Alma? (Gail Carriger)

alma_capa

Alma? é o primeiro livro da série The Parasol Protectorate Series (O Protetorado da Sombrinha no Brasil). A série já foi finalizada e conta com cinco livros, e este ano a Editora Valentina começou a publicar as aventuras de Alexia Tarabotti aqui no Brasil. E quem diria que a mistura de elementos steampunk com vampiros, lobisomens, fantasmas e, no caso da srta. Tarabotti, preternaturais poderia dar tão certo? Garriger mostra que sim, e cria uma sociedade vitoriana repleta de dirigíveis, sociedades científicas e bailes de gala e na qual os humanos e seres sobrenaturais aparentemente convivem em harmonia…

Alexia Tarabotti, por não ter o biótipo considerado ideal para os ingleses, já se considera uma solteirona de carteirinha e preza por sua independência, leia-se, fazendo o que bem quer na hora que lhe apetece e não levando desaforo para casa, sem papas na língua, na maioria de suas discussões, quase sempre é a última a ter a palavra. Ela também tem um pendor por sombrinhas de bronze com ponteiras de prata e vamos dizer que não é pelo lado estético que ela é apaixonada. Mas, além da tez morena e o nariz pronunciado, a protagonista também herdou do pai italiano, ou melhor, ela não herdou porque ele também não a tinha para transmitir. Alma. Isso mesmo, Alexia nascera sem alma. De acordo com o DAS – Departamento de Arquivos Sobrenaturais – ela é uma preternatural e todo sobrenatural de boa linhagem sabia que ela deveria ser evitada. Afinal, como uma sem alma ela é capaz de anular o poder de qualquer um, seja ele vampiro, lobisomem ou fantasma. Mas, então porque aquele vampiro desavisado e mal-educado lhe atacou? Foi tendo que lidar com esse novato que as coisas passaram dos limites e o vampiro acabou morto. Entra em cena então o carrancudo, pouco civilizado e muito lindo, Lorde Conall Maccon. Lorde Maccon é o Alfa dos lobisomens de Londres e investigador do DAS, e definitivamente, tem sérios problemas quando a srta. Tarabotti, por quem não consegue deixar de se sentir fascinado ao mesmo tempo em que vive tendo ânsias de esganá-la, está envolvida. E dessa vez a história é séria. Vampiros e lobisomens estão sumindo e muitos sobrenaturais acham que Alexia é a responsável. Agora eles precisam trabalhar juntos para resolver esse enigma e a tarefa acaba ficando muito mais divertida quando é temperada por um romance de soltar faíscas.

 soulless

Com diálogos eloquentes, críticas mordazes aos costumes, uma boa dose de suspense, muita investigação, teorias científicas e personagens cativantes Alma? foi uma agradável surpresa. Como não se encantar pelos chapéus extravagantes da srta. Hisselpenny, pelo excêntrico vampiro Lorde Akeldama, pela fleuma de Floote, ou a falta dela em Lorde Maccon, totalmente desajeitado em sua corte à Alexia, ou o contido professor Lyall e seus conselhos e ações para lá de argutos? Além é claro da protagonista de personalidade forte, ideias férreas e que por si só já provoca rebuliço suficiente? Carriger também soube aproveitar muito bem fatos históricos. O livro está repleto de História, é claro que explicada à luz da existência dos sobrenaturais, o que contribuiu para criar um arcabouço robusto para a trama criada por ela e deu origem a uma sociedade vitoriana caricata em sua diversidade, na qual ficção científica e tradicionalismo caminham de mãos dadas. Uma mistura de steampunk, sobrenatural e romance para nenhum fã do gênero colocar defeito.

O bom é que a história do primeiro livro da série tem conclusão, apesar de abrir um leque de possibilidades para serem utilizadas nos próximos livros. Gosto disso porque não deixa o leitor com um baita de um Cliffhanger nas mãos, que às vezes torna exasperante o esperar das cenas dos próximos capítulos. É sempre bom ter uma história bem concatenada, que tenha sentido sozinha, mas que ao mesmo tempo transparece que pertence a um arco maior que será delineado conforme novas aventuras forem surgindo. E mal posso esperar pelas novas aventuras de Alexia. Definitivamente fui cativada por essa sociedade vitoriana impagável criada por Carriger. Nunca gostei tanto de vampiros e lobisomens juntos.

Conheça a série O Protetorado da Sombrinha:

  1. Alma? (Soulless) [Goodreads][Skoob]
  2. Changeless [Goodreads][Skoob]
  3. Blameless [Goodreads][Skoob]
  4. Heartless [Goodreads][Skoob]
  5. Timeless [Goodreads][Skoob]

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac
Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Editora Valentina, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

4 Respostas para “Alma? (Gail Carriger)

  1. Pingback: Metamorfose? (Gail Carriger) | Blablabla Aleatório

  2. Pingback: Um Autor de Quinta #97 | Blablabla Aleatório

  3. Pingback: Inocência? (Gail Carriger) | Blablabla Aleatório

  4. Pingback: Coração? (Gail Carriger) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s