O Dragão de Gelo (George R. R. Martin)

CAM00537

“Adara gostava do inverno mais do que tudo, pois quando o mundo esfriava, o dragão de gelo aparecia.

Ela nunca teve muita certeza se era o frio que trazia o dragão de gelo ou o dragão de gelo que trazia o frio.” (Página 13)

O Dragão de Gelo (The Ice Dragon) é um conto infantil publicado originalmente em 1980 na antologia Dragons of Light editada por Orson Scott Card. Desde então, foi republicada duas outras vezes: em 2007 com ilustrações de Yvonne Gilbert, e em 2014 com ilustrações do artista espanhol Luis Royo. E foi esta última edição que a Leya trouxe para o Brasil.

A trama de Martin gira em torno de Adara, uma garotinha que nasceu durante o frio rigoroso e seu melhor amigo, o temido dragão de gelo. Poderíamos dizer que Adara nasceu naquele inverno famoso nas histórias da Velha Ama de Guerra dos Tronos. Este pequeno conto se passaria então, muito tempo antes dos eventos da série mais famosa de Martin, contudo são só suposições, já que não há confirmação por parte do autor de que a história se passaria no mesmo mundo de GOT. E, tirando os dragões e algumas referências a um rei em uma terra mais ao sul e rebeldes no longínquo norte, não há nada mais que relacione as duas obras. Não vá então com muita sede ao pote, atrás de dicas, ou quaisquer vislumbres da trama adulta. Dragão de Gelo é apenas um conto infantil e como tal, está repleto de metáforas e lições de moral. Nem por isso é menos interessante.

Voltando a história. A mãe de Adara morreu durante o seu parto, e a garota era chamada por muitos de “tocada pelo inverno” e talvez para fazer jus a alcunha recebida, Adara é tão fria quanto sua estação favorita e não demonstra seus sentimentos. A não ser é claro, para seu amigo dragão, aquele com quem ela teve seu primeiro contato aos 4 anos e que desde então espera ansiosamente sua visita ano após ano. Mas, desta vez, não será como antes. O mundo de Adara está sofrendo mudança, guerras estão sendo travadas, e a garota e seu dragão terão uma batalha derradeira para enfrentar.

Uma pequena amostra do belo trabalho do Luis Royo.

Uma pequena amostra do belo trabalho do Luis Royo.

Quem diria que Martin com toda a sua sanguinolência, seria capaz de escrever uma história repleta de tanta ternura. A história da amizade de Adara e seu dragão é destinada aos leitores mais jovens, mas agrada aos mais crescidinhos também. As ilustrações de Luis Royo dão um show a parte e contribuem para deixar essa edição ainda mais charmosa. Aliás, o projeto gráfico do livro foi muito bem executado. Desde a capa, uma brochura mais rígida, passando pelo miolo com papel de alta gramatura e pelas belas ilustrações delimitando o início e o fim de cada capítulo.

Livro mais que recomendado para quem quer conhecer o lado conciso e fofo do George R.R. Martin.

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “O Dragão de Gelo (George R. R. Martin)

  1. Gosto muito dos livro do George R.R.Martin, tem profundidade e muitos detalhes, são envolventes! Esse ainda não li, mas já está na fila, apesar de que vai demorar um pouco para eu terminar as crônicas de gelo e fogo 😛

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s