O Grande Ivan (Katherine Applegate)

o-grande-ivan-frente

“Minha árvore genealógica também é muito extensa. Sou um macaco grande, assim como os chimpanzés e os orangotangos e os bonobos. Todos nós somos primos distantes e desconfiados. Sei que isso é problemático. Também acho difícil acreditar que haja uma conexão no tempo e pelo espaço ligando-me a uma raça de palhaços mal-educados.

Chimpanzés… não há desculpa para eles. ” (Página 14)

Ivan em 2012 no Zoo de Atlanta. [Fonte: http://www.zooatlanta.org/ivan#L-JSSe]

Ivan em 2012 no Zoo de Atlanta. Fonte: http://www.zooatlanta.org/ivan#L-JSSe

Ivan, também conhecido como o “Shopping Mall Gorilla”, viveu mais de vinte anos confinado em um pequeno recinto em exposição em um shopping na cidade de Tacoma, Washington, EUA. Até que em 1994, após vários anos de manifestações e campanhas que tiveram início após o lançamento do documentário “The Urban Gorilla” produzido pela National Geographic Explorer e a Argo Films em 1991, Ivan foi transferido para o Zoológico de Atlanta. Capturado ainda na infância, foi criado como animal de estimação até que o seu tamanho impossibilitou a convivência em família e ele foi transferido para o recinto no shopping. Por esse motivo, desde a sua captura, nunca socializou com outros gorilas e após a transferência para o zoológico teve que passar por um treinamento e reabilitação para se reencontrar como gorila. No Zoo de Atlanta, assumiu o papel de líder do bando e teve várias companheiras (apesar de não ter tido nenhum filhote), até que em 21 de agosto de 2012, aos cinquenta anos teve que ser eutanasiado por causa da saúde debilitada em decorrência de um câncer.

Inspirada pela história de Ivan, Katherine Applegate publicou em 2012 o livro The One and Only Ivan, romance pelo qual ganhou a Newbery Medal em 2013. Em 2014, a Novo Conceito trouxe O Grande Ivan para o Brasil, publicado pelo Selo Irado. Como é uma obra de ficção, Applegate tomou a liberdade de adicionar personagens e mudar alguns detalhes da história real, mas no geral, os principais eventos que marcaram a vida de Ivan foram relatados e a mensagem transmitida é bem real.

Na história de Applegate, além de Ivan, o Grande Shopping e Fliperama da Saída 8 também é lar da elefanta Stella e do cachorro Bob. E logo, a população aumenta com a chegada de um filhote de elefante, a Ruby. É a ela que cabe o papel de agente catalisador dos eventos que culminaram na transferência dos animais para o zoológico. É Ruby, que com toda a sua curiosidade de filhote, começa a fazer questionamentos que incitam lembranças e desejos em Ivan. É isso mesmo, além de protagonistas, os animais também tiveram direito a voz e é Ivan quem nos narra sua história.

Com uma narrativa simples, mas cativante, Applegate discorre sobre os perigos que os animais que moram em confinamento estão sujeitos, os problemas ocasionados pelas instalações inadequadas e a busca desenfreada pelo lucro em detrimento do bem-estar animal. A história de Ivan poderia ter sido abordada de outra maneira, como em um livro de não-ficção por exemplo. Uma abordagem que trouxesse preto no branco todas as agruras enfrentadas pelo animal em sua pequena jaula até ser transferido para o Zoológico de Atlanta. Um livro com essa abordagem seria informativo, talvez sensibilizasse alguns para a problemática dos animais mantidos em cativeiro. Mas, estaria restrito à alguns grupos de leitores. A abordagem de Applegate é mais simples, mas investe nos sentimentos e na empatia do leitor. E, por ter uma linguagem simples e ser destinado ao público mais jovem, mas ao mesmo tempo ter uma narrativa bem estruturada, atinge uma gama maior de leitores. Crianças podem conhecer e se emocionar com a história de Ivan, e os jovens e adultos também. Applegate conseguiu criar uma história informativa e emocionante e fez um ótimo trabalho em eternizar a vida do “Shopping Mall Gorilla” e de alertar para os outros tantos Ivans e Rubys que estão espalhados por aí.

Compre aqui:

Cultura Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s