Desde que eu descobri as graphic novels do selo Graphic MSP, as histórias que tive maior vontade de ler, eram as adaptações da turma do bairro do Limoeiro (o meu núcleo favorito ever) e a do Chico Bento. Laços foi uma homenagem muito bonita e saudosista feita pelos irmãos Cafaggi. Pavor Espaciar, do Gustavo Duarte, foi publicada em 2013, mas só consegui conferir agora, depois de sua reedição. E, apesar de toda a ansiedade para ter o volume em mãos, não estava esperando tanto da história, pois havia lido algumas resenhas negativas que diziam que o Gustavo Duarte não fazia jus ao personagem, reclamando da ausência de texto… Foi com um pé atrás que comecei essa história, mas o traço limpo e bastante expressivo de Duarte, sua história simples e de certa forma tão ligada às crendices das cidades do interior e as mil referências espalhadas pelas páginas, garantiram uma leitura bastante divertida.
Do núcleo do Chico Bento, Gustavo Duarte decidiu fazer um recorte e criar uma história na qual Chico, Zé Lelé, Torresmo e Giselda fossem os personagens em destaque. Com isso, os pais do Chico têm apenas uma pequena aparição, e outros conhecidos nossos (como a Rosinha) nem dão as caras. E isso é um porém, que espero que uma nova HQ do Chico poderia sanar. Mas, voltando a história…
Em Pavor Espaciar, Chico Zé Lelé, Torresmo e Giselda estão sozinhos em casa quando se deparam com visitantes do espaço que os capturam com o objetivo de fazer experimentos. Começa então uma luta contra o tempo para eles salvarem suas peles e conseguirem escapar. Os desenhos do Gustavo deram vida à personagens bastante caricatos, de um jeito bem fofo. O Chico fechando os olhos para ver se os ETs não sumiam, é impagável. Uma característica da sua trama é que quase não há falas e boa parte da história é contada apenas com os desenhos. Mas como disse antes, seus desenhos são tão expressivos que não há a sensação de que falta algo, não há necessidade das palavras. Além disso, há várias referências de cultura pop em geral, e mais especificamente de coisas relacionadas ao espaço e às conspirações alienígenas: Roswell, Varginha, o uniforme do Astronauta, Star Wars e isso só para citar alguns. Os extras, como já é de praxe, seguem trazendo informações sobre a construção da história (primeiros esboços, capas, traços finais…) e do histórico do personagem.
Eu como criança que cresceu ouvindo histórias de fantasmas, lendas e extraterrestres, e para completar, fã de carteirinha do Arquivo X, gostei da história do Gustavo. Simples, mas bem conduzida. E o mais legal, foi conseguir captar as referências.
Títulos já lançados pelo selo:
1° Ciclo:
- Astronauta – Magnetar (Danilo Beyruth) [Resenha]
- Turma da Mônica – Laços (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi) [Resenha]
- Chico Bento – Pavor Espaciar (Gustavo Duarte)
- Piteco – Ingá (Shiko) [Resenha]
2° Ciclo:
- Bidu – Caminhos (Eduardo Damasceno & Luís Felipe Garrocho) [Resenha]
- Astronauta – Singularidade (Danilo Beyruth) [Resenha]
- Penadinho – Vida (Paulo Crumbim & Cristina Eiko)
- Turma da Mônica – Lições (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi)
- Turma da Mata – Muralha (Artur Fujita, Roger Cruz e Davi Calil)
- Louco – Fuga (Rogério Coelho)
Títulos anunciados:
- Papa-capim (Marcela Godoy e Renato Guedes)
- Mônica (Bianca Pinheiro)
- Astronauta 3 (Danilo Beyruth)
- Bidu 2 (Eduardo Damasceno & Luís Felipe Garrocho)
Compre aqui:
![]() |
![]() |
Pingback: Penadinho – Vida (Paulo Crumbim & Cristina Eiko) | Blablabla Aleatório
Pingback: Turma da Mônica – Lições (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi) | Blablabla Aleatório
Pingback: Turma da Mata – Muralha (Artur Fujita, Roger Cruz & Davi Calil) | Blablabla Aleatório
Pingback: Louco – Fuga (Rogério Coelho) | Blablabla Aleatório
Pingback: Mônica – Força (Bianca Pinheiro) | Blablabla Aleatório