Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

Foto: Robert Andruszko
Gail Carriger
Gail Carriger é o pseudônimo de Tofa Borregaard. Gail nasceu na comunidade costeira de Bolinas, Marin County, Califórnia. Ela graduou-se pela Universidade de Oberlin em Ohio e obteve um mestrado de ciências em artefatos arqueológicos pela Universidade de Nottingham na Inglaterra em 2000, e um mestrado de artes em antropologia (com foco em arqueologia) pela Universidade da Califórnia de Santa Cruz em 2008.
Segundo a própria Gail, ela começou a escrever para suportar as agruras de ser criada na obscuridade por uma britânica expatriada e um rabugento incorrigível. Quando fugiu de sua cidade natal, acabou com vários diplomas de nível superior, uma afeição por cefalópodes e sapatos fantásticos, e um vício crônico por chá importado de Londres. Suas outras atividades incluem viajar pelo globo para participar de escavações arqueológicas (que tiveram que ser interrompidas, assim como as aulas, depois do enorme sucesso no campo literário), torturar estudantes de graduação com ciência (como se isso fosse tortura) e escrever resenhas de livros YA para o Horn Book Guide.
Soulless (Alma? no Brasil), marcou seu début na literatura e foi publicado em 2009 pela Orbit Books. Desde então, vem fazendo enorme sucesso, recebendo prêmios e indicações e já foi traduzido para mais de dez idiomas. Seus livros são fantasias urbanas que misturam elementos steampunk, sobrenaturais e comédias de boas maneiras. Gail cita P G Wodehouse, Jane Austen, Charles Dickens e diários de viagem do período vitoriano como as principais influências em sua escrita.
Livros
Série Protetorado da Sombrinha (The Parasol Protectorate Series)
Os livros já foram traduzidos para mais de 12 idiomas, foram adaptados para graphic novels (Soulless: The Manga – Vol. 1, 2 e 3) e há planos transformar os livros em filmes com roteiro de Ted Elliot (Piratas do Caribe e Shrek). A série é composta por cinco livros que narram as aventuras de Alexia Tarabotti em uma sociedade vitoriana steampunk. Alexia é preternatural, o que significa que ela não tem alma, e na Londres imaginada por Carriger convive com lobisomens, vampiros e fantasmas. Tudo isso em meio a bailes, assassinatos, sociedades secretas, conspirações, fofocas e romance. No Brasil, os livros estão sendo publicados pela Editora Valentina.
- Alma? (2013) – Souless (2009) [Goodreads][Skoob]
- Metamorfose? (2013) – Changeless (2010) [Goodreads][Skoob]
- Blameless (2010) [Goodreads][Skoob]
- Heartless (2011) [Goodreads][Skoob]
- Timeless (2012) [Goodreads][Skoob]
The Finishing School Series [Site]
Esta série está situada no mesmo mundo do Protetorado da Sombrinha, só que 25 anos antes, e se passa em uma escola localizada em um dirigível gigante que sobrevoa Dartmoor e na qual as jovens são ensinadas sobre qualquer coisa que seja necessária. Etiqueta steampunk, vestimentas a rigor para espionagem, comida vitoriana falsa…
- Etiquette & Espionage (2013) [Goodreads][Skoob]
- Curtsies & Conspiracies (2013) [Goodreads][Skoob]
- Waistcoats & Weaponry (previsto para novembro de 2014) [Goodreads]
- Manners & Mutiny (sem previsão de lançamento) [Goodreads]
The Custard Protocol Series
O império britânico está em diminuindo e somente Rue e sua equipe de saqueadores meliantes em seu dirigível de alta tecnologia, o Spotted Custard, estão tentando fazer algo para consertar as coisas. Ruidosamente e principalmente, com chá. O primeiro livro da série, Prudence, está previsto para março de 2015.
Outros trabalhos
- Marine Biology (2011) [Goodreads][Skoob]
- My Sister’s Song (2011) [Goodreads]
- Fairy Debt (2013) [Goodreads]
- Crudat (Audiobook) (2014) [Goodreads]
Carriger no Blablabla
Links interessantes
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |