The Name of the Wind – Patrick Rothfuss

Kvothe está vivendo uma vida simples como dono de uma estalagem. No entanto, a sua vida pacata está para ser perturbada com a chegada de Chronicler, um colecionador de histórias. Ele enxerga através da farsa de “estalajadeiro” e convence Kvothe a contar a sua historia, que já virou boato em todos os cantos do mundo.

É assim que começamos a ouvir a versão verdadeira da lenda que ele virou. A história é dividida entre os três livros, e cada um representa um dia em que Kvothe a conta ao Chronicler. Como bom narrador, ele começa a narrativa com sua infância, para dar um bom pano de fundo sobre a personagem. Em alguns momentos, achei que ele se estendeu demais na narrativa – e que nada aconteça de fato, mas não acho que eu teria conseguido tirar alguma parte.

O autor conta bem os momentos que tiram Kvothe de onde está em um dado momento, e não senti que as coisas lhe vinham fácil demais, mas me irritou bastante o tanto que ele é convencido. Kvothe é bastante inteligente e aprende rápido, e por isso, ele acha que é melhor que todos ao seu redor (tudo bem que em alguns momentos ele é, mas um pouco de humildade não faz mal a ninguém).

A história deste livro pode ser dividida em três momentos: infância com família, anos nas ruas de Tarbean, e estudante da Universidade. É nesse último que sua reputação começa a se espalhar – eu achei legal que histórias dessa época são contadas (distorcidas) na estalagem.

De um modo geral, eu gostei muito da história. Estou curiosa para ler o segundo livro – O Temor do Sábio (The Wise Man’s Fear). Minha expectativa para os próximos livros são – lógico – saber mais sobre o que o Kvothe fez para virar lenda, mas também descobrir porque ele resolveu virar estalajadeiro. Também fiquei com a impressão de que o mundo em que eles vivem está mudando – e ficando mais perigoso – e queria saber o motivo. Finalmente, queria conhecer mais do mundo… Tirando o mapa no começo do livro, e as poucas descrições dos lugares em que Kvothe morou, ficamos sabendo de poucos lugares. Queria que o autor explorasse melhor esse mundo que criou (nem que seja em livros secundários).

Ainda não entrei para o clube dos fãs incondicionais do Rothfuss, mas isso pode mudar quando ler o segundo. Eu gostei da leitura, e recomendo o livro a quem não sabe o que ler agora.

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac
Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Feanari

6 Respostas para “The Name of the Wind – Patrick Rothfuss

  1. pedrostrusso

    O segundo é ainda melhor (: e eles exploram mais o mundo, então fica sussa 😀

    Curtir

    • Acho que o Fábio comentou algo do gênero… Eu não estou preocupada, mas ficaria chateada se o autor perdesse a chance de explorar esse mundão… enfim, a leitura do segundo está marcada para daqui a 3 livros hehe

      Curtir

      • Nubia Esther

        Hahaha, adoro o fato de saber de mais pessoas que “marcam” a leitura de um livro para daqui a X livros. Os meus ficam até em uma pilha separada na estante. =P

        Essa é uma série que tenho vontade de ler, mas há tantos livros na frente que nem sei quando (ou se) lerei, até porque preciso comprar os livros ainda.

        Curtir

      • Eu tenho uma meta de páginas para ler cada dia, e organizo isso no domingo para a semana que começa. SE eu acabar um livro no meio, eu pego o próximo da lista que está na primeira página da agenda. Se eu não agendar leituras, é capaz de eu ficar relendo tudo pra sempre uaheauheuaheua

        Quanto à série, vale bastante a leitura, mas eu esperaria o terceiro sair… Porque não tem nada pior do que ficar ansioso para ler o próximo e ele _NAO EXISTIR_ u.u’

        Curtir

      • Nubia Esther

        LOL, você é muito mais organizada que eu. Acho que merecia um post falando sobre esses métodos de leitura hein. 😉

        Nem me fale, é horrível. Estou com várias séries assim. Vou passar esse bem pra frente na lista de futuras compras.

        Curtir

  2. Pingback: The Wise Man’s Fear – Patrick Rothfuss | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s