Atenção! Esta resenha trata do terceiro livro da série O Imperador de Conn Iggulden e pode trazer spoilers do enredo dos livros anteriores. Para ler a resenha dos livros anteriores, clique: Os Portões de Roma A Morte dos Reis.
Júlio César está na Espanha, e apesar de estar orgulhoso com os frutos de seu trabalho no país, está ansioso para voltar a Roma e tomar maior parte em seus acontecimentos. Depois de quatro anos, ele junta suas espadas e volta para sua terra natal com sonhos de se tornar cônsul e se dar a ordem de sair e conquistar mais terras em nome de Roma. Ele parte para a Gália, onde tenta tornar o país uma extensão de Roma, e se prepara para lutar as maiores batalhas de sua vida.
É neste livro que conhecemos outra personagem famosa na história de Roma: Marco Antônio. Também começamos a ver momentos em que Brutus ressente Júlio. Isto é importante para a história pois sabemos que Júlio é assassinado por seu melhor amigo (o momento em que a frase famosa “Até tu, Brutus?” é dita). Seria estranho que isso acontecesse sem um pano de fundo em nenhum dos livros anteriores. Continuando no assunto de tópicos históricos abordados, neste livro começa (e termina) o Primeiro Triunvirato, quando Júlio, Crasso e Pompeu dividiam a liderança de Roma.
Os fatos da vida de Júlio César são bastante condensados na série “O Imperador”, até porque se o autor quisesse escrever uma biografia detalhada, não seria um romance histórico. Ao longo deste livro, devem se passar uns 10 anos, e a idade das personagens não deixa de ser descrita ao longo das páginas, bem como suas lembranças dos tempos passados.
Não é o livro mais emocionante da série, ao meu ver. Em termos de batalhas (que eu adoro), pode-se até dizer que ele fica devendo, pois passamos metade do livro sem ler sobre nenhuma. Como não poderia deixar de ser, a política romana é fortemente explorada ao longo das páginas, e mesmo quando Júlio não está em Roma, enxergamos os acontecimentos pelos olhos de Alexandra e Pompeu.
Conn Iggulden é um autor fantástico. Suas descrições do modo de vida romano são tão bem escritas que parece que temos uma janela para aquela época. E este é um livro incrível em uma série que deveria estar na estante de TODOS.
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |