A Outra Rainha – Philippa Gregory

No ano de 1568, Maria “Rainha dos Escoceses” Stuart está na Inglaterra para procurar o apoio de sua prima, Elizabeth I, para reconquistar o trono da Escócia, usurpado por seu meio-irmão, James Stuart. Numa Inglaterra recém convertida ao protestantismo, a presença de uma potencial herdeira católica inspira a parcela da população que não quer abandonar sua fé. Ela também é considerada a rainha ideal pela Igreja Católica e pelos reis católicos da França e Espanha, e eles estão dispostos a apoiar os católicos ingleses a sublevar sua rainha.

Dividida entre querer ajudar sua prima e o medo de ser trocada por ela, Elizabeth pede a seus leais súditos George e Bess (Elizabeth) Talbot que hospedem Maria enquanto ela decide o que fazer com a rainha sem trono. Inicialmente, o casal se sente honrado de receber uma hóspede real. No entanto, os gastos de manter uma hóspede digna e a óbvia atração que George sente por Maria começam a dividir os dois.

Naquela época, a corte inglesa era um lugar cheio de desconfiança, onde qualquer fala mal pensada poderia ser considerada traição, e poucas provas eram necessárias para condenação. Isso tornava mais difícil ser amigo de Maria, já que ela estava no meio de diversas conspirações para torná-la rainha da Inglaterra e da Escócia.

“Sou rainha três vezes, pois nasci rainha da Escócia, filha do Rei Jaime V da Escócia, casei-me com o delfim da França e herdei a coroa da França com ele, e sou, por direito, a única herdeira verdadeira e legítima do trono da Inglaterra, sendo a sobrinha-bisneta do rei Henrique VIII da Inglaterra, embora sua filha bastarda, Elizabeth, tenha usurpado o meu lugar.”

Eu gosto muito dos livros da Philippa Gregory, mas este foi um pouco difícil de ler. Achei bastante cansativo…. Eu gosto da Maria por causa de Reign, e por mais que eu saiba que seu fim é trágico, não gostei de como foi tratado no livro. A autora descreveu em detalhes extensos os anos de 1568-72, mas daí pula para 1587, quando Maria é morta por tramar o assassinato de Elizabeth. O que aconteceu no meio tempo? Ao mesmo tempo em que estou curiosa, eu também não sei se precisava de muitos mais detalhes… A vida de Maria sob a custódia de George e Bess não devia ser muito empolgante.

A Outra Rainha é o penúltimo livro publicado da série Tudor, mas o últmo em ordem cronológica. Recentemente, a autora publicou um livro sobre a última rainha de Henrique VIII, Catarina Parr. Espero que a Record o publique logo, já que ela não apareceu antes na série Tudor!

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Book Depository
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Grupo Editorial Record, Lendo aleatoriamente, Resenhas da Feanari

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s