Buracos Negros (Stephen Hawking)

buracos-negros

“Talvez seus colegas nesse campo terrivelmente complexo receiem que seus trabalhos nunca cheguem à compreensão geral. Contudo a marca registrada de Hawking é sua luta para alcançar um público mais amplo. ” (David Shukman, Página 11)

Buracos Negros é um livro pequenininho (são apenas 64 páginas), no qual Stephen Hawking discorre de forma clara e concisa, os conceitos, descobertas e teorias envolvendo os buracos negros, essas “entidades cósmicas” que há muito tempo são objetos de suas pesquisas. De fato, o livro é composto pela transcrição das duas palestras que Hawking deu em 2016 para a série de palestras da BBC Reith Lectures: Buracos Negros não têm cabelo? (Do Black Holes have no hair?) e Buracos Negros não são tão negros quanto se diz (Black Holes ain’t as black as they are painted).

A organização da transcrição ficou a cargo de David Shukman, editor de ciências da BBC News, que além de ter escrito a introdução, também contribuiu com comentários em pontos-chave do texto. Eles acabam funcionando como lembretes, puxando informação da nossa memória, pontuando fatos históricos, referenciando pesquisas, e acabaram tornando a leitura mais completa. Mas, não resta dúvidas de que o grande responsável pela fluidez da leitura é Hawking. Seu texto (fala) é claro e didático, com comparações e exemplos simples, mas que ao mesmo tempo transmitem bem a ideia do que ele quer dizer. Tudo isso complementado por desenhos e esquemas por vezes hilários.

Ao fim, a inclusão do resumo do trabalho publicado por Hawking e seus colaboradores após a gravação das palestras, só evidencia o quão claro e envolvente Hawking consegue ser para o público leigo, partindo da hermeticidade do texto científico. Minha única reclamação é que o livro é muito curto. O gostinho de quero mais é o que permanece. Quero mais e mais textos de divulgação científica do Hawking, please!

 

Leia uma amostra aqui:

 

Compre aqui:

Cultura Amazon Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac
Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Editora Intrínseca, Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

4 Respostas para “Buracos Negros (Stephen Hawking)

  1. Eu gosto muito desta temática, fiquei curiosa com o livro.
    Beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Nubia Esther

      Oi Bia, já conhece os outros livros dele? Uma Breve História do Tempo e O Universo Numa Casca de Noz também têm resenhas aqui. Este último eu super indico, a leitura é mais envolvente e o livro é ricamente ilustrado.
      Obrigada pela visita! =)

      Curtido por 1 pessoa

      • Oi Nubia, ainda não, apenas li as sinopses, mas tenho grande vontade de ler. Vou ler suas resenhas, obrigada pela indicação 😊

        Curtir

      • Nubia Esther

        Não há de quê. =)
        Por aqui sempre estamos lendo livros de divulgação científica, se tiver indicações de livros da área aceito também hehe.

        Curtido por 1 pessoa

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s