E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas (Randall Munroe)

E SE

“Há quem diga que não há questões imbecis. Óbvio que se enganam. (…) Mas tentar responder meticulosamente a uma dúvida imbecil pode nos levar a lugares bem curiosos ” (Página 14)

Randall Munroe é mais conhecido por sua série de quadrinhos com figuras de palitinhos publicadas na internet. O tal famoso xkcd. Desde 2005 o número de fãs da página vem só crescendo, e, por Munroe utilizar seus personagens para falar sobre o universo e tudo o mais, logo, os leitores, curiosos de plantão, começaram a fazer perguntas, algumas bem absurdas. Foi por causa dessa enxurrada de questionamentos bizarros e criativos, que surgiu o blog What If?. Nele, Munroe esmiúça as questões, faz simulações, cálculos, consulta cientistas e trabalhos especializados, para tentar responder seus leitores satisfatoriamente e sempre com bom humor.

O blog, agora chegou ao papel. E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas traz versões estendidas e atualizadas de algumas das questões mais populares do blog e outras tantas nunca antes respondidas. São 56 perguntas (e que perguntas!) e ainda há 12 seções especiais que “homenageiam” as perguntas mais bizarras já recebidas por Munroe.

e se tirinha

Há perguntas sobre biologia, física, química, geologia, antropologia, paleontologia, cinema, redes sociais, amor… enfim, para todos os gostos. E, para os que são fãs dos desenhos de palitinhos, eles estão espalhados por todo o livro, trazendo comentários pertinentes e piadinhas sarcásticas e divertidas.

“E se você fizesse uma tabela periódica de tijolos em forma de cubo, sendo cada tijolo composto pelo elemento correspondente? ”

“E se todas as pessoas na Terra ficassem o mais próximas possível umas das outras e pulassem, e todo mundo caísse no chão no mesmo instante? ”

“Talvez seja meio nojento, mas… Se o DNA de uma pessoa sumisse de repente, quanto tempo essa pessoa ia durar? ”

“Quanta força o Yoda consegue gerar? 

Estas são só uma amostra da diversidade e criatividade do pessoal para elaborar perguntas. Algumas são tão bizarras que chega a ser difícil acreditar que elas sejam tão comumente formuladas, e até mesmo encaminhadas a agências governamentais. Mas, nem isso abate Munroe. As perguntas podem ser estrambólicas, mas as respostas para elas têm base científica e trazem um mundo de conhecimento para curioso nenhum reclamar. Várias respostas frequentemente acarretam o fim do mundo. Outras, quase sempre provocam explosões ou criam enormes crateras. Umas te deixam bastante paranoico. E há muitas, muitas referências a cultura pop, o que contribuiu para tornar a leitura ainda mais divertida. Explicar genética utilizando o sistema d20 de RPG? E não é que funciona! Sagas famosas sendo revisitadas. Uma certa “queda” pelo Legolas. Música que salva vidas (certa situação mostrada em Grey’s Anatomy passou a fazer sentido para mim). As flechas de 300 ou o solitário planeta do Pequeno Príncipe.

Munroe também fornece links para vídeos, tirinhas do blog xkcd, artigos, jornais e outros tantos sites para complementar muitas de suas respostas. E recomendo que sempre que possível dê uma paradinha na leitura e vá atrás dessas fontes alternativas. Facilita abstrair e imaginar as situações mirabolantes propostas pelas perguntas. E Se? É um livro escrito por um curioso para curiosos. E para os que não ligam de serem transportados para lugares curiosos por causa de perguntas que para muitos podem ser taxadas de imbecis. Já estou na torcida por um segundo volume.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

2 Respostas para “E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas (Randall Munroe)

  1. Esse é o tipo de livro que não tem como não gostar ne?
    Vou procurar hehe

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s