Tipo Destino – Susane Colasanti

Quem acompanha o blog já deve ter percebido que apesar da aleatoriedade de nossos gostos, eu e a Mari frequentemente gostamos e acabamos lendo os mesmos livros. Não é à toa que há mais de uma resenha para vários livros aqui no blog.  Tipo Destino da Susane Colasanti estava cotado para ser mais um título a ter duas resenhas por aqui, mas decidi propor algo diferente para a Mari dessa vez. Como praticamente lemos o livro na mesma época e as resenhas acabariam saindo muito próximas, sugeri que experimentássemos fazer uma resenha dupla, acho a ideia bastante divertida, apesar de confusa como bem salientado pela Mari. Haha, veremos no que isso vai dar. Quem sabe não tentamos isso novamente no futuro? Então, só para situar os leitores segue uma legenda básica:

Comentários Mari

Comentários Núbia

Lani e Erin são melhores amigas. Elas têm aquela ligação que se forma quando se passa por uma situação bem intensa com a outra pessoa, e por isso elas são inseparáveis, o modelo de BFF (best friends forever – melhores amigas para sempre).

O interessante é que talvez, se não fosse pela situação que viveram no passado, elas não tivessem essa relação tão forte uma com a outra. Afinal, tirando o interesse mútuo pelo Destino, ambas são muito diferentes, na aparência, nos gostos, nos interesses escolares, nos grupos de amigos e no gosto por garotos…

As duas decidiram estudar o Destino, e aprenderam diversas coisas sobre como interpretar os sinais que a vida dá (a Professora Trelawney ficaria orgulhosa). Lani consegue até mesmo induzir Blake, seu melhor amigo, a ler o horóscopo todas as semanas, e realmente levá-lo a sério.

Não sou lá muito fã dessa onda esotérica (também não chego a ser um Sheldon da vida), mas confesso que acabei cativada por essa visão de Destino que a autora imbuiu nas personagens. Lani é defensora ferrenha da Astrologia, mas o seu apego tem fundamento, afinal, foi a forma que ela encontrou para enfrentar seu medo do Desconhecido, isso mesmo referido por ela em letra maiúscula, tamanha importância que ela lhe dá. 

É com todo esse conhecimento que Erin descobre (ou define) que o Destino tem planos para ela com Jason, um rapaz da sala dela. E ela aparentemente está correta, pois os dois começam a namorar. E ao invés de prejudicar a amizade entre Erin e Lani, Jason rapidamente vira amigo de Lani e Blake.

Como Lani e Jason dividem a hora do almoço, eles passam a se sentar juntos. Em pouco tempo, Lani percebe que ela e Jason se dão muito bem. Bem até demais. Eles se entendem, e têm tudo em comum. Aos poucos, ela começa a se apaixonar por ele, e percebe que o sentimento é recíproco.

É impossível não torcer pelo desabrochar da relação de Lani e Jason, mas não pude deixar de me incomodar com a quantidade imensa de “Destino” que a Susane resolveu imprimir nessa relação. Não há como não achar forçada a similaridade em manias, gostos e histórias, alguns para lá de exóticos, entre Lani e Jason. É como se a Susane tentasse amarrar o lance da alma gêmea de todas as formas possíveis, só que amarrou tanto que acabou ficando irreal. E não, não era preciso tanto para nos convencer de que o casal merecia uma chance.

Ver como Lani lida com a situação foi uma das melhores partes do livro, porque me lembrou demais a minha época de escola, e como as pessoas podem ser malvadas. A autora soube descrever muito bem como adolescentes reagem a essa e outras situações, sem tornar o livro menos interessante.

Lani é uma ótima personagem, seus pensamentos e diálogos são interessantes e argutos, o que tornou a leitura do livro bastante agradável. Mas, ainda acho que a história seria mais interessante e o desenrolar do drama enfrentado pelas personagens mais palpável, se o outro lado dessa história também tivesse voz. Eu pelo menos gostaria de saber o que Erin achava de seu relacionamento com a panelinha do Círculo de Ouro, sua amizade com Lani e Blake, seu relacionamento com Jason e todo o desenrolar dessa situação. Deixaria a história mais dramática e não deixaria o sentimento de que no final das contas a resolução do impasse, que é a premissa sobre qual a história se apoia, acabou acontecendo muito rápido. 

Embora eu tenha gostado da narrativa, que me fez voltar aos meus quinze anos, eu achei a história de Tipo Destino muito familiar. Na verdade, ela é a versão colegial de O Noivo da Minha Melhor Amiga – Emily Giffin, um livro do qual eu também gostei muito.

Resumindo, se você ainda está na escola, leia este livro, você vai se identificar na hora com as personagens. E se você já tiver passado dessa fase, leia este livro, você vai se lembrar dos bons momentos.

Os personagens da Susane, como sempre, são bastante cativantes, me encantei sobretudo pelo Blake que mesmo com tantos problemas para enfrentar com seu pai, sempre esteve presente (na medida do possível) para Lani. Esse é o segundo livro da autora que leio e achei a narrativa mais dinâmica e fluída que a de Esperando Por Você, porém o roteiro é mais fraco. É bem como disse a Mari, uma versão adolescente de O Noivo da Minha Melhor Amiga, uma história sobre primeiros amores, amizade e aceitação. A história é divertida, mas não espere nada além disso. Ainda estou na espera de um livro da Susane um pouco mais profundo, com mais drama e enfrentamentos. Ela escreve muito bem, dá vida a personagens ótimos, mas ainda precisa acertar a mão nas tramas que cria.

“Talvez eu não precise saber qual é o meu destino para conseguir acreditar que tudo vai ficar bem. Talvez não saber seja o que nos mova para frente.”

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Martins Fontes Book Depository
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Feanari, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “Tipo Destino – Susane Colasanti

  1. Pingback: De Repente Acontece (Susane Colasanti) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s