Dente por Dente (Jenny Han & Siobhan Vivian)

Atenção, esta resenha trata sobre os acontecimentos do segundo livro da trilogia Olho por Olho e pode haver spoilers sobre os fatos do primeiro livro. Para saber o que eu achei do primeiro livro confira o link no final deste post.

Dente por Dente

“A energia que eu senti esta noite foi como a que senti no homecoming, só que cem vezes maior. Mesmo agora, ela ainda não foi embora completamente. Ainda posso sentir parte dela dentro de mim, revolvendo-se como um oceano na maré baixa.”

Depois dos acontecimentos do baile de homecoming que terminaram em um baita de um cliffhanger em Olho por Olho, era de se esperar que o próximo livro da série começasse a todo vapor. Mas, o início de Dente por Dente não poderia ser mais anticlímax. A história demora a engrenar e pode até fazer alguns desistirem pelo caminho, foi difícil superar a primeira parte da história o que acabou tornando minha leitura bastante demorada, por mim, cortava fácil algumas páginas que nada acrescentaram ao desenvolvimento da história. Era muita preocupação da Lillia com a roupa ideal para se vestir em cada ocasião ou sua indecisão eterna de quem ela quer ser amiga ou não (o que me fez tomar uma birra imensa da personagem em vários momentos) e muita depressão da Mary (que só não me fez desgostar da personagem, porque apesar de ser maçante faz muito sentido pela carga emocional que a personagem traz consigo, legal de ser ler não é, mas é coerente com os rumos da história), ainda bem que tinha a Kat (a minha favorita das três) que não é cheia de não me toques e não tem papas na língua, mesmo que em alguns momentos isso beire à falta de educação.

Em Dente por Dente as três garotas são obrigadas a se confrontarem com as consequências daquilo que elas consideravam um plano de vingança perfeito. Mal-entendidos, pessoas que não cometeram as ações pelas quais sofreram represálias e um plano audacioso que deu muito errado e que quase se transformou em uma grande tragédia. Mais do que nunca estabelece-se uma polarização dos lados dessa briga, de um lado temos Rennie e todo seu pendor para megera amiga da onça, uma personagem que faz jus ao título que carrega, pelo outro lado temos Lillia como porta voz e aí é que fica claro como essa luta é desigual pois essa última é eclipsada em muitos momentos pela aprendiz de vilã. E nem nos momentos que ela podia/merecia entrar mais em foco as autoras aproveitam: oi! Eu ainda estou esperando que elas tratem o caso do abuso sexual sofrido pela personagem de forma mais consciente, elas até pareceram encontrar o caminho com a descoberta do segredo por mais uma pessoa, mas sinto que ainda falta uma conclusão.

No mais, com a guinada dos acontecimentos em Dente por Dente, Han e Vivian me convenceram de que a vertente sobrenatural pode mudar completamente os rumos da história e torná-la mais interessante. Em Olho por Olho elas delinearam um plot que me levou a duvidar de que fosse haver trama o suficiente para levar a cabo uma trilogia. Assim, iniciei a leitura de Dente por Dente cética, não achava que elas pudessem me surpreender e não acreditava que fosse gostar muito do desenvolvimento da história, então, foi muito bom ser surpreendida. Ainda que a narrativa tenha emperrado muito em alguns momentos e que eu tenha tomado birra com o lance sobrenatural a la Carrie que tentaram impingir  à Mary, bem o que posso dizer, a birra foi contornada e tive que voltar atrás em minhas impressões. Se Olho por Olho começa como um drama adolescente, Dente por Dente atinge patamares sobrenaturais e a última parte dessa história tem tudo para ganhar ares de um romance de King (ainda que eu ache que elas não vão deixar de lado o lado romântico da trama e preteri-lo por um final mais dramático).

Conheça a trilogia Olho por Olho (Burn for Burn):

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “Dente por Dente (Jenny Han & Siobhan Vivian)

  1. Pingback: Fogo contra Fogo (Jenny Han & Siobhan Vivian) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s