A Caçada (Clive Cussler)

A Caçada.indd

Quando você curte literatura policial (e aqui inclua romances de espionagem também) e de repente se depara com um autor do gênero que ainda não conhecia é uma ocasião muito feliz. Quando ele tem mais de 50 livros publicados e um estilo narrativo cativante isso não poderia ficar melhor. Foi assim que acabei descobrindo Clive Cussler, seu detetive Isaac Bell e sua história com uma mistura de faroeste, espionagem, elementos tecnológicos (condizentes com a época da história é claro), um bandido para lá de arrogante e muita velocidade sobre quatro rodas, ou, mais frequentemente sobre as grandes rodas motrizes das locomotivas.

A Caçada é o primeiro livro da série protagonizada pelo detetive Isaac Bell. A série já conta com seis livros publicados (o mais recente foi publicado em março deste ano) e no Brasil é publicada pela editora Novo Conceito, que pasmem, publicou o terceiro livro da série (O Espião) antes. Espero que o lançamento de A Caçada signifique que agora irão seguir a ordem correta na publicação dos demais livros.

Em 1950, a carcaça de uma locomotiva contendo três corpos e uma carga suspeita é retirada de um lago em Montana após ficar 44 anos desaparecida. É a partir deste acontecimento, a conclusão de uma história iniciada tantos anos atrás, que Cussler nos convida a voltar ao passado e acompanhar os fatos que acabaram assim.

Em 1906, o governo americano decide contratar o melhor homem para efetuar a captura de um bandido que há dois anos tem efetuado assaltos e deixado um rastro de morte nas cidades do oeste dos EUA. Conhecido como o Assaltante Açougueiro, ele é um mestre dos disfarces e some dos lugares dos roubos como se desaparecesse no ar. Isaac Bell, o melhor detetive da agência Van Dorn, foi o escolhido para partir no encalço do ladrão Açougueiro.

O livro está dividido em três partes. A primeira traz o vislumbre de como as coisas terminaram 44 anos depois. Na segunda parte temos a apresentação dos rivais: Bell, o agente atípico, herdeiro de banqueiros que foi contra a vontade da família ao escolher sua profissão, mas que não se priva de utilizar seus recursos para levar a cabo suas missões e porque não fazer algumas benfeitorias pelo caminho; e o Açougueiro e seu modus operandi, alguns de seus roubos, seu senso de invencibilidade e as primeiras falhas que acabam servindo de pistas para Bell partir em seu encalço. E na última parte, temos o fervor da caçada propriamente dita. E o autor faz jus ao título da obra e imprime em sua obra um ritmo e uma velocidade de tirar o fôlego. Clive deve ser um fanático por velocidade e carros antigos, os detalhes que ele confere a eles na história são impecáveis e em vários momentos bastante emocionantes.

 prr3395

Mostrar parte da conclusão da história logo no início tem sido uma técnica bastante explorada principalmente em séries de TV investigativas e apesar de muitos não gostarem por causa do spoiler que de prontidão lhe é esfregado na cara, quando isso é feito de forma comedida, sem ‘entregar muito o ouro’, é uma forma de prender o leitor/espectador na história. E Clive foi feliz em seu uso, não entregou tanto assim e tornou bem legal acompanhar como a cena inicial vai se conectando com a história. E não deixa de ser uma escolha interessante para um livro que marca o início de uma série envolvendo o protagonista. Afinal, os eventos de A Caçada nos apresentam o Bell jovem, detetive de sucesso, mas também nos dá vislumbres de sua vida como aposentado. Algo que combinaria mais com uma história de conclusão de série e não de apresentação de um personagem e que me deixou curiosa para saber como serão as próximas aventuras do detetive da Van Dorn.

Conheça a série Isaac Bell:

  1. The Chase (2007) – A Caçada (2013) [Goodreads][Skoob]
  2. The Wrecker (2009) [Goodreads][Skoob]
  3. The Spy (2010) – O Espião (2012) [Goodreads][Skoob]
  4. The Race (2011) [Goodreads]
  5. The Thief (2012) [Goodreads]
  6. The Striker (2013) [Goodreads]

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

4 Respostas para “A Caçada (Clive Cussler)

  1. Pingback: Promoção – A Caçada | Blablabla Aleatório

  2. Sarah Augusto

    Eu ainda não tinha lido nenhum livro de Clive Cussler. Tenho certeza absoluta que vou gostar desse livro. Amo livros desse gênero e esse me chama atenção, pela forma que eles passa o tempo. Você disse que é três partes, né? Faz tempo que não leio um livro desse jeito.

    Curtir

  3. Também curto literatura policial e ainda não li Clive Cussler… E A Caçada parece ser ótimo! =D
    Adorei a resenha.
    http://elastemalgumestilo.blogspot.com.br

    Curtir

  4. Pingback: Um Autor de Quinta #80 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s