Um Autor de Quinta #80

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

xxx-cussler-striker-books-1-4_3_rx404_c534x401

Clive Cussler

Clive nasceu em 15 de julho de 1931 em Aurora, Illinois, mas cresceu em Allhambra, California. Cussler serviu à Força Aérea dos EUA durante a Guerra da Coreia, trabalhando como mecânico e engenheiro de voo. Após sua dispensa do serviço militar, Cussler atuou na indústria de publicidade como redator e diretor de criação, produzindo anúncios premiados internacionalmente.

A carreira de autor começou em 1965. Nessa época sua esposa trabalhava à noite e por não ter ninguém em casa para conversar após colocar as crianças para dormir, Cussler decidiu começar a escrever para passar o tempo. Seu primeiro livro publicado foi The Mediterranean Caper em 1973, nascia ali seu protagonista mais famoso, Dirk Pitt, engenheiro naval, agente do governo e aventureiro. Nas aventuras de Dirk Pitt, Cussler explora as implicações de uma história alternativa, como a existência de Atlântida ou Abraham Lincoln ter sido sequestrado em vez de assassinado. Os dois primeiros livros da série são considerados thrillers marítimos relativamente convencionais, ao passo que o terceiro volume Raise the Titanic! (1976) estabeleceu o padrão que viria a ser seguido nos demais livros da série: uma mistura de aventura e alta tecnologia, geralmente envolvendo vilões megalomaníacos, navios perdidos, mulheres bonitas e tesouros submersos.

Sua primeira obra de não-ficção, The Sea Hunters (1996), lhe garantiu um doutorado em Letras outorgado em 1997 pelo Conselho da State University of New York Maritime College, que aceitou a obra como substituta da tese de doutoramento. Foi a primeira vez desde que a faculdade foi criada que um título foi concedido desta forma.

Além de escritor, Cussler é considerado uma autoridade em naufrágios e é fundador da National Underwater and Marine Agency (NUMA) uma organização sem fins lucrativos que se dedica à preservação da história marítima através da descoberta, pesquisas arqueológicas e a conservação de artefatos de naufrágios. Ele, sua equipe de especialistas marinhos e voluntários descobriram mais de 60 sítios de naufrágios historicamente significativos. Além de presidente do NUMA, Cussler também é membro do Explorers Club de New York e da Royal Geographic Society de Londres. Devido às suas explorações subaquáticas, Cussler foi homenageado com o Prêmio Lowell Thomas em 2002. Atualmente, o autor vive no Arizona.

Livros

Cussler já publicou mais de 50 livros, os quais foram publicados em mais de 40 idiomas e em mais de 100 países. Lista com todos os livros de Cussler.

Série Dirk Pitt

dirk pitt series

Série The Numa Files

the NUMA files

Série The Oregon Files

the OREGON Files

Série Isaac Bell

Série Isaac Bell

Série Fargo

Aventuras Fargo

No Brasil atualmente o autor é publicado pela Editora Novo Conceito, que publicou dois livros da Série Isaac Bell e um das aventuras do casal Fargo. Mas, também há obras suas publicadas pelo Círculo do Livro, Grupo Editorial Record, Ediouro e Geração Editorial.

Lista de livros: [Goodreads][Skoob]

Cussler no Blablabla

Resenha de A Caçada (Isaac Bell #1)

Curiosidades

  • Em seu romance Dragon (1990), Cussler fez uma “aparição”, uma brincadeira que ele esperava que o editor percebesse e que retirasse antes do livro ser publicado. Não foi, e desde então, o autor continua fazendo “participações especiais” em suas obras, em algumas delas até fornecendo uma assistência ou informação essencial para os protagonistas. Essas participações podem ser conferidas nas aventuras de Pitt e também nas do casal Fargo. The Tombs (2012) também inclui sua esposa, Janet.

Apesar do sucesso de venda dos livros de Cussler, as adaptações cinematográficas amargaram fracassos de bilheterias.

  • Raise the Titanic! foi o primeiro romance de Cussler a ser adaptado para o cinema em 1980. Estrelado por Richard Jordan, Jason Robards, David Selby e Anne Archer, o filme arrecadou 13,8 milhões em um orçamento de 36 milhões.

  • Em 2005 a Paramount Pictures lançou Sahara estrelado por Matthew McConaughey, Steve Zahn, William H. Macy e Penélope Cruz. Ainda que tenha estreado em primeiro entre os filmes mais assistidos, acumulando 18 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana, Sahara é considerado um dos maiores fracassos financeiros da história de Hollywood. O filme arrecadou 122 milhões em um orçamento de 241 milhões de dólares.

 

Links Interessantes

Site Oficial 

Facebook

Twitter

NUMA 

IMDb 

Society of the Cusslermen

Clive Cussler Collector’s Society 

Clive Cussler Adventures & Shipwrecks 

Cussler Museum 

 

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s