Leandra Medine é a dona do blog “Man Repeller”, e no livro homônimo conta histórias de momentos da sua vida em que a roupa que ela estava usando influenciou o acontecimento. Ela descreve como ao usar um vestido “fofo” para ir para a pré-escola, suas amigas a definiram como bebê, e um dos meninos da sala foi desafiado a dar um beijo nela. Conta a história de como esqueceu de tirar as meias quando perdeu a virgindade, e da vez que ela vomitou dentro da carteira da Hermès que ganhou da avó. Os acontecimentos estão em uma ordem que me pareceu um pouco aleatória, e como os capítulos contam causos diferentes, o livro pode ser lido em qualquer ordem sem que se perca o sentido da história.
A cada história, o propósito do livro é revelado: chega-se, eventualmente, à história de como ela descobriu que seu jeito extravagante de se vestir poderia ser o motivo pelo qual nenhum dos caras com quem ela saia a levava a sério. A vida toda, Leandra se preocupava mais em ser feliz ao se vestir do que na imagem que projetava. E embora eu seja totalmente a favor de as pessoas se vestirem como quiserem, eu também acho que tem horas e horas, e que a sociedade ainda não está pronta para algumas extravagâncias. De qualquer maneira, o estilo da narradora/protagonista não é o meu, e mesmo que fosse, não mudaria o que eu achei do livro.
Pessoalmente, eu não curti muito o livro. Não me apeguei ao estilo de escrita, tampouco me identifiquei com Leandra, e ler as 254 páginas do livro foi até que bastante difícil. Em alguns momentos eu me perguntava se era possível que essa pessoa realmente existisse, e se não fossem as fotos espalhadas pelas páginas do livro, eu ainda não estaria convencida.
Não costumo desprezar nenhuma leitura, eu sinceramente acho que sempre conseguimos extrair algo dos livros e que toda leitura é válida. No entanto, neste caso, sinto que pegaram alguns posts do blog da autora e juntaram no livro, de modo que se fosse algo do meu interesse, eu poderia simplesmente ler online – e eu não duvido que os leitores do “Man Repeller” reconheçam alguns dos acontecimentos descritos no livro. Enfim, se você é apaixonadíssima por moda, talvez este livro lhe interesse, mas por mim, eu não leria outros textos da autora.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |