A Senhora das Águas – Philippa Gregory

A vida de Jacquetta de Luxemburgo muda quando se casa com John de Lancaster, duque de Bedford, e tio do Rei da Inglaterra. Este é o segundo casamento do duque, que deseja Jacquetta apenas pelos dons que sua família supostamente tem: os descendentes de Melusina, a deusa da água, conseguem ver o futuro nas cartas e nos espelhos. Esse conhecimento é de grande valor para um dos principais defensores dos interesses da Inglaterra. Quando está na hora do Rei se casar, Jacquetta é escolhida para ajudar a nova rainha, que é sua conterrânea, a se acostumar à nova vida. Margarida de Anjou se aproxima rapidamente da personagem principal, e devido a essa amizade, conseguimos ver de perto os eventos que levaram à famosa Guerra das Rosas (ou Guerra dos Primos).

“Começo a perceber que a corte, o país e nós mesmo estamos passando de uma disputa entre primos para uma guerra entre primos.”

Quando o marido de Jacquetta morre, seu amor por Richard Woodville, seu cavalariço, a faz desafiar as leis impostas à nobreza na época, e os dois se casam. O casal prospera na corte Lancaster: o jovem casal real dá presentes a todos os amigos, e Jacquetta e Richard, ao invés de serem banidos da corte, recebem terras e títulos. Richard passa a ser conselheiro de guerra do rei, e passa boa parte do tempo lutando em seu nome, defendendo os territórios ingleses na França e Jacquetta é a melhor amiga da rainha. Mas a era da bonança não pode durar, e a família de York sente que tem direito ao trono tanto quanto Henrique, e como Margarida não consegue engravidar do herdeiro, a posição deles é enfraquecida. É esse o contexto histórico do terceiro livro da série da Guerra dos Primos, um relato fantástico sob a ótica de uma mulher que a história esqueceu.

Philippa Gregory é uma das poucas autoras que conheço capazes de escrever suas séries em ordem aleatória. Este é o terceiro livro da série, mas sua história se passa antes da narrada nos dois livros publicados antes: A Rainha Branca e A Rainha Vermelha, que são cronologicamente, o segundo e terceiro livros, respectivamente. A autora revela na nota histórica que desconhecia Jacquetta até começar a estudar sobre a vida de sua filha, Elizabeth Woodville, protagonista do primeiro livro da série. O nome do livro faz referência ao título de Jacquetta: Lady Rivers (Senhora Rios numa tradução literal), assim como os demais livros da série fazem referência à família que a protagonista apoia: A Rainha Branca é da família de York, e a Rainha Vermelha, de Lancaster.

A autora sempre escreve protagonistas fortes. O único livro dela em que temos um homem protagonista é Terra Virgem, e nos demais, somente mulheres dividem o palco. Pessoalmente, eu gosto da abordagem dela, afinal, em romances históricos, quase sempre as estrelas são homens e a mudança é bem-vinda. Jacquetta é, ainda, a personagem menos ingênua que eu li. No começo do livro, ela é um pouco infantil, mas cresce rapidamente, enquanto que as demais protagonistas continuam tolas durante todo o livro, e tomam decisões que nos fazem pensar “ai, por que você fez isso?!”. Gostei muito da personagem, e fiquei fascinada por sua história.

Para os fãs da série da autora sobre os Tudors, recomendo a leitura desta, que pode ser considerada um prequel, já que a Guerra dos Primos acabou com o primeiro rei Tudor assumindo o trono.

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Book Depository
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Editoras Parceiras, Grupo Editorial Record, Resenhas da Feanari

Uma resposta para “A Senhora das Águas – Philippa Gregory

  1. Olá Feanari, eu adoro os livros da Philippa e o período Tudor de uma forma geral. Ganhei o “A rainha Branca” mas vou ler primeiro esse “A Senhora das Águas” porque prefiro seguir a cronologia.
    Bom saber que essa série promete! 🙂
    Bjos

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s