Organização de leituras

Quando eu fiz a resenha de O Nome do Vento, do Patrick Rothfuss, na sessão de comentários começou uma discussão sobre quando que eu leria a continuação do livro, O Temor do Sábio. Eu e a Núbia descobrimos que fazemos uma fila de leituras, e ela sugeriu que eu fizesse um post explicando como que eu me organizo. Fica aqui o desafio para ela fazer o mesmo!

Ok, primeiramente, eu tenho uma lista na minha agenda. Ela não reflete, necessariamente, a ordem exata em que as coisas vão ser lidas – se eu não estiver afim, eu pulo pro próximo. Ler ainda pode ser divertido, gente! Nessa mesma lista tenho anotado o número de páginas que o livro tem e quantos dias demora para ler esse livro considerando a minha meta. Como eu estou fazendo mestrado, minha meta atual é muito modesta, mas é algo que é fazível. E é uma meta, é o mínimo que eu quero ler num dia, eu não me mordo se não conseguir cumprir, e também não paro de ler se estiver com um tempinho livre e estiver curtindo o livro, eu vou antecipar a leitura do dia seguinte.

WP_20150817_22_52_49_Pro
Essa é a lista! Nas caixinhas antes do nome do livro, eu coloco uma marquinha se li o livro (primeira) e se resenhei (segunda). Ou seja, li e resenhei O Nome do Vento, mas só li Conquistador. Os números à direita são o número de dias e o número de páginas.

Aí, no domingo, eu sento com minha agenda para programar a semana seguinte. Minha agenda é toda colorida: coisas de mestrado são grifadas em roxo, listas de coisas para fazer são grifadas em amarelo, etc. Eu organizo a leitura da semana escrevendo o nome do livro e a página final de leitura daquele dia em marrom (já explico o motivo pra isso). Eu também deixo um dia vazio entre o ultimo dia de leitura e o começo da próxima para escrever a resenha, que eu deixo anotada em um post-it de bichinho lendo (foto abaixo). Parece doido falando, mas com a foto fica mais fácil.

Agenda
Minha agenda semana que vem. Notem que eu vou terminar A Rainha Vermelha na terça, resenhar na quarta e começar A Batalha de Sharpe na quinta. O resto da agenda são meus outros compromissos: aulas do mestrado e tempo no equipamento que eu uso para obter dados… Também tenho uma meta para a semana uma frase inspiradora. As linhas laranjas eu reservo para anotar os seriados que eu e o Fábio vamos assistir naquela semana. Atualmente, estamos alternando entre Vikings, Prison Break e Undateable. Isso eu normalmente coloco na véspera, ou no dia, já que a gente pode mudar de ideia na hora.

Post its
Esses são os Post-its que eu uso para agendar tempo para escrever as resenhas. Eu gosto de usa-los porque eles são removíveis, então se não der para escrever em um dia, eu escrevo em outro sem crise. (e eles são fofos!)

Ok, aí o livro. Quando eu estava na faculdade, comprei um post-it preto que eu nunca usei – porque né, PRETO! Onde eu estava com a cabeça?). Eu cortei tirinhas dele e uso para marcar as metas diárias de leitura no livro. Aí todos os dias quando chego na meta, eu tiro o post-it, e isso vai me motivando, porque dá a sensação de progresso.

Livro dividido Livro dividido em metas diárias!

Eu faço o check-in da leitura do dia em um aplicativo do celular chamado Book Pace, onde você pode programar todas as leturas futuras. Ele é outra parte do incentivo diário. Se eu não cumpro a meta, eu fico me sentindo mal que a mensagem é “você está atrasada”… Ele também manda uma mensagem quando é para começar a leitura nova. Sim, é um pouco redundante mas é o que funciona pra mim. Ah, e tão vendo que o fundo é marrom? Então, por isso que na agenda eu escrevo na agenda em marrom as metas de leitura.

Screenshot

UFA! É isso, gente. Minha organização de leituras atuais e futuras. E vocês? Como fazem? Tem algum planejamento envolvido, ou vão lendo conforme dá e o que der na telha? Comentem aí!

10 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Nerdices aleatórias

10 Respostas para “Organização de leituras

  1. Ceinwyn

    Vou lendo conforme dá e o que der na telha. Planejamento não dá certo pra mim quando se trata de lazer. Mas talvez seja bom eu planejar um pouco, ao menos pra organizar tempo dedicado à leituras e resenhas. Tô lendo menos do que gostaria, e resenhando menos ainda :/

    Curtir

    • Então, eu era assim também, lia conforme dava, quando queria e o que queria. Aí percebi que estava lendo cada vez menos, e ficava meio atrasada nas resenhas. Quando comecei a estabelecer metas, eu me senti desafiada e comecei a ler mais. 40 páginas por dia é equivalente a uns 40-50 minutos. Não é muito, e ter que “prestar contas” para mim mesma foi o que me tirou da rotina de não ler. Com isso eu leio uns 2-3 livros por mês – já li mais, mas hoje é o que dá =)

      Curtido por 1 pessoa

  2. Nubia Esther

    A minha organização de leituras é muito amadora perto da sua. No fim, se resume a uma pilha de seis-sete livros na ordem que eles serão lidos, com a flexibilidade devida aos livros de parceria que são prioridades na leitura.
    Queria ser tão organizada assim, mas falta-me a paciência hahahaha.
    Muito interessante esse aplicativo que você usa, tem na Play Store? Dei uma procurada rápida aqui e não encontrei.

    Curtir

    • Na época que eu ainda recebia os livros de parceria, esse esquema foi a única maneira que eu encontrei de manter as leituras em dia. Minha meta era maior (200 ou 250 páginas por dia) e eu lia entre 4 e 5 livros de cada vez (e cada um deles tinha entre 30-60 páginas como meta diária). Era bem confuso sem esse tipo de planejamento, mas com o aplicativo e a minha agenda, ficava sussa demais!
      Embora agora esteja SUPER simplificado porque é só um livro, eu acostumei a ter organizado assim, então agora fica difícil largar…

      Quanto ao app, meu celular é Windows Phone, então não sei mesmo se tem pra Android/iPhone, mas provavelmente tem outros equivalentes – e se não tiver, dá para fazer o esquema numa planilha do excel também =)

      Curtir

      • Nubia Esther

        Encontrei um aplicativo semelhante para Android! Chama Minha Leitura e dá para organizar suas leituras por número de páginas diárias ou capítulos diários. É bem simples mas ajuda a dar uma organizada. Estou testando, vamos ver se funciona. Estou precisando de um para as minhas resenhas, já estou com várias pendentes aqui. =X

        Curtir

      • Ah, sabia que ia ter um app equivalente.
        Ao invés de ter a agenda, dá para fazer o planejamento em um calendário mensal, só para anotar as páginas.
        Depois eu faço um update com outras ideias de planejamento =D

        Curtir

Gostou do post, então comenta!