Isla e o Final Feliz (Stephanie Perkins)

Isla-e-o-final-feliz

“Queria que Josh olhasse para mim do mesmo jeito que olha para os próprios desenhos, porque então ele veria que há algo a mais em mim além da timidez, assim como vejo que há muito mais nele além de preguiça. ” (Página 11)

Logo que fiquei sabendo que o terceiro livro da série Anna and Friends escrita pela Stephanie Perkins seria dedicado a Isla e Josh, confesso que não havia me animado tanto. Oi! Seria a conclusão de uma série e depois do charmoso St. Clair e a cinéfila Anna, e toda a extravagância de Lola e as peculiaridades de Crickett, não imaginava que um garoto que poderia ser considerado avoado e uma garota que só sabia ruborizar de vergonha, poderiam angariar torcedores para sua história de amor. Mas é justamente isso que Isla e Josh fazem. Bastou um encontro fortuito regado à analgésicos (e só para deixar claro, depois de uma cirurgia para arrancar os sisos) e chuva, para que estes dois nos tornassem espectadores cativos desse relacionamento.

Depois de termos nos despedido da SOAP (School of America in Paris) em Anna e o Beijo Francês, e nos aventurado pelas ruas do bairro do Castro em São Francisco em Lola e o Garoto da Casa ao Lado, Perkins nos convida a uma ponte aérea Nova York-Paris (sim, eis a SOAP novamente) para uma nova história de amor e uma despedida de nossos velhos conhecidos.

Isla está para começar seu último ano na SOAP. Um último ano que prometia ser bem semelhante aos outros, com ela nutrindo uma paixão platônicas por Josh, que por sua vez continuaria não dando notícias de sua existência. Mas, um encontro casual com o garoto de seus sonhos em uma cafeteria de Nova York durante as férias, pode tornar esse último ano na SOAP bastante animado.

Ah, para o que não estão se lembrando, Josh é o melhor amigo de St. Clair, seu pai é senador pelo estado de NY e ele vive às voltas com seus desenhos e seus planos de ser um quadrinista.

E bem, estamos de volta à SOAP em um período que a maioria de nossos conhecidos por lá já foram embora. Não tem mais St. Clair, Anna, Meredith ou Rashimi. Por outro lado, velhos personagens ganham mais destaque, como Nate, Sanjita e Gen (irmã mais velha de Isla). E novos personagens já chegam causando e angariando nossa afeição mesmo sem querer. Eis Hattie, a irmã mais nova e impulsiva de Isla, e Kurt, seu melhor amigo (ou melhor dizendo único amigo), autista funcional, super metódico e viciado em mapas, muitas vezes incompreendido por ser tão direto.

Acompanhar o desenvolvimento do relacionamento de uma garota tímida e um garoto reservado faz a história demorar para engrenar, mas, ao mesmo tempo é tão fofo acompanhar esse desenrolar lento das coisas, que é impossível largar a leitura. Aqui não há outra pessoa no sentido romântico para atrapalhar esse namoro. Há Kurt, o amigo quase irmão de Isla, que preza enormemente por sua rotina e que se vê tendo de abrir mão de parte dela depois que a amiga começa a namorar. Há Josh e seus problemas familiares e sua falta de comprometimento com a escola, a forma que encontrou para se rebelar contra os pais. E há Isla e toda sua insegurança para fazer amigos e por se apaixonar e sua indecisão e temor quanto ao futuro. Isla e Josh precisam aprender a balancear seus interesses e das pessoas próximas a eles, vencerem seus medos e dúvidas e encarar as dificuldades que surgirem se quiserem ter o seu final feliz.

Com Anna nós fizemos um tour pelos cinemas de Paris, com Lola foi toda a efervescência de seus trajes multicoloridos. Com Isla e Josh é um verdadeiro passeio pelas artes (museus e construções) e pelo mundo dos quadrinhos e das graphic novels. Há várias referências à quadrinistas e suas obras (obrigada Perkins por me apresentar novos autores!) e a forma como a Perkins trabalhou a graphic novel autobiográfica que Josh estava preparando, foi bem interessante. A descrição dos desenhos é tão vívida que é possível imaginar-se com a obra em mãos. E a utilização dela como o evento catalisador para a conclusão dessa história foi realmente inspirador e rendeu belos momentos.

Lola e Crickett ainda são meus favoritos, mas Isla e Josh conquistaram um bocado desse carinho com a sua história. Agora só resta esperar por novas histórias da Perkins, tomara que ela não demore a nos presentear com mais um romance, ou dois, ou três…

Conheça a série de livros Anna and Friends:

  1. Anna e o Beijo Francês [Skoob][Goodreads][Resenha Mari][Resenha Núbia]
  2. Lola e o Garoto da Casa ao Lado [Skoob][Goodreads][Resenha]
  3. Isla e o Final Feliz [Skoob][Goodreads]

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Editora Intrínseca, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s