Turma da Mônica – Laços (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi)

turma-da-monica-lacos

Em 2009, para comemorar os 50 anos da carreira do Mauricio de Sousa, foi lançado o álbum MSP 50, no qual 50 autores do Brasil inteiro reinterpretaram os personagens criados pelo Mauricio. Vitor Cafaggi participou dessa coletânea com uma história do Chico Bento e da Rosinha. Com uma qualidade que chamou a atenção do Mauricio.

Com todo o sucesso que o MSP 50 teve, não demorou para que um novo projeto envolvendo releituras fosse lançado. Surgiu assim o selo Graphic MSP. Neste novo projeto, os artistas convidados têm mais páginas para se aventurarem no universo do Mauricio. O primeiro volume do selo foi Astronauta – Magnetar feito pelo Danilo Beyruth (que pretendo ler em breve) e publicado em outubro de 2012. Turma da Mônica – Laços é o segundo volume, publicado em maio de 2013.

“Ao serem convidados para fazer este trabalho, a única pauta que os irmãos Cafaggi receberam foi: Vitor faz a Turminha por volta dos 7 anos e Lu desenha os personagens em versões mais “bebês”. O resultado foi essa linda mescla de estilos – difícil não se encantar com o cabelo que Lu fez para o Cascão, por exemplo. ” Página 76.

E com essas recomendações, os irmãos Cafaggi fizeram um ótimo trabalho em Laços. Os traços do Vitor e da Lu são muito bonitos e as cores aplicadas pelo Vitor e pela Priscilla Tramontano acentuaram perfeitamente o ar de história passada na década de 80. Mauricio estava certo ao citar no prólogo que a história dos irmãos Cafaggi remetia aos filmes oitentistas. As ilustrações e a história criada por eles lembram um pouco histórias como a do filme Conta Comigo (1986). Afinal, aqui também há uma jornada de amigos, uma busca (aqui pelo Floquinho que desapareceu) e mil aventuras. E, mesmo com tantas diferenças, com tantos planos infalíveis e coelhadas pelo caminho, na hora que um deles mais precisa de ajuda, todos estão ali de prontidão, dispostos a fazer tudo o que puderem.

laços_interno

E de bônus, Vitor e Lu também se aventuraram a revisitar momentos do passado e recontar como os “laços’ entre eles foram construídos. Entre o Cebolinha e o Floquinho, e entre a Turminha toda no jardim de infância. A fofura transborda pelas páginas nesses momentos. Além disso, a história está repleta de referências aos quadrinhos da Turma, e para quem é fã, se deliciar com essa nova história e se deparar ocasionalmente com essas referências, é emocionante.

A edição também conta com alguns extras interessantes. Há um breve resumo da história da Turma da Mônica: época que os personagens foram criados, as primeiras características, as primeiras revistas…. Há também um texto contando o processo do desenvolvimento do trabalho do Vitor e da Lu: os primeiros esboços dos personagens, a criação do roteiro, o trabalho a quatro mãos. Gostei muito do trabalho que eles fizeram em Laços e pretendo continuar a acompanhar outros trabalhos deles. E depois da ótima experiência com este volume da Graphic MSP, também pretendo ler todos os outros volumes do selo. Aliás, já foi anunciado um segundo volume da Turma da Mônica que trará a sequência de Laços. Vem mais irmãos Cafaggi por aí!

turmadamonica2-graphicsmsp

Títulos já lançados pelo selo:

  • Astronauta – Magnetar (Danilo Beyruth)
  • Turma da Mônica – Laços (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi)
  • Chico Bento – Pavor Espaciar (Gustavo Duarte)
  • Piteco – Ingá (Shiko)
  • Bidu – Caminhos (Eduardo Damasceno & Luís Felipe Garrocho)
  • Astronauta – Singularidade (Danilo Beyruth), sequência de Magnetar

Títulos anunciados:

  • Papa-capim
  • Turma da Mata
  • Penadinho
  • Turma da Mônica 2
  • Louco

Compre aqui:

Cultura Submarino Travessa Fnac
Anúncios

9 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

9 Respostas para “Turma da Mônica – Laços (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi)

  1. Pingback: Astronauta – Magnetar (Danilo Beyruth) | Blablabla Aleatório

  2. Pingback: Piteco – Ingá (Shiko) | Blablabla Aleatório

  3. Pingback: Astronauta – Singularidade (Danilo Beyruth) | Blablabla Aleatório

  4. Pingback: Chico Bento – Pavor Espaciar (Gustavo Duarte) | Blablabla Aleatório

  5. Pingback: Penadinho – Vida (Paulo Crumbim & Cristina Eiko) | Blablabla Aleatório

  6. Pingback: Turma da Mônica – Lições (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi) | Blablabla Aleatório

  7. Pingback: Turma da Mata – Muralha (Artur Fujita, Roger Cruz & Davi Calil) | Blablabla Aleatório

  8. Pingback: Louco – Fuga (Rogério Coelho) | Blablabla Aleatório

  9. Pingback: Mônica – Força (Bianca Pinheiro) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s