comes to Pemberley (P. D. James)

Alguns anos depois do fim de Orgulho e Preconceito, reencontramos um dos casais mais adorados da literatura: Elizabeth e Fitzwilliam Darcy. A vida dos dois é, em uma palavra, perfeita: eles tiveram dois meninos (Fitzwilliam e Charles), moram perto das pessoas que eles mais adoram (Jane e Charles Bingley) e são ricos.

Na véspera de uma das festas mais esperadas do ano, dada em homenagem à mãe de Darcy, Lady Anne, a tragédia cruza a fronteira da propriedade do casal: junto da visita inesperada de Lydia Wickham, ouvem-se tiros na floresta e um corpo é encontrado. Com isso, a vida de Lizzy e Darcy vira de ponta-cabeça com a visita da polícia, e o tribunal – ninguém acha que algum dos dois está envolvido, mas ainda assim, tudo aconteceu no quintal deles!

P. D. James retomou a obra de Jane Austen e escreveu uma história nova, original, com as personagens que nós tanto amamos. Mas, claro, sob a influência direta de como a autora interpretou as passagens dos livros. Assim, quando você ler o livro, pode ser que não concorde com tudo que ela descreve – eu sei que eu fiquei um pouco chocada com algumas coisas, mas eram coisas que eu já tinha percebido da última vez que li O&P.

A história é narrada sob a ótica tanto da Lizzy quanto do Darcy. Ao mesmo tempo, ela conseguiu escrever a narrativa mais ou menos da mesma maneira que a Jane Austen faria. Infelizmente, para fazer isso, ela precisou utilizar algumas frases dos livros da autora. Felizmente, isso não tornou o livro chato, muito pelo contrário! Acho inclusive, que esse livro não seria algo que a própria Jane escreveria.

O que eu gostei bastante foi que a autora colocou personagens dos outros livros da Jane Austen. Não, elas não aparecem como personagens principais, isso seria errado demais, já que a Jane escreveu personagens que são de partes diferentes da Inglaterra, mas isso não muda que ler sobre a Emma (de Emma) e a Anne (de Persuasão) numa história da Lizzy é DEMAIS!

O livro, coincidentemente, acabou de ser publicado no Brasil pela Cia das Letras, o que é ótimo para quem prefere ler as obras em português, ou quem não tem como comprar os livros em inglês. Eu li o meu no Kindle, então se você tem um para chamar de seu, vai encontrá-lo na loja da Amazon também, além dos sites que indicamos abaixo. Se você é fã da Jane Austen, não perca esta história!

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Resenhas da Feanari

Uma resposta para “Death Comes to Pemberley (P. D. James)

  1. Pingback: Um Autor de Quinta #83 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s