TAG 100% ou Retrospectiva Literária

Sendo pouco adepta de metas literárias, nunca havia sentido a necessidade de parar para pensar sobre como foi o meu ano de leituras, em alguns momentos até cheguei a elaborar listas dos dez melhores livros do ano e tal, mas cheguei à conclusão que esse tipo de postagem não me agrada, apesar de adorar ver as listas dos outros. Mas, após começar o Projeto Volta ao Mundo em 198 Livros e pensar mais sobre o consumo de literatura escrita por mulheres, comecei a pensar mais sobre como consumo a literatura ao longo do ano e acho que fazer uma Retrospectiva Literária no formato de TAG pode ser uma forma legal de manter um registro que permita fazer comparações e identificar pontos que quero mudar com o passar do tempo. Surgiu assim a TAG 100%.

Ela foi inspirada na TAG 50% que foi criada pela Chami do canal Read Like Wild Fire (IsthatChami) e traduzida pelo Victor Almeida do canal Geek Freak, mas conta com alguns adicionais. Vamos descobrir como foi o meu ano literário?

1 – ALGUNS NÚMEROS:

Livros Lidos: 45

Livros novos na estante: 120

Livros passados adiante: 112

Adquiri muitos livros, mas também fiz os da estante circular. No final das contas, a estante não cresceu tanto assim, o que foi algo extremamente positivo.

Gêneros literários lidos: aventura, biografia,  contos, diário, distopia, divulgação científica, fantasia, ficção científica, não ficção, thillers, realismo fantástico, romance histórico, romance contemporâneo, suspense. Apesar de ter lido poucos livros em comparação aos anos anteriores, consegui manter a diversidade.

Países lidos: li livros de 13 países diferentes este ano e espero aumentar muito este número em 2018, a estante já está devidamente paramentada para esta tarefa. Os que li foram: África do Sul, Austrália, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Canadá, Coreia do Norte, Estados Unidos, Finlândia, Irlanda, Islândia, Moçambique, Reino Unido e República Dominicana.

Autores lidos: aqui está um ponto onde ainda quero melhorar e tentar ser mais igualitária entre livros escritos por homens e mulheres. Este ano li 28 livros escritos por homens e 17 por mulheres.

Autores NOVOS lidos: este ano conheci 20 autores novos, 13 homens e sete mulheres.

Releituras? Sim. Este ano reli a trilogia O Senhor dos Anéis e o Harry Potter e a Pedra Filosofal, este último na edição belamente ilustrada pelo Jim Kay.

2 – Livro mais curto que leu?

Buracos Negros (Stephen Hawking) com 64 páginas.

3 – Livros mais longo que leu?

Deuses Americanos (Neil Gaiman) com 576 páginas.

4 – Finalizou alguma série?

Sim. Para todos os garotos que já amei (Jenny Han), Magnus Chase e os Deuses de Asgard (Rick Riordan), Os Garotos Corvos (Maggie Stiefvater) e Splintered (A. G. Howard).

5 – Começou alguma série?

Darkmouth do Shane Hegarty, uma série infanto-juvenil bem divertida e Caraval da Stephanie Garber que não pretendo continuar acompanhando.

6 – Livros que começou a ler no ano de 2017 e ainda não terminou?

Nenhum. Ano novo, leitura nova.

7 – O melhor livro do ano?

Vou apelar e escolher dois, O Senhor dos Anéis não irá entrar porque é hors concours: O Conto da Aia (Margaret Atwood) e Tartarugas até lá embaixo (John Green).

8 – A melhor continuação?

O Navio dos Mortos (Rick Riordan) adorei conhecer esses semideuses nórdicos.

9 – Livro lançado no ano de 2017 que você ainda não leu, mas quer muito.

A lista é imensa, mas vou ficar com a biografia do Leonardo da Vinci escrita pelo Walter Isaacson e Uma Esperança Mais Forte Que o Mar da Melissa Fleming.

10 – Livro que mais te decepcionou este ano?

Caraval da Stephanie Garber, ô livrinho ruim, com personagens pouco desenvolvidos e uma trama preguiçosa que não te prende de jeito nenhum.

11 – Novo autor favorito?

Ted Chiang e a Margaret Atwood. Quero ler todos os livros e contos publicados por eles.

12 – Personagem favorito do ano?

Aza Holmes de Tartarugas até lá embaixo. Ela é daqueles personagens que você tem vontade de guardar no potinho e proteger.

13 – O personagem odiado do ano?

Starkey de Desintegrados (Neal Shusterman). Você até começa a leitura do livro nutrindo alguma simpatia por ele, mas com o passar do tempo ele vai só caindo no nosso conceito enquanto a antipatia gerada vai atingindo níveis estratosféricos.

14 – O livro mais bonito que você comprou ou ganhou no ano de 2017?

Essas duas lindezas aí da foto.

20180101_173514

15 – Sua resenha/vídeo favorita:

Do seu blog/vlog: Lugar Nenhum (Neil Gaiman)

De um outro blog/vlog: Matéria Escura (Blake Crouch), resenha da Lady Sybylla do blog Momentum Saga.

Sei que não costumo marcar ninguém nessas postagens de TAG, mas tem algumas pessoas que sigo nos blogs e booktube que gostaria que respondessem essa TAG comigo: a Juli do Mundo de Morfeu, a Isa Vichi do Lido Lendo, a Lady Sybylla do Momentum Saga, a JotaPluftz do JotaPluftz e a Camila Navarro do Viaggiando. E claro, quer mais quiser responder e trocar figurinhas sobre como foi o ano de 2017 em leituras.

Feliz 2018 e que este ano seja repleto de boas leituras!

*Free Online Logo Maker. https://www.designevo.com 
Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia, TAGs

3 Respostas para “TAG 100% ou Retrospectiva Literária

  1. Pena que eu já tinha publicado meu resumo quando li seu post!! =)

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s