Agora e para sempre, Lara Jean (Jenny Han)

Atenção, esta resenha trata dos acontecimentos ocorridos no terceiro e último livro da série Para todos os garotos que já amei e pode haver spoilers sobre fatos dos livros anteriores. Para saber o que eu achei dos outros livros, confira os links no final desta resenha.

Tudo começou com cinco cartas de amor, ou melhor dizendo, cartas de despedida para os garotos que Lara Jean já amou. Eram só para ela, mas depois que foram indevidamente enviadas, o mundo de Lara Jean não foi mais o mesmo. Ela, que se acostumou a mascarar seus sentimentos, teve de enfrentá-los (e todas as consequências decorrentes disso) e descobri-los. No primeiro livro acompanhamos o desenrolar de sua paixonite de longa data pelo amigo Josh (namorado de sua irmã mais velha) e seu namoro de mentira com Peter, que acabou lhe reservando grandes surpresas. Mas, mais do que isso nos encantamos pelas irmãs Song, especialmente a Kitty. O segundo volume era para ter sido o capítulo final, e se tivesse sido, arrisco dizes que teríamos nos despedido de Lara Jean e de tantos outros bons personagens com um gosto agridoce, mais acre que doce. Não é que ele seja ruim, só não conseguiu fazer jus às expectativas geradas pelo primeiro. Que bom que Han arriscou fazer uma nova tentativa e escrever uma nova despedida para Lara Jean. É isso que Agora e para sempre, Lara Jean é, uma despedida e um presente de Han para os fãs da série.

No primeiro livro foi Margot que saiu de casa, terminou o namoro e foi estudar em outro país. Agora é a vez de Lara Jean. Diferentemente da irmã mais velha, ela nunca sonhou em ir para muito longe de casa, dos amigos e de jeito nenhum ela quer terminar o namoro com Peter. Todos os seus planos estão indo às mil maravilhas, até que o inesperado acontece… A vida de Lara Jean está prestes a sofrer uma nova reviravolta e ela precisará fazer escolhas, aprender a conciliar diferenças, superar as adversidades e repensar todos os seus planos.

No segundo livro acompanhamos a adaptação de Lara Jean e Peter a um namoro de verdade. Após alguns mal-entendidos, indecisões e um acontecimento que merecia ter sido melhor problematizado, o namoro está ótimo, mas com o fim do ensino médio e a partida para a universidade, uma nova adaptação será necessária. E é em cima disso que boa parte da trama deste volume gira. E, por me identificar em várias coisas, mais com a Margot, boa parte das dúvidas de Lara Jean não ressoaram em mim, por outro lado, a sua lista de coisas, envolvendo sua família, que iria/irá perder por não ir a uma faculdade perto de casa calaram fundo. Como já escrevi nas outras resenhas da série. O romance de Lara Jean e do Peter é muito fofo e é uma delícia de se acompanhar. Mas, são os outros relacionamentos que acabam enriquecendo essa história. A amizade de Lara Jean e Stormy e seu trabalho voluntário com os idosos de Belleview; a amizade de Lara Jean e Chris, dois polos opostos que se complementam perfeitamente; as irmãs Song, seu amor pela Coreia e suas peculiaridades, especialmente a Kitty, que é a minha personagem favorita ever, e seus diálogos impagáveis; o relacionamento delas com o pai, e a adição da sra. Rothschild no pacote. É toda essa miscelânea que me cativou desde o início e que tornou a leitura dessa despedida muito mais divertida e saudosista. A narrativa fluída e leve, e a forma como Han consegue te prender à leitura, contribuiu para que desta vez, a despedida tenha sido doce.

Fonte: Apophenia Tumblr

“Eu nunca vou esquecer essa noite enquanto viver. Um dia, se eu tiver sorte, vou contar para alguma garota jovem todas as minhas histórias, como Stormy me contou as dela. E vou pode vivê-las de novo.

(…)

É.

Nós ainda estamos aqui. O futuro ainda não chegou. ” (Página 295)

 

Leia uma amostra aqui:

 

Conheça a trilogia Para Todos os Garotos Que Já Amei:

Para todos os Garotos que Já Amei [Goodreads][Skoob][Resenha]

P.S.: Ainda Amo Você [Goodreads][Skoob][Resenha]

Agora e para sempre, Lara Jean [Goodreads][Skoob]

Compre aqui:

Cultura Amazon Saraiva Travessa Fnac Fnac

3 Comentários

Arquivado em Editora Intrínseca, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

3 Respostas para “Agora e para sempre, Lara Jean (Jenny Han)

  1. K wade

    Aaaaah eu amo essa série, não vejo a hora de ler Para Sempre Lara Jean, então vou deixar para ler seu post depois que acabar a leitura pra não pegar spoiler haha, juro que eu volto

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório

  3. Pingback: TAG 100% ou Retrospectiva Literária | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!