TAG – SKOOB: Minha Estante Virtual

Foto: Beatriz Pérez Moya

Vi essa TAG no blog Momentum Saga e como uma usuária fidelizada do Skoob não teve como não ficar com vontade de responder. Para mim, a rede social brasileira para leitores acabou tendo mais aderência do que o Goodreads, que até tentei usar, mas não rolou. O Skoob além de me possibilitar conhecer novas pessoas aficionadas por livros, também é uma ferramenta que acabo utilizando para descobrir lançamentos e organizar a estante da vida real também.

A TAG foi criada por uma usuária da rede (a Samantha Rabelo) e é antiga (de 2012). A convocação original no post do Skoob no Facebook pode ser vista aqui.

1 – Quantos livros você tem na sua aba LIDOS no Skoob?

714 livros.

2 – Qual livro você está lendo?

Sou adepta das leituras de vários livros ao mesmo tempo (no máximo 3). No momento estou lendo: Mitologia Nórdica (Neil Gaiman), O Canto do Dodô (David Quammen) e O Retorno do Rei (JRR Tolkien).

3 – Quantos livros tem na sua aba QUERO LER?

Esta parte da minha estante é bastante mutante. Vivo revendo-a, incluindo novos livros e excluindo outros que perdi a vontade de ler com o tempo. Como sou muito contida (só que não) tenho 769 livros cadastrados lá atualmente.

Foto: Lacie Slezak

4 – Você está relendo algum livro? Qual é?

Sim. O Retorno do Rei (JRR Tolkien), fazia tempo que eu não fazia uma releitura e está sendo bem legal redescobrir alguns detalhes que acabaram enevoados pelo tempo.

5 – Quantos livros você já abandonou? Quais são eles?

Uma das poucas funções do Skoob que não utilizo, até porque até pouco tempo atrás eu tinha muita dificuldade em abandonar um livro, mesmo ele sendo muito ruim. Hoje já tenho a convicção que não vale a pena gastar seu tempo e se a leitura não está agradando pare mesmo, pegue outro livro, retorne para esse mais tarde ou nem leia. No meu perfil só está constando o Morte Súbita da Rowling, que ainda pretendo tentar ler mais uma vez antes de desistir de vez. Mas, ao longo da minha vida de leitura, dois abandonos me marcaram e são livros que ainda pretendo ler: O Pêndulo de Foucault, do Umberto Eco e Os Miseráveis, do Victor Hugo. Foram livros que eu tentei ler muito cedo (aos quinze anos), ainda não tinha maturidade literária.

6 – Quantas resenhas você tem cadastradas no Skoob?

São 325. Costumo colocar todas as resenhas que publico no blog lá, mas ainda há algumas que só estão disponíveis aqui.

7 – Quantos livros avaliados você tem na sua lista?

Tenho 715. O 1 a mais se deve à avaliação do livro que estou relendo.

8 – Na aba FAVORITOS, quantos livros tem registrados? Cite alguns.

Tem 62. E vocês encontrarão por lá desde livros infantis até livros de não-ficção e divulgação científica. Tem Harry Potter, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion (meu livro favorito do Tolkien), O Grande Metecapto (meu livro mais do que favorito do Fernando Sabino), a melhor trilogia escrita sobre o Rei Artur na minha opinião (a do Bernard Cornwell), Baudolino (Umberto Eco), A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón), O Velho e o Mar do Ernest Hemingway. Romances históricos e de fantasia dominam essa parte da minha estante.

9 – Quantos livros você tem na aba TENHO?

Tenho 656! O= Mesmo as “limpezas” ocasionais nas estantes, não são páreos para as promoções que atiçam meu lado bookaholic.

Foto: Cristina Gottardi

10 – Quantos livros você tem na aba DESEJADOS?

São 476. Uso muito essa função, que acaba me servindo de guia para as futuras compras. E, assim como a aba QUERO LER é uma metamorfose ambulante, mas sempre atualizada.

11 – Quantos livros emprestados no momento? Quais?

Essa é outra das poucas funções do Skoob que não utilizo. Para empréstimos, uso o velho e bom caderninho. No momento, 19 livros estão emprestados: Destinado (Carina Rissi), Os 13 Porquês (Jay Asher), os cinco volumes do mangá Orange da Ichigo Takano, A Culpa é das Estrelas (John Green), Sábado à Noite, Dos Bailes para a Fama e Com Amor e Música da Babi Dewet, Os Adoráveis (Sarra Manning), Simplesmente Ana e De Repente, Ana da Marina Carvalho, Temporada de Acidentes (Moïra Fowley-Doyle), Como eu era antes de você (Jojo Moyes), Uma Breve História do Tempo (Stephen Hawking), O Polegar do Violinista (Sam Kean) e Star Wars – Um Novo Amanhecer (John Jackson Miller).

12 – Você quer trocar algum livro? Quais são?

Já usei muito a ferramenta de troca do Skoob (o Plus – Trocas), hoje em dia tenho optado por abrir espaço na estante para novas compras, então as “limpezas” ocasionais acabam gerando doações e não trocas.

13 – Na aba META, quantos livros você tem marcados? Cumpriu essa meta?

A deste ano até agora conta com 47 livros, esse número também varia ao longo do ano, e sempre deixo uma margem para poder adicionar os livros que chegam das editoras e os lançamentos recém-comprados. Li 13 livros até agora, o ritmo não está tão bom quanto gostaria, mas acho que dá para alcançar a meta mínima dos 50 livros anuais pelo menos.

14 – Qual é o número no teu paginômetro? (Contador de páginas já lidas)

208.703

15 – Qual o link do teu perfil do Skoob?

Aqui. Se quiserem, podem me adicionar!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente, TAGs

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s