Já estamos no oitavo volume do selo Graphic MSP e desta vez os irmãos Cafaggi retornam ao bairro do Limoeiro com uma história triste, mas repleta de fofura. Os traços continuam lindos; as cores, desta vez em parceria com a Paula Markiewicz, mantêm o clima oitentista da trama; e agora, novos (velhos conhecidos) personagens nos são apresentados: Dudu, Quinzinho, Mingau, só para citar alguns…
Desta vez, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão se esquecem de fazer a lição de casa, e quando o medo da possível bronca da professora alia-se a uma imaginação fértil e um medo irracional, as crianças tomam medidas drásticas que as colocam em sérios apuros. E cabe aos pais, garantirem que eles aprendam a lição. Para isso, eles cobram das crianças mais disciplina, os colocam em novas atividades e no caso da Mônica, até mesmo a mudança para uma nova escola! Nada será como antes e a Turma acaba ficando estremecida. É difícil conciliar horários com escolas diferentes e estando de castigo. Por outro lado, toda essa abertura de espaço propiciou a inclusão dos “novos” personagens. Além disso, Vitor e Lu trabalharam bem a adaptação da Mônica na nova escola e a do restante da Turma na antiga escola, que agora conta com uma dinâmica social totalmente nova.
Vale deixar registrado o bom uso de referências às obras do Mauricio e a utilização de locações já utilizadas em outras HQ’s do selo. A homenagem à obra Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta ficou bem legal e a forma como eles utilizaram-na na trama foi bem interessante.
A história de Lições está repleta de fofura. É triste em vários momentos, em outros é bem engraçada, tem um baita de sentimento de nostalgia (com as lembranças da época em que a turminha foi se formando) e vinha tendo um desenvolvimento interessante. Pode não ter atingido o ápice da primeira história, mas vinha em um crescendo legal, até o final. Inesperadamente abrupto. Daqueles que te leva a voltar algumas páginas e avançar outras para ver se não ficou nada pelo caminho ou se terminou mesmo. Haviam tantas implicações e situações que mereciam ter tido seus desdobramentos trabalhados que o final inesperado foi um banho de água fria nos ânimos. A tirar pelos últimos volumes do selo, os editores realmente precisam repensar esse formato de 82 páginas (75 páginas de história efetivamente). A falta de algumas páginas a mais tem deixado algumas histórias aquém do que elas poderiam ter sido.
Títulos já lançados pelo selo:
1° Ciclo:
- Astronauta – Magnetar (Danilo Beyruth) [Resenha]
- Turma da Mônica – Laços (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi) [Resenha]
- Chico Bento – Pavor Espaciar (Gustavo Duarte) [Resenha]
- Piteco – Ingá (Shiko) [Resenha]
2° Ciclo:
- Bidu – Caminhos (Eduardo Damasceno & Luís Felipe Garrocho) [Resenha]
- Astronauta – Singularidade (Danilo Beyruth) [Resenha]
- Penadinho – Vida (Paulo Crumbim & Cristina Eiko) [Resenha]
- Turma da Mônica – Lições (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi)
- Turma da Mata – Muralha (Artur Fujita, Roger Cruz e Davi Calil)
- Louco – Fuga (Rogério Coelho)
Títulos anunciados:
- Papa-capim (Marcela Godoy e Renato Guedes)
- Mônica (Bianca Pinheiro)
- Astronauta 3 (Danilo Beyruth)
- Bidu 2 (Eduardo Damasceno & Luís Felipe Garrocho)
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Pingback: Turma da Mata – Muralha (Artur Fujita, Roger Cruz & Davi Calil) | Blablabla Aleatório
Pingback: Louco – Fuga (Rogério Coelho) | Blablabla Aleatório
Pingback: Mônica – Força (Bianca Pinheiro) | Blablabla Aleatório
Pingback: Leia Mulheres: a importância de termos mulheres produzindo quadrinhos | Blablabla Aleatório