Alguns anos depois do fim de Orgulho e Preconceito, reencontramos um dos casais mais adorados da literatura: Elizabeth e Fitzwilliam Darcy. A vida dos dois é, em uma palavra, perfeita: eles tiveram dois meninos (Fitzwilliam e Charles), moram perto das pessoas que eles mais adoram (Jane e Charles Bingley) e são ricos.
Na véspera de uma das festas mais esperadas do ano, dada em homenagem à mãe de Darcy, Lady Anne, a tragédia cruza a fronteira da propriedade do casal: junto da visita inesperada de Lydia Wickham, ouvem-se tiros na floresta e um corpo é encontrado. Com isso, a vida de Lizzy e Darcy vira de ponta-cabeça com a visita da polícia, e o tribunal – ninguém acha que algum dos dois está envolvido, mas ainda assim, tudo aconteceu no quintal deles!
P. D. James retomou a obra de Jane Austen e escreveu uma história nova, original, com as personagens que nós tanto amamos. Mas, claro, sob a influência direta de como a autora interpretou as passagens dos livros. Assim, quando você ler o livro, pode ser que não concorde com tudo que ela descreve – eu sei que eu fiquei um pouco chocada com algumas coisas, mas eram coisas que eu já tinha percebido da última vez que li O&P.
A história é narrada sob a ótica tanto da Lizzy quanto do Darcy. Ao mesmo tempo, ela conseguiu escrever a narrativa mais ou menos da mesma maneira que a Jane Austen faria. Infelizmente, para fazer isso, ela precisou utilizar algumas frases dos livros da autora. Felizmente, isso não tornou o livro chato, muito pelo contrário! Acho inclusive, que esse livro não seria algo que a própria Jane escreveria.
O que eu gostei bastante foi que a autora colocou personagens dos outros livros da Jane Austen. Não, elas não aparecem como personagens principais, isso seria errado demais, já que a Jane escreveu personagens que são de partes diferentes da Inglaterra, mas isso não muda que ler sobre a Emma (de Emma) e a Anne (de Persuasão) numa história da Lizzy é DEMAIS!
O livro, coincidentemente, acabou de ser publicado no Brasil pela Cia das Letras, o que é ótimo para quem prefere ler as obras em português, ou quem não tem como comprar os livros em inglês. Eu li o meu no Kindle, então se você tem um para chamar de seu, vai encontrá-lo na loja da Amazon também, além dos sites que indicamos abaixo. Se você é fã da Jane Austen, não perca esta história!
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Pingback: Um Autor de Quinta #83 | Blablabla Aleatório