Como bem colocado por Mauricio de Sousa em seu texto de apresentação do volume: o momento do anúncio das novas Graphic MSP foi marcado pela grande emoção dos presentes, particularmente por parte do Paulo Crumbim e da Cristina Eiko quando souberam que haviam sido escolhidos para fazer o Penadinho. Mauricio conta que naquele momento teve a certeza de que toda aquela emoção seria transposta para a releitura dos dois. E Crumbim e Eiko realmente o fizeram. Criaram uma história de amor além da vida e com um ar de nostalgia que tem tudo para agradar aos fãs da turma do Penadinho.
Em Penadinho – Vida, o Penadinho acaba de descobrir que a Alminha irá reencarnar e ele nunca teve a chance de dizer que a amava. Agora, ele está determinado a cumprir pelo menos uma das inúmeras promessas que fez a ela, e talvez criar coragem para lhe dizer o que realmente sente. Mas, é claro que algo feito às pressas tem tudo para dar errado e realmente dá. Alminha desaparece e agora Penadinho e seus amigos tem que encontrá-la até o amanhecer, quando a Dona Cegonha virá buscá-la.
Para contar essa história, Crumbim e Eiko criaram novos personagens coadjuvantes, e alguns se provaram uma ótima estratégia. A inclusão do Sr. Crowley, uma clara referência ao influente ocultista britânico Aleister Crowley, e a forma como o personagem foi inserido na trama mostrou-se uma excelente escolha. Por outro lado, a inclusão de tantos personagens, também contribuiu para enfraquecer a trama principal. Sim, eu sei que o Lobo é um dos personagens da Turma e merecia estar presente. Mas, não dava para já iniciar essa história com ele já fazendo parte do grupo? Sua inclusão, juntamente com as criaturas da Colina acabou gastando um espaço (já precioso devido às limitações de páginas) que poderia ter sido melhor aproveitado com o enredo central. E mesmo as belas cores utilizadas nesse núcleo, não foram suficientes para mitigar essa impressão.
Tirando isso, Penadinho – Vida tem tudo para agradar aos fãs mais saudosistas. A paleta de cores utilizada por Crumbim e Eiko ficou espetacular. Não seria Penadinho sem todos os tons de azul e cinza possíveis, e eles conseguiram retratar isso muito bem. Os fantasmas parecem brilhar nas páginas. E a injeção de cores quentes em momentos específicos, como quando Zé Vampir está sendo Zé Vampir e tirando onda com o Penadinho, foi utilizada de forma bastante congruente e harmônica. A história de amor de Penadinho e Alminha ficou uma fofura que só. E a turminha foi muito bem representada: Muminho e seus temores; Zé Vampir e suas gracinhas; Frank e toda sua boa vontade em ajudar os outros e fazer amigos. Só não precisavam ter esquecido o Cranícola né. Ainda que ele estivesse impossibilitado de levantar as mãos quando a turminha votou em ajudar o Penadinho, ele havia avisado que estava dentro. Mas depois, coitado, nunca mais apareceu. Acredito que o Frank o teria carregado com muita boa vontade…
Títulos já lançados pelo selo:
1° Ciclo:
- Astronauta – Magnetar (Danilo Beyruth) [Resenha]
- Turma da Mônica – Laços (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi) [Resenha]
- Chico Bento – Pavor Espaciar (Gustavo Duarte) [Resenha]
- Piteco – Ingá (Shiko) [Resenha]
2° Ciclo:
- Bidu – Caminhos (Eduardo Damasceno & Luís Felipe Garrocho) [Resenha]
- Astronauta – Singularidade (Danilo Beyruth) [Resenha]
- Penadinho – Vida (Paulo Crumbim & Cristina Eiko)
- Turma da Mônica – Lições (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi)
- Turma da Mata – Muralha (Artur Fujita, Roger Cruz e Davi Calil)
- Louco – Fuga (Rogério Coelho)
Títulos anunciados:
- Papa-capim (Marcela Godoy e Renato Guedes)
- Mônica (Bianca Pinheiro)
- Astronauta 3 (Danilo Beyruth)
- Bidu 2 (Eduardo Damasceno & Luís Felipe Garrocho)
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
Pingback: Turma da Mônica – Lições (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi) | Blablabla Aleatório
Pingback: Turma da Mata – Muralha (Artur Fujita, Roger Cruz & Davi Calil) | Blablabla Aleatório
Pingback: Louco – Fuga (Rogério Coelho) | Blablabla Aleatório
Pingback: Mônica – Força (Bianca Pinheiro) | Blablabla Aleatório
Pingback: Leia Mulheres: a importância de termos mulheres produzindo quadrinhos | Blablabla Aleatório