A Lista (Cecelia Ahern)

a-lista

 “Esmagada e espremida, esgotada e desmoralizada, vendo tudo ser arrancado dela, Kitty refletiu que isso era o que ela causara a Colin Maguire, enquanto os repórteres se chocavam contra ela. Ela continuou caminhando, um passo à frente do outro; era tudo o que conseguia fazer. Queixo empinado, não sorria, não chore, não caia, caminhe. ” (Página 37)

Kitty Logan tem 32 anos, é jornalista e não está vivendo uma boa fase em sua vida. Kitty foi responsável por uma matéria que acabou se tornando um escândalo, destruiu a vida de pessoas e agora está sendo processada. Para piorar, Constance sua amiga e mentora há mais de dez anos, está muito doente. Em uma de suas últimas conversas com a amiga, Kitty pergunta a Constance se houve uma história que ela sempre quis escrever e nunca o fez. Constance pede para Kitty pegar um arquivo intitulado “Nomes” e retornar ao hospital para que ela lhe conte sobre o que se trata. Mas, Kitty não tem tempo de saber mais sobre a história da amiga. Constance morreu, seu emprego na TV foi para o espaço e o emprego na revista fundada por Constance está por um fio, seu melhor amigo perdeu a paciência com ela e seu namorado a deixou.

Poderia ser considerada uma coitada, mas a verdade é que tirando a tragédia da perda da amiga, todas as outras perdas ocorreram em decorrência dos seus atos. Então, Ahern não nos vende sua protagonista como a coitada sofredora que precisa dar a volta por cima, e reside aí o maior acerto desta obra. Kitty é a mulher que fez escolhas erradas, agiu errado (e muito) e que agora precisa repensar seus atos e se reencontrar sem ter o alicerce que sempre esteve ao seu lado para o que desse e viesse, sua miga Constance. Mais real, impossível.

Só que Constance deixou para trás uma história inacabada e agora cabe a Kitty a tarefa de escrever a história que a miga sempre quis contar. Como ponto de partida, apenas uma lista de cem nomes. E, enquanto tenta desvendar o grande segredo que a lista esconde, Kitty precisa lidar com as consequências dos seus atos: a falta de confiança das pessoas, a carreira em xeque e as retaliações anônimas que vem sofrendo.

A narrativa de Ahern é fluída e instigante. Depois que a dúvida sobre a lista é plantada, é impossível largar a leitura pois o que mais queremos é desvendar o grande segredo junto com Kitty. E claro, que em se tratando de Ahern, há muito drama, mas também sobra espaço para o riso, a amizade e o romance. A forma como Ahern vai encaixando todas as peças, o crescimento de Kitty ao descobrir todas essas histórias, é emocionante. E Ahern soube manter as expectativas altas até os últimos momentos. Das histórias dela que já li (não gente, eu não li P.S. Eu te Amo), esta foi a que eu mais gostei. A história começa despretensiosa, mas atinge uma carga dramática e uma sensibilidade tão grande, que te fisga para a história das pessoas dessa lista. Desconhecidos que aos poucos nos cativam e que promovem enormes mudanças na vida de Kitty. E Kitty, apesar de todas as burradas que cometeu, não é uma personagem chata, muito pelo contrário. Desde o início ela consegue angariar nossa empatia, justamente por não fazer uso do ‘coitadismo’ e aceitar que precisa pagar o preço por suas escolhas, mas também não bandeia para o estoicismo, o que é muito bom porque se transformar em saco de pancadas também não é muito legal.

Minha única tristeza reside no fato da revista Etcetera não existir de verdade, adoraria acompanhar os futuros números da revista.

P.S. O trabalho de diagramação interna, os detalhes internos da capa e a capa onde os nomes da lista são protagonistas renderam uma edição muito bonita. A Novo Conceito está de parabéns.

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s