Boneca de Ossos (Holly Black)

boneca_de_ossos

Piratas, ladrões, sereias e guerreiros sempre estiveram presentes na vida de Poppy, Alice e Zach que adoram brincar de faz-de-conta. Para serem bons inventores de histórias, as crianças buscam inspiração no mundo das palavras, e é por isso, que o livro de Holly está repleto de referências à literatura: seres míticos, heróis, vilões, tem referências para todos os gostos. Como peça central desse mundo mágico que criaram está a Grande Rainha, uma antiga boneca feita de porcelana de ossos que é mantida presa na cristaleira dos Bell (pais de Poppy). Logo que a boneca foi adquirida, a mãe de Poppy proibiu que a menina pegasse a boneca. Colocarem-na nas brincadeiras em um papel central, foi a forma que encontraram para não ficar com medo da boneca, que aparentemente assusta até mesmo a destemida irmã mais velha de Poppy.

Mas, esse mundo de faz-de-conta pode estar com os dias contados, isso porque manter o hábito da infância agora que eles já estão maiores (Zach tem 12 anos) está cada vez mais difícil. Zach tem certeza de que se algum de seus colegas do time de basquete da escola descobrir que ele ainda brinca com bonecos, a escola ficará bem chata, e para piorar tem seu pai que vive implicando com suas brincadeiras e decide jogar seus bonecos fora o que demarca o fim das brincadeiras do trio. Inconformada com a desistência de Zach, Poppy retira a Grande Rainha da cristaleira e junto com ela uma maldição que envolve uma garota que precisa ser enterrada em seu próprio túmulo para descansar, uma garota que teve seus ossos e cabelos utilizados para fabricar a Grande Rainha que deve então ser levada até seu local de descanso. Será realmente a maldição real, ou é apenas uma invenção de Poppy para trazer os amigos para a brincadeira novamente? Será que as aventuras do mundo do faz-de-conta agora estão no mundo real?

A história criada por Holly tem um quê de sinistro, uma pegada de fantasma que confere um ar gótico à narrativa, mas mais do que isso é um livro sobre amizade, crescimento e mudanças. Não está em jogo se a história de Poppy é real ou não, está em jogo a crença que os meninos têm nela e o quanto estão dispostos a se dedicar para concluir essa jornada. Uma jornada que começa com um objetivo, mas que ao longo do caminho os permite explorarem os próprios medos, sanar as desavenças, entender as mudanças e manter viva a amizade entre eles. Justamente por isso, apesar de Boneca de ossos ser um livro essencialmente infantil, ele também tem elementos para agradar leitores mais velhos. Brincar com essa dualidade entre o que é real e fantasia, e a perca da capacidade de sonhar e inventar que a dura realidade às vezes impõe, é o grande mote da história de Holly. E isso, é algo que crianças, jovens, adultos e velhos podem entender muito bem. Leitores apaixonados por literatura infanto-juvenil e romances de aventura irão adorar acompanhar a jornada desse trio e da Grande Rainha.

“(…) – Não é justo. A gente tinha uma história, e nossa história era importante. Eu odeio o fato de vocês dois simplesmente irem embora e levar parte da minha história com vocês e nem se importarem. Odeio o fato de vocês poderem fazer o que precisam fazer e eu não. Odeio o fato de que vocês vão me deixar para trás. Odeio o fato de todo mundo chamar isto de crescer, mas parece que é morrer. Parece que cada um de vocês foi possuído e eu sou a próxima. ” página 79.

Boneca de ossos marca o début do novo selo da Editora Novo Conceito. O selo #Irado é dedicado ao público infanto-juvenil e a editora promete publicar nomes de peso e investir no design dos livros.

Leia um trecho do livro aqui.

Hotsite: http://www.bonecadeossos.com.br/

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “Boneca de Ossos (Holly Black)

  1. Pingback: A Menina Mais Fria de Coldtown (Holly Black) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s