Um Autor de Quinta #86

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

john green

John Green

John Michael Green nasceu no dia 24 de agosto de 1977 em Indianápolis, Indiana. Ele passou boa parte da infância em Orlando, Flórida e também morou em Birmingham (Alabama), Nova Iorque e Chicago. Atualmente, ele mora com a esposa, Sarah, e seus filhos, Henry e Alice, em Indianápolis.

Green é bacharel em Inglês (com ênfase nas obras de Mark Twain) e Estudos Religiosos (principalmente islamismo) pelo Kenyon College. Depois de concluída a faculdade, Green passou cinco meses trabalhando como aprendiz de capelão em um hospital infantil. Ele tinha a intenção de se tornar um ministro episcopal, chegou até mesmo a se matricular na Divinity School da Universidade de Chicago, mas não chegou a assistir às aulas. Suas experiências em trabalhar em um hospital infantil com crianças enfrentando doenças fatais, mais tarde serviriam de inspiração para a história de A Culpa é das Estrelas.

Durante a época em que morou em Chicago, Green trabalhou como resenhista literário para a revista Booklist. Foi durante esse período que ele escreveu seu primeiro romance, Looking for Alaska (Quem é você, Alasca?). O livro foi publicado pela Dutton Children’s Book em 2005 e Green ganhou o Prêmio Michael L. Printz da American Library Association pelo “melhor livro do ano para adolescentes”.

Livros

livros_green

No Brasil, o autor tem livros publicados pela WMF Martins Fontes (a primeira a publicar uma obra sua por aqui), pela Galera Record que publicou recentemente seu livro em coautoria com o David Levithan e pela Intrínseca que publicou a maior parte de seus romances.

  1. Looking for Alaska (2005) – Quem é você, Alasca? (2010) [Goodreads][Skoob]
  2. An Abundance of Katherines (2006) – O Teorema Katherine (2013) [Goodreads][Skoob]
  3. Paper Towns (2008) – Cidades de Papel (2013) [Goodreads][Skoob]
  4. Let it Snow: Three Holiday Romances – com Maureen Johnson e Lauren Myracle (2008) [Goodreads][Skoob]
  5. Will Grayson, Will Grayson – com David Levitah (2010) – Will & Will (2013) [Goodreads][Skoob]
  6. The Fault in Our Stars (2012) – A Culpa é das Estrelas (2012) [Goodreads][Skoob]

Outros Projetos

VlogBrothers

"Don't Forget To Be Awesome" (DFTBA)

“Don’t Forget To Be Awesome” (DFTBA)

Em 2007, John e seu irmão Hank deixaram de lado a comunicação via texto e começaram a conversar principalmente através de vídeos postados no YouTube. Tinha início naquele ano o chamado projeto Brotherhood 2.0. Os vídeos acabaram se tornando um sucesso e uma comunidade de pessoas, intituladas de nerdfighters, criou-se a partir daí. O próprio John Green explica o que é um nerdfighter:

“They are just like normal people, but instead of flesh and blood, they are made of awesome.”

No dia 31 de dezembro de 2007, o projeto Brotherhood chegou ao fim com sucesso. Mas, apesar de terem retomado a comunicação textual, John e Hank continuam a postar vídeos toda semana e o canal é um dos mais populares do YouTube.

A nerdfightheria continua crescendo e agindo em pró de um mundo melhor, seja angariando fundos para combater a pobreza, plantando árvores ou, como a linda história dessa semana (e brasileira) – um gesto solidário para que uma garota tetraplégica pudesse conhecer finalmente a história que tanto desejava.

Isso é ser Awesome!

Mental_Floss

mental floss

A mental_floss é uma revista que apresenta fatos e curiosidades de uma forma humorística. A revista tem oito números anuais e hospeda um blog com curiosidades, notícias e recursos adicionais. John e o irmão são colaboradores na revista e semanalmente vai ao ar vídeos sobre curiosidades, listas e conhecimentos gerais produzidos por John. Vale muito a pena se inscrever no canal. Olha só que legal:

Green no Blablabla

Resenha de A Culpa é das Estrelas

Resenha de Will & Will

Links Interessantes

Site Oficial 

Site Oficial BR

Twitter 

Facebook 

Tumblr 

Comunidade de Nerdfighters 

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Uma resposta para “Um Autor de Quinta #86

  1. Amo John Green! é o meu autor preferido s2

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s