Um Autor de Quinta #93

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

halseanderson

Laurie Halse Anderson

Laurie nasceu em 23 de outubro de 1961 em Potsdam, Nova York (quase no Canadá!). Em 1981, Laurie graduou-se em Artes Liberais pela Faculdade Comunitária Onondaga e transferiu-se em 1984 para a Universidade de Georgetown, onde graduou-se em Letras e Linguística.

Durante anos Laurie sempre acalentou grande paixão pela escrita, mas a considerava apenas um hobby. Durante o segundo grau chegou a pensar em se tornar médica. Eventualmente decidiu arriscar e tornou-se repórter freelance e começou a escrever vários livros e a acumular várias cartas de rejeições. Seu primeiro livro – um romance infantil ilustrado –, Ndito Runs, foi publicado em 1996. Nesse mesmo ano também publicou Turkey Pox. Laurie também escreveu alguns trabalhos de não ficção para conseguir um dinheiro extra, um de seus trabalhos foi um livro infantil sobre a Arábia Saudita encomendado pela embaixada do país em Washington. Desde 1998, Laurie é escritora em tempo integral.

Laurie publicou inúmeros romances infantis, algumas obras de não ficção e ficção histórica, mas sem dúvida nenhuma é mais conhecida por seus romances direcionados ao público jovem. Sua obra de maior sucesso é Speak, publicado em 1999 pela Farrar, Straus and Giroux. Speak angariou inúmeros prêmios, se tornou um bestseller, foi incluído no currículo do Ensino Médio de centenas de escolas e já foi publicado em vários países. O romance foi adaptado para o cinema em 2004, com Kristen Stewart fazendo o papel da protagonista Melinda Sordino (O Silêncio de Melinda).

Em 2009, a Young Adult Library Services Association (YALSA) presenteou Laurie com o Prêmio Margaret A. Edwards por seus livros Speak, Catalyst e Fever 1793. Um reconhecimento para “uma contadora de histórias clássica e icônica que em sua criação de personagens tem criado um corpo de trabalho para adolescentes que continua a ser lido e apreciado por um público diversificado”.

Laurie vive no norte de Nova York, com seu marido (e amor de infância), seus quatro filhos e um cachorro neurótico. Quando não está curtindo a família e seu grande jardim, passa incontáveis horas em seu escritório que foi projetado e construído por seu marido. Também gosta de treinar para maratonas, caminhadas em montanhas e ainda não perdeu as esperanças de cultivar tomates no solo rochoso do seu quintal.

Livros

No Brasil, Laurie tem livros publicados pelas editoras Novo Conceito e Valentina.

GAROTAS_DE_VIDRO_1334923474BGarotas de Vidro

Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.

[Goodreads][Skoob]

Fale

Fale!

Sinopse: “Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra – insultos e deboches, sim – ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

[Goodreads][Skoob]

[Resenha]

Romances Juvenis

Speak (1999) – Fale! (2013) [Goodreads][Skoob]

Catalyst (2002) [Goodreads][Skoob]

Prom (2005) [Goodreads][Skoob]

Twisted (2007) [Goodreads][Skoob]

Wintergirls (2009) – Garotas de Vidro (2012) [Goodreads][Skoob]

Romances Históricos

Fever, 1793 (2000) [Goodreads][Skoob]

Chains (2008) [Goodreads][Skoob]

Forge (2010) [Goodreads]

Livros Infantis

Ndito Runs (1996) [Goodreads]

Turkey Pox (1996) [Goodreads]

No Time for Mother’s Day (2001) [Goodreads]

The Big Cheese of Third Street (2002) [Goodreads]

Thank You, Sarah! The Woman Who Saved Thanksgiving (2002) [Goodreads]

Independent Dames: What You Never Knew About the Women and Girls of the American Revolution (2008) [Goodreads]

The Hair of Zoe Fleefenbacher Goes to School (2009) [Goodreads]

  • Vet Volunteers Series

Fight for Life: Maggie (2000) [Goodreads]

Homeless: Sunita (2000) [Goodreads][Skoob]

Trickster: David (2000) [Goodreads]

Manatee Blues: Brenna (2000) [Goodreads]

Say Good-Bye: Zoe (2001) [Goodreads]

Storm Rescue: Sunita (2001) [Goodreads]

Teacher’s Pet: Maggie (2001) [Goodreads]

Trappped: Brenna (2001) [Goodreads]

Fear of Falling: David (2001) [Goodreads]

Time to Fly (2002) [Goodreads]

Masks (2002) [Goodreads]

End of the Race (2003) [Goodreads]

New Beginnings (2012) [Goodreads]

Acting Out (2012) [Goodreads]

Helping Hands (2013) [Goodreads]

  • Na edição comemorativa de 10 anos de Speak (e na edição brasileira também) há um poema composto por trechos de inúmeras cartas que Laurie recebeu ao longo dos anos após a publicação de Speak. Na resenha de Fale! coloquei um pequeno trecho. No vídeo abaixo Laurie lê o poema completo (em inglês).

Links interessantes

Site Oficial 

Blog 

Twitter

Facebook 

YouTube 

Pinterest 

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac

Deixe um comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s