O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)

“Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora, pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torná-los o melhor que puderem ser.”

 O Livro do Amanha.indd

Tamara cresceu acostumada ao luxo e sem a mínima preocupação com o amanhã. Mas, a morte abrupta de seu pai veio para estilhaçar o mundo perfeito da garota de 16 anos. Primeiro pelo trauma de perder um ente querido e segundo, porque a perda do pai vem acompanhada de uma montanha de dívidas que obriga Tamara e sua mãe a deixarem a casa onde vivem e se mudarem para a casa dos tios da garota em um vilarejo no interior. Em sua nova vida os dias agitados já não têm espaço, a mãe vive no mundo da lua sem dar a mínima atenção à filha ou ao que a cerca, o tio não é de muitas palavras e a tia é uma controladora de carteirinha, uma sombra sempre presente a controlar todos os passos da garota e que parece guardar alguns segredos. A vizinhança? Um castelo em ruínas, uma cabana na qual ela não sabe quem mora, um posto de correios, uma escola vazia e um pequeno convento.

Essa primeira parte da história não tem ação nenhuma, segredo nenhum é revelado ou sugerido e mesmo assim a leitura longe de ser cansativa é divertida. Cecelia nos presenteou com belas passagens, alegorias inspiradoras, e metáforas poéticas, apesar de trágicas, que condizem com a situação vivida pela personagem. Eu, que tenho o costume de anotar os trechos que mais gosto tive que conter tal hábito porque a ação já estava desenfreada. É só porque consegui me segurar que esta resenha não está repleta de citações.

Mas, sua vida condenada ao marasmo sofre reviravoltas quando Marcus surge com uma biblioteca itinerante no vilarejo. Além do interesse mútuo entre eles, essa visita também faz chegar às mãos de Tamara um antigo livro e acaba colocando-a em contato com a Irmã Ignatius. A partir daqui, a narrativa ganha agilidade, segredos são sugeridos e o livro mostra seu verdadeiro potencial. Porque Tamara descobre que ele na verdade é um diário e muito especial, pois lhe fornece vislumbres do amanhã e aí ela se vê tentada (quem não agiria assim no lugar dela?) a mudar o seu futuro. O que confesso me deixou receosa de que a autora fosse enveredar por algo que lembrasse o roteiro de Efeito Borboleta. Mas, felizmente ela não optou pelo conheça seu futuro e tente mudá-lo, a premissa de O Livro do Amanhã poderia ser definida como tome um vislumbre do seu futuro e a partir dele entenda seu passado. E com isso a trama atinge uma complexidade maior que o esperado e surpreende o leitor que se vê convidado a colocar em ordem as pistas que nos são dadas ao longo da narrativa e tecer suas próprias conclusões sobre o grande segredo envolvendo a família de Tamara.

“Foi quando me dei conta da importância de cada linha no diário. Cada uma era como aquela trilha de migalhas de pão que desejava jogar desde minha casa até aqui. Cada palavra era uma pista, uma revelação de algo que acontecia debaixo de meu nariz.”

Perceberam que o Livro não é o tema central da história? Pois é, eu também fui enganada pelo título e pela capa que nos leva a pensar que o livro teria papel de destaque e a história giraria em torno dele. Não é bem assim, ele funciona apenas como um gatilho para Cecelia enveredar por outros caminhos com sua trama. O que acabou não sendo ruim. O Livro do Amanhã foi minha primeira experiência com a autora e me apaixonei por sua narrativa, se todos os seus outros livros forem repletos de frases espirituosas e tiverem protagonistas cativantes como Tamara, que apesar de ter todas as características que poderiam nos fazer odiá-la nos conquista de cara, então, preciso lê-los porque a tirar por esse aqui será garantia de uma boa leitura.

trecho_o_livro_amanha

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

14 Comentários

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

14 Respostas para “O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)

  1. Pingback: Promoção – O Livro do Amanhã | Blablabla Aleatório

  2. Adoreeei a resenha..to louca pra ler esse livro logo consegui em uma troca no skoob só esperando chegar pra ler =]
    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    Bjs

    Curtir

  3. Sarah Souza

    Parece ser um livro bem diferente do que eu imaginava, melhor. Pelo jeito não é um livro cansativo, como alguns desse tipo tendem a ser.

    Curtir

    • Nubia Esther

      Não mesmo Sarah, o livro não foi o que eu esperava baseando-me pelo título e pela capa, mas me surpreendeu positivamente! Gostei muito!

      Curtir

  4. Esta resenha so me fez querer ainda mais ler o livro…………

    Curtir

  5. Adriana

    Olha, não posso te garantir que todos os outros livros dela, tem personagens cativantes como esse, mas li A vez da minha vida, e me diverti muito com a Lucy a protagonista da historia, então creio que a autora sempre nos brinda com um personagem cativante e espirituoso! Amei sua resenha, vi muita gente criticando o livro, mas vi o dobro elogiando, conclusão, estou ansiosa por essa leitura, bjão!

    Curtir

    • Nubia Esther

      Ah, quero muito conferir A vez da minha vida, o pessoal tem elogiado bastante essa obra. Leia sim e depois me conte o que achou. Obrigada pela visita! 😉

      Curtir

  6. Não gosto de livros assim com o começo confuso mas não desisto da leitura só demoro mais pra ler não sabia que a história era assim gostei de como contou isso mas quero ler mesmo assim pois não li nada dessa autora ainda.

    Curtir

    • Nubia Esther

      Mas o começo não é confuso não Cristiane, só é mais monótono, mas isso é condizente com a situação que a protagonista se encontra, tendo de largar a antiga vida cheia de ação e mordomia e se ver relegada a uma vida no interior (o fim do mundo nas palavras da própria Tamara) onde nada acontece.

      Curtir

  7. Olá Núbia, desde que esse livro foi lançado eu quero lê-lo, eu amei o livro P.S. Eu te amo e sinto que devo ler todos os livros da Cecelia rs
    Gostei muito da sua resenha dele, apesar de ficar surpresa ao saber que o Livro não é o tema central, mas mesmo assim ainda quero lê-lo.
    Parabéns pela resenha, gostei muito

    Curtir

    • Nubia Esther

      Oi Luciana,
      me encantei pela escrita da Cecelia, também quero ler todos os livros dela! O livro não é o tema central, mas ele é importante para o desdobramento da história e curti muito o fato dele ter seu papel mas não suplantar o papel dos personagens, como disse na resenha foi uma grata surpresa. Espero que curta a história também e obrigada! ^^

      Curtir

  8. Pingback: Um Autor de Quinta #99 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s