Paquistanesa. Mulçumana. Adolescente. Mulher. Kamala Khan é uma garota comum de New Jersey, com um traço de rebeldia contra as restrições de sua cultura familiar. Historicamente Kamala é expoente de todos os elementos que a deixam à margem da sociedade americana (e há personagens para nos lembrar disso), mas quis a roteirista G. Willow Wilson (acertadamente) garantir o protagonismo à uma personagem que de outra forma estaria renegada aos papeis secundários.
Com muitas referências aos Vingadores, dos quais Kamala é praticamente presidente do fã-clube, e uma providencial bomba terrígena, Wilson e Adrian Alphona (responsável pelos desenhos) nos apresentam a novíssima Miss Marvel. Uma garota sem papas na língua, destemida, com todas as suas inseguranças de adolescente e que agora precisa lidar com seus novos poderes, e com a imagem de heroína que ela acha que deve e a que ela precisa mostrar para a sociedade e para si mesma.
Não sou lá muito ligada nos quadrinhos da Marvel, meu conhecimento é em grande parte restrito aos filmes e séries televisivas da franquia, mas essa nova série da Miss Marvel me deixou com muita vontade de continuar acompanhando. A heroína criada por Wilson, bem como seus personagens de apoio (com direito até a introdução do vilão), são interessantes e prometem render boas histórias.
A HQ começou a ser publicada em 2014 e chegou ao Brasil pela Panini Comics que reuniu neste primeiro encadernado as edições de 1 a 5 de Ms. Marvel, bem como uma pequena história retirada de All-New Marvel Now! Point One 1. O trabalho editorial ficou bom, com capa dura (há a versão em brochura também) e com todas as ilustrações das capas dos volumes separados inclusas, mas em alguns momentos deixou a desejar. Não sei se isso ocorreu em todos os exemplares, mas no meu, algumas páginas (p.ex. as páginas 109 e 110) ficaram com a impressão desfocada (meio borrada), e a folha de abertura da parte cinco erroneamente traz a inscrição “parte quatro de cinco”. São pequenos detalhes que espero que não se repitam nas próximas edições.
A propósito, o segundo volume “Miss Marvel – Questões Mil” foi publicado em julho deste ano.
![]() |
![]() |
Pingback: Leia Mulheres: escritoras de ficção e mulheres no controle da própria história | Blablabla Aleatório
Pingback: Dia da Toalha (ou o Dia do Orgulho Nerd) – Sugestões de Livros | Blablabla Aleatório