Um Autor de Quinta #89

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

David_Levithan

David Levithan

David nasceu no dia 07 de setembro de 1972 em Short Hills, Nova Jersey, EUA. Ele graduou-se em 1994 em Inglês e Ciência Política pela Brown University. Aos 19 anos Levithan começou um estágio na Scholastic Corporation onde começou a trabalhar na série The Baby-sitters Club. Ele também publicou adaptações literárias das produções cinematográficas como A Múmia (The Mummy), 10 Coisas que eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You) e Nota Máxima (The Perfect Score).

Seu primeiro romance, Boy Meets Boy, foi publicado em 2003. David havia escrito a história para seus amigos, como um presente para o Valentine’s Day (uma tradição de mais de 20 anos), mas acabou se tornando um romance adolescente que lançou Levithan  definitivamente para a carreira de autor. Levithan fala que com Boy Meets Boy ele escreveu sobre algo que sempre sonhou encontrar em um livro como editor – um livro sobre adolescentes gays que fugisse das normas sobre adolescentes gays na literatura. Por que eles têm que discorrer sobre um tio gay, ou sobre um adolescente espancado por ser gay, ou sobre párias que se sentem excluídos?

Quando não está escrevendo (durante as horas vagas e finais de semana), David é editor e diretor editorial na Scholastic e editor fundador da PUSH, um selo da Scholastic Press dedicado a encontrar novas vozes e novos autores da literatura adolescente. Entre os autores que ele tem editado e publicado estão Suzanne Collins, Maggie Stiefvater, Garth Nix, Patrick Carman entre outros. Ele também editou mais de cem livros do universo expandido de Star Wars.

Livros

Levithan tem dez romances publicados em trabalho solo, oito romances publicados em co-autoria, além de ter participado em algumas antologias e publicado alguns contos e novelas.

books levithan

Romances (solo)

Romances (em co-autoria)

  • Nick and Norah’s Infinite Playlist (com Rachel Cohn) (2006) [Goodreads][Skoob]
  • Naomi and Ely’s No Kiss List (com Rachel Cohn) (2007) [Goodreads][Skoob]
  • Dash & Lily’s Book of Dares (com Rachel Cohn) (2010) [Goodreads][Skoob]
  • Will Grayson, Will Grayson (com John Green) (2010) [Goodreads][Skoob]
  • Invisibility (com Andrea Cremer) (2013) [Goodreads][Skoob]

Escritos sobre o pseudônimo de David Van Etten, em co-autoria com David Ozanich e Chis Van Etten.

Antologias

  • You are Here, This is Now: The Best Young Writers and Artists in America: A Push Anthology (editor) (2002) [Goodreads]
  • Friends: Stories about New Friends, Old Friends and Unexpectedly True Friends (editor com Ann M. Martin) (2005) [Goodreads]
  • Where We Are, What We See: A Push Anthology (editor) (2005) [Goodreads]
  • The Full Spectrum: a New Generation of Writing About Gay, Lesbian, Bisexual, Transgender, Questioning and Other Identities (editor com Billy Merrell) (2006) [Goodreads]
  • 21 Proms (editor com Daniel Ehrenhaft) (2007) [Goodreads][Skoob]
  • We Are Quiet, We Are Loud: The Best Young Writers and Artists in America: a Push Anthology (editor) (2008) [Goodreads]

Contos, novelas e ensaios

  • The Alumni Interview (2004), conto na antologia Sixteen: Stories About that Sweet and Bitter Birthday (editado por Megan McCafferty) [Goodreads]
  • The Good Girls (2007), ensaio em Girls Who Like Boys Who Like Boys (editado por Melissa de la Cruz e Tom Dolby) [Goodreads]
  • How They Met, and Other Stories (2008) [Goodreads][Skoob]
  • Up All Night: A Short Story Collection (2008) [Goodreads][Skoob]
  • A Word From the Nearly Distant Past (2009), conto publicado em How Beautiful the Ordinary: Twelve Stories of Identity [Goodreads][Skoob]
  • Quiz Bowl Antichrist (2009), conto publicado em Geektastic: Stories from the Nerd Herd [Goodreads][Skoob]
  • Six Earlier Days (2012) [Goodreads][Skoob]

No Brasil o autor é publicado pela Galera Record, que já lançou três romances dele por aqui e já divulgou que o próximo título a aportar em terras brasileiras será o recém publicado Two Boys Kissing.

NICK_E_NORAH

Nick e Norah: Uma Noite de Amor e Música (2009)

Sinopse: O que pode acontecer quando dois adolescentes se conhecem por acaso em um caótico show de punk rock? Eles se apaixonam, é claro. Depois de um beijo, Nick e Norah vivem uma aventura pelos bastidores de NYC – um encontro repleto de alegria, ansiedade, confusão e entusiasmo, como deve ser a primeira vez.

[Goodreads][Skoob]

will & will

Will & Will (2013)

Sinopse: Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra… Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.

[Goodreads][Skoob]

[Resenha]

TODO_DIA_1373562107B

Todo Dia (2013)

Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

[Goodreads][Skoob]

[Resenha]

Curiosidades

  • O romance Every You, Every Me surgiu por causa de uma colaboração de David com o fotógrafo Jonathan Farmer. A ideia era simples: Jonathan lhe enviaria fotografias aleatórias, uma de cada vez, e ele escreveria um romance incorporando-as. Para garantir a aleatoriedade em nenhum momento Jonathan saberia sobre o que David estava escrevendo. O resultado? Uma espécie de thriller psicológico envolvendo um garoto confuso chamado Evan, que está ficando desesperado com o desaparecimento (ou é mais do que isso?) do seu melhor amigo, ao mesmo que tempo que está sendo perseguido por alguém que lhe ‘presenteia’ com fotografias.
  • Two Boys Kissing foi inspirado na história verídica de dois rapazes de 17 anos de idade que procuraram o Guinness Book of World Record com a intenção de registrar o beijo mais longo (32 horas), motivados por um desejo de chamar a atenção para o aumento de crimes de ódio na região que moravam.
  • David e Rachel Cohn apareceram como figurantes na adaptação cinematográfica de Nick e Norah: Uma Noite de Amor e Música. Eles aparecem sentados em uma mesa ao fundo, na cena em que os protagonistas estão em um restaurante.

veselka_nicknorah

  • Uma das resoluções de David no ano novo de 2001 era a de tirar pelo menos uma fotografia por dia durante um ano. Gostou tanto que ainda continua a fazer isso.
  • Entre alguns de seus escritores favoritos estão: Virginia Wolff, M.T. Anderson, Alice Hoffman, Billy Merrell, Rachel Cohn, Anne Tyler, James Howe, Margaret Atwood, Markus Zusak, John Green e David Leavitt.

Para mais fatos e curiosidades sobre o autor visitem os FAQs no site oficial do autor. FAQ 1 e FAQ 2.

 

Links Interessantes

Site Oficial 

Twitter

Facebook 

Fanpage Facebook

Myspace 

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac

Deixe um comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s