Um Autor de Quinta #84

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

 Suzanne Collins

Suzanne Collins

Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962, em Hartford, Connecticut, EUA. Filha de um oficial da força aérea americana, Suzanne mudava-se com a família constantemente, vivendo em lugares como o Alabama, Nova York e Bruxelas. Em 1985, ela graduou-se pela Universidade de Indiana com “double major” em Drama e Telecomunicações, e depois adquiriu o grau de mestre em escrita dramática pela Universidade de Nova York. Em 1991, Suzanne começou a trabalhar escrevendo roteiros de televisão para programas infantis. Ela já trabalhou em muitos programas para o canal Nickelodeon, incluindo o programa The Mystery Files of Shelby Woo e os indicados ao Emmy Clarissa Explains it All e Little Bear. Foi durante um de seus trabalhos na televisão, que conheceu o autor de livros infantis James Proimos, que lhe incentivou a fazer uma tentativa no mundo dos livros.

Foi pensando sobre a história de Alice no País das Maravilhas, que lhe veio o momento eureca de uma nova história. Uma que fizesse mais sentido para as crianças que viviam em ambientes urbanos, já que cair em um bueiro seria muito mais plausível do que em uma toca de coelho. E bem, se você cair no primeiro, é quase certo que não será uma festa de chá que você encontrará… É essa a história de Gregor the Overlander (Gregor o Guerreiro da Superfície), o primeiro livro da série The Underland Chronicles (As Crônicas do Subterrâneo). Entre 2003 e 2007 ela escreveu os cinco livros da série. Durante esse período ela também escreveu o livro ilustrado de rimas When Charlie McButton Lost Power (2005) ilustrado por Mike Lester.

Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e pela carreira militar do pai que sempre fez questão de falar sobre os efeitos das guerras com os filhos – em especial à do Vietnã, na qual lutou, Suzanne começou a escrever uma nova obra. Uma trilogia que teve seu primeiro livro, The Hunger Games, publicado em setembro de 2008 e que se tornou um sucesso estrondoso, figurando na lista de mais vendidos do The NY Times por mais de 60 semanas consecutivas e sucesso de bilheteria na adaptação cinematográfica.

Suzanne mora com o marido e os dois filhos em Connecticut.

Livros

suzanne_livros

The Underland Chronicles – As Crônicas do Subterrâneo

O pai de Gregor, de 11 anos, desapareceu há mais de dois anos, o que tornou a vida do menino muito difícil. Mas tudo se complica ainda mais quando ele cai através de um duto de ventilação na lavanderia do prédio onde mora, e encontra um incrível universo desconhecido sob a cidade de Nova York. Essa série está sendo publicada no Brasil pela editora Galera Record.

  1. Gregor the Overlander (2003) – Gregor, o Guerreiro da Superfície (2008) [Goodreads][Skoob]
  2. Gregor and the Prophecy of Bane (2004) – Gregor e a Segunda Profecia (2010) [Goodreads][Skoob]
  3. Gregor and the Curse of the Warmbloods (2005) – Gregor e a Profecia de Sangue (2011) [Goodreads][Skoob]
  4. Gregor and the Marks of Secret (2006) – Gregor e as Marcas Secretas (2012) [Goodreads][Skoob]
  5. Gregor and the Code of Claw (2007) – Gregor e o Código do Garra (2013) [Goodreads][Skoob]

The Hunger Games Trilogy – Trilogia Jogos Vorazes

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! A trilogia foi publicada no Brasil pela editora Rocco.

  1. The Hunger Games (2008) – Jogos Vorazes (2011) [Goodreads][Skoob]
  2. Catching Fire (2009) – Em Chamas (2011) [Goodreads][Skoob]
  3. Mockingjay (2010) – A Esperança (2011) [Goodreads][Skoob]

Outras Obras

  1. Fire Proof, Mystery of Shelby Woo #11 (1999) [Goodreads]
  2. When Charlie McButton Lost Power (2005) [Goodreads]
  3. Year of the Jungle (2013) [Goodreads]

Collins no Blablabla

Resenhas:

Jogos Vorazes

Em Chamas

A Esperança

Site Oficial 

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Suzanne_Collins

http://www.biography.com/people/suzanne-collins-20903551?page=1

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac

2 Comentários

Arquivado em Um Autor de Quinta

2 Respostas para “Um Autor de Quinta #84

  1. Gostei da inspiração dela pra escrever THG… Uma das melhores distopias, ever! *-* haha
    Adorei a escolha de autor pro post =)

    Curtir

    • Nubia Esther

      É sempre legal saber como os autores tiveram as ideias para criar as histórias que amamos né? Tô super curiosa agora para ler a série do Gregor, muita gente tem elogiado e a Galera já está terminando de publicar a série por aqui, o que é bom porque não preciso ficar esperando os lançamentos dos volumes hehe.

      Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s