Minha Vida Fora de Série – 4° Temporada (Paula Pimenta)

Atenção, esta resenha trata sobre os acontecimentos do quarto livro da série Minha Vida Fora de Série. Por isso, pode conter spoilers, revelando partes dos conteúdos dos livros anteriores. Para saber o que eu achei dos demais livros, confira os links no final desta resenha.

 

Na quarta temporada de Minha Vida Fora de Série, a Paula Pimenta já começa surpreendendo com a escolha de seu narrador. Ainda que o primeiro livro tenha sido exclusivamente narrado pela Priscila, desde a segunda temporada estamos acostumados com as participações eventuais do Rodrigo (e até do Leo) na narrativa, mas desta vez, a Paula pediu licença à sua protagonista e nos entregou um livro todo Rodrigo. E, se por um lado isso nos deixou roendo as unhas de curiosidade para saber tudo o que aconteceu com a Priscila desde o fatídico término e suas decisões surpreendentes, por outro, nos permitiu conhecer mais a fundo o outro lado dessa história. Suas mágoas, sua intransigência (me desculpem as fãs, mas ele o foi em relação à Priscila, estou com a Dani e não abro e a situação do Klaus com a Daphne serviu para evidenciar isso muito bem), a fuga de si mesmo e o encontro de si próprio. Acompanhar toda a jornada de descoberta do Rodrigo rendeu uma temporada repleta de emoções.

Após o término do namoro com a Priscila, o Rodrigo decidiu afastar-se de tudo o que lembrava sua antiga vida e finalmente cedeu aos apelos dos irmãos mais velhos e se mudou para Vancouver. Em MVFS4 a trama alterna entre a chegada do Rodrigo à Vancouver, o empenho exacerbado da Sara e do João Marcelo em bancarem os cupidos (e fazerem a caveira da Pri como já é de praxe), as aulas como ouvinte na faculdade de música, o desenrolar da sua amizade com Klaus; e o Rodrigo hoje em Toronto, as apresentações com a banda de Sean, a amizade com Ton Ton, o surgimento de Lucky e quiçá uma nova guinada em seus planos.

“Sempre me considerei um cara indeciso. Ao me deparar com dois caminhos, procrastinava até o último momento, por medo de tomar a decisão errada. (…)

Entretanto, ao jogar a prudência para o alto e finalmente tomar uma decisão apenas minha, descobri que durante a vida inteira eu vinha recebendo o resultado das escolhas alheias. Fazer faculdade de Administração, transferir a faculdade para São Paulo, me mudar para Vancouver… Eu não tinha feito nada daquilo por desejo próprio. Era sempre a vontade das outras pessoas me levando a algum lugar. E talvez por isso eu nunca havia me sentido no lugar certo. Ao contrário, era como se eu fosse um peixe fora d’agua, me contentando com migalhas que os outros me atiravam da felicidade deles.“ (Página 179)

Presenciar o Rodrigo sentindo o gosto da independência e aprendendo a lutar por ela em meio a seus irmãos controladores (menos o Daniel!) foi muito bom, E, sua rede de contatos no Canadá nos apresentou personagens muito cativantes. Klaus e a amizade quase que instantânea que surgiu do encontro de dois corações partidos. Sean e os rapazes da banda. Mrs. Becker e todo o seu carinho pelos gatos, a acolhida generosa que ofereceu ao Rodrigo, toda sua empolgação e torcida e os conselhos bastante certeiros. Antonella, a Ton Ton, e seu feminismo latente e o ombro amigo que o Rodrigo realmente precisava para finalmente colocar seus sentimentos em análise e superar algumas de suas mágoas. Juliette e o desenvolvimento de uma nova história que pode não agradar alguns dos shippers do “casal oficial”. Apesar de que eu ache meio difícil que esses mesmos shippers não se encantem pela garota. A Paula tem esse dom, de nos deixar encantados por seus personagens.

Agora eu peço desculpas antecipadas pelo spoiler, mas é que eu não poderia deixar de comentar sobre isso. Se o desenvolvimento do relacionamento de Juliette com o Rodrigo foi muito bem trabalhado, tornando natural para o leitor acompanhar a progressão dos sentimentos dos personagens; o mesmo não posso dizer do desenrolar do relacionamento dele com a Ton Ton. Realmente achei desnecessário usar a carta da mudança de sentimentos. Teria sido legal ao menos uma vez ver o lugar comum ser banido e ter sido mostrado que pode sim existir amizade entre um homem e uma mulher e que essa história de friendzone às vezes pode ser uma baita de uma balela. Foi algo que não acrescentou nada à história no final das contas.

Assim como os seriados de que o Rodrigo é fã (na verdade só assiste mesmo, esporadicamente – tem alguns na sua lista que ele não sabe o que está perdendo) os minutos finais são cheios de ação, reviravoltas e mal-entendidos. Com direito até à participações especiais. Ainda há muitos episódios até chegarmos à series finale dessa história, alguns flashbacks serão necessários para que tenhamos acesso aos dois lados dessa história (tomara!), desconfio que ficaremos a roer as unhas de nervoso e prevejo um bom número de suspiros. Depois de ler MVFS4 é meio que impossível não ficar esperando ansiosamente pela próxima temporada.

PS1: Ei Rodrigo, vamos castrar o Lucky sim hein. Justamente por gostar dos bichinhos e não querer que eles sejam maltratados e/ou abandonados é que devemos ter esse ato de carinho e responsabilidade.

PS2: A escolha da Paula Pimenta de manter as mensagens e e-mails do Rodrigo com seus amigos e conhecidos canadenses em inglês foi uma ótima escolha. Permitiu-nos experimentar essa imersão vivenciada pelo Rodrigo e de quebra ainda poderá servir como incentivo para os leitores se aventurarem por uma nova língua.

 

Conheça as temporadas de Minha Vida Fora de Série:

Compre aqui:

Cultura Amazon Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “Minha Vida Fora de Série – 4° Temporada (Paula Pimenta)

  1. Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s