De Repente Acontece (Susane Colasanti)

de-repente-acontece-capa_1.jpg.1000x1353_q85_crop

Minhas duas outras experiências com livros da Susane Colasanti (Esperando por Você e Tipo Destino) não foram muito positivas. Eu gostei dos personagens criados por ela, me diverti durante a leitura, mas no final restou a sensação de que ficou faltando algo. Faltam diálogos mais profundos (e antes que comentem, YA não é sinônimo de superficialidade) e faltou um maior aprofundamento nas temáticas sociais bastante frequente em suas tramas.

Em De Repente Acontece Colasanti traz a história de Sara e Tobey.  Dois adolescentes que estão para começar o último ano da escola e não poderiam estar caminhando para direções mais distintas.

Sara está preocupada em entrar para a universidade dos seus sonhos, mas também não quer ser apenas a nerd que sempre foi. Ela quer se reinventar, e no processo encontrar um amor verdadeiro. Tobey não leva a escola a sério e não quer saber de universidade. Sua única preocupação é sua banda e a Batalha das Bandas… Ele também está apaixonado por Sara. Mas ela, só tem olhos para Dave, e Tobey não é muito de colocar a cara a tapa.

É o desenrolar desse relacionamento, as mudanças que Sara e Tobey estão destinados a desencadear na vida um do outro, e as surpresas do amor que Colasanti se propõe em nos trazer. Para contar essa história, ela dividiu a narrativa entre os protagonistas. E em muitos capítulos, a Susane decidiu utilizar o artifício de retomar fatos já narrados, desta vez pelo ponto de vista do outro narrador. Em alguns momentos é até legal saber o que Sara e Tobey vivenciaram em um dado momento, mas ela não dosou bem e acabou ficando muito repetitivo, o que deixou a narrativa bem arrastada.

No fim, tendo em mente o amadurecimento natural da escrita dos autores, não foi uma boa ideia pegar este livro para próxima tentativa com a autora. Este foi o primeiro livro publicado pela Susane e isso transparece na caracterização mais fraca dos personagens (os de Tipo Destino eram muito mais cativantes) e na trama mais superficial. O romance é divertidinho e a leitura é rápida, mas isto se deve mais a superficialidade da trama do que a qualquer outra coisa. O que não é legal. Como ainda tenho o Bem Mais Perto (seu quinto livro) na estante, vou fazer uma última tentativa antes de abandonar a autora de vez. No próximo, espero ter mais sorte.

Compre aqui:

Cultura Amazon Submarino Saraiva Fnac Fnac
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

2 Respostas para “De Repente Acontece (Susane Colasanti)

  1. Nossa, mas você é muito persistente hahaha Geralmente, se eu leio algo de um autor e não curto, no máximo dou uma segunda chance, nunca mais do que isso! 😛

    http://literaturaliteral.wix.com/litblog

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s