A Storm of Swords – George R. R. Martin

Atenção! Esta resenha é sobre o terceiro livro da série “A Song of Ice and Fire”, e pode conter spoilers do enredo dos livros anteriores. A Núbia já resenhou este livro, aqui. Nós já resenhamos o primeiro livro da série aqui (eu) e aqui (Núbia), e o segundo aqui (eu) e aqui (Núbia).

Depois de enrolar um ano e meio, finalmente “peguei para ler” o terceiro livro da série mais comentada nas redes sociais. (As aspas serão explicadas em outro post). O livro começa com uma nota do autor comentando a cronologia da série. Com a adição de novos pontos de vista, a história vai ficando mais complexa com o passar dos capítulos, e isso faz com que no começo do terceiro livro, o autor tenha que contar um pouco do que aconteceu no mesmo tempo que a batalha descrita no final do segundo livro. Este é o segundo maior livro da série, sendo o quinto o maior, e a maior parte dos meus conhecidos que leram afirmam categoricamente que este é o melhor de todos.

Grande parte da guerra entre os cinco reis que começou no primeiro livro, e eclodiu no segundo, morre ao longo deste livro. A disputa deixa de ser o foco principal, para dar o palco para outros problemas nos Sete Reinos, como a invasão dos selvagens (wildlings), alguns casamentos, uma troca de reféns importantes e mortes… muitas mortes.

Como do primeiro pro segundo, os narradores mudaram para o terceiro livro. Para não dar spoilers, vou deixar os nomes em branco, então passe o mouse entre os parênteses: (Arya, Bran, Catelyn, Daenerys, Davos, Jaime, Jon, Samwell, Sansa e Tyrion (não nessa ordem)). Não vou repetir a minha opinião sobre narrativas compartilhadas, ou vai ficar cansativo. Neste livro temos a visão de alguns personagens novos, o que é muito interessante, pois começamos a ver como elas pensam.

Apesar de ter enrolado para ler esse livro, e ter perdido o ritmo do autor, não demorou muito para eu conseguir “sacar” onde ele estava levando a narrativa. Não era algo óbvio, mas ele deixa sinais para o leitor atento (no melhor estilo J. K. Rowling). Algumas das revelações feitas no fim do livro foram até “previstas” por uma personagem em livros anteriores! Parte de mim está preocupada que o livro perca um pouco da graça, agora que eu estou percebendo onde o autor está levando a narrativa, mas quem viver verá… Que venha o quarto livro, A Feast for Crows!

INGLES
Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac

PORTUGUES
Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac
Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Felicidades aleatórias

3 Respostas para “A Storm of Swords – George R. R. Martin

  1. Pingback: O Festim dos Corvos (George R. R. Martin) | Blablabla Aleatório

  2. Pingback: A Feast for Crows – George R. R. Martin | Blablabla Aleatório

  3. Pingback: A Dança dos Dragões (George R. R. Martin) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s