Depois de Você (Jojo Moyes)

Atenção, esta resenha trata dos acontecimentos ocorridos no segundo livro da duologia Como eu era antes de você e pode haver spoilers sobre fatos do primeiro livro. Para saber o que eu achei dele, confira os links no final desta resenha.

DepoisDeVoce

Em Como eu era antes de você, Jojo criou uma história de amizade e amor tocante. Discutiu assuntos polêmicos, evidenciou as relações familiares (ou a falta delas) e semeou esperança, a despeito da tristeza. Ali, Will fez sua escolha e todos ao seu redor terão que conviver com isso pelo resto de suas vidas, e, apesar de todo o planejamento feito por Will para tornar a vida de todos melhor, não é bem assim que reencontramos algumas pessoas do seu convívio, especialmente Lou.

“- Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou? Quando é que vai parecer… – Abro os braços, sentindo na pele o ar fresco da noite, e percebo que estou chorando outra vez. ” (Página 13)

Lou Clark não mora mais na pacata Stortfold, incentivada por um dos desejos de Will para ela, tentou alçar voo e conhecer o mundo. Por um tempo fingiu que conseguiria, agora, ela vive, ou melhor dizendo sobrevive, em Londres. A relação dela com seus familiares está estremecida desde aquele fatídico dia 18 meses atrás. Seu apartamento não parece um lar. Lou perdeu algumas oportunidades, e agora, trabalha num bar em um aeroporto, vendo a vida passar, enquanto acompanha outras pessoas indo atrás de seus sonhos. Mas, às vezes, a vida apronta das suas, traz um monte de problemas, torna a situação um pouco mais difícil e nos obriga a reagir. Com Lou foi assim. Um acidente e uma visita fora de hora a fazem arriscar tudo. E talvez, seja este justamente o chacoalhão que ela precisava.

Se formos comparar Depois de Você com Como eu era antes de você seria injusto. Aqui não há Will e bem, toda a história de amor que nos fez suspirar e o drama que nos levou às lágrimas encerrou-se no primeiro livro. Mas, haviam as promessas, bem como todo o processo doloroso de superação. E, Depois de Você cumpre a tarefa de retratar esse processo com louvor. Com Lou percebemos que nem toda a melhor intenção do mundo é capaz de promover mudanças sem que estejamos prontos para elas. A passagem de Will em sua vida deixou marcar indeléveis e Lou precisa lidar com elas, enquanto o presente e o futuro exigem sua atenção. Lou precisa se reconstruir, juntar seus pedaços e seguir em frente. E não somente ela.

Assim como no livro anterior, Jojo dedica boa parte da narrativa no enfoque ao cotidiano e às pessoas do convívio de Lou. E é aqui que repousa a essência da trama de Depois de Você e que Jojo nos fisga à sua história. O processo de superação não é só de Lou, há problemas bastante sérios enfrentados por pessoas próximas a ela, e as relações (as mais diversas) estabelecidas entre os personagens são trabalhadas com a sensibilidade tão característica de Jojo. É assim, que ela abre espaço para falar sobre feminismo, sobre as dificuldades de criar um filho sozinha e sobre chantagem sexual. É assim que nos vemos cativados pelos membros do Grupo Seguindo em Frente e suas reuniões regadas à terríveis biscoitos, lágrimas e algumas conversas para lá de mirabolantes. Que nos pegamos na torcida para que o grito de independência dado pela mãe da Lou, ganhe força, lhe ensine que não é ruim pensar um pouco em si mesma em vez de viver em função de cuidar dos outros, e que um embate ou outro também pode tornar um casamento mais igualitário e satisfatório. Que nos pegamos torcendo por novas chances.

Novamente Jojo trabalha tão bem a transformação gradual dos sentimentos, a importância que as pessoas vão ganhando em nossa vida sem a gente perceber e o tanto que isso provoca mudanças mútuas. Pode não ter mais Lou e Will, mas pode ter certeza de que Lou e Lily, Lou e Jake, Lou e Sam, Lou e Treena, Josie e Bernard e tantos outros personagens também irão te cativar.

 

Conheça a duologia Como eu era antes de você:

Como eu era antes de você [Goodreads][Skoob][Resenha]
Depois de você [Goodreads][Skoob]

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Editora Intrínseca, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “Depois de Você (Jojo Moyes)

  1. Pingback: Ainda Sou Eu (Jojo Moyes) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s