Um Autor de Quinta #104

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile.

 

 

Randall Munroe

O americano Randall Patrick Munroe nasceu em 17 de outubro de 1984 e é mais conhecido por sua webcomic com figurinhas de palitinhos, a famosa xkcd. Munroe nasceu na Pensilvânia, mas cresceu na Virginia e se formou em física pela Universidade Christopher Newport. Antes mesmo de se formar, Munroe conseguiu um emprego na área de robótica na NASA. Seu apreço pelos desenhos, esquemas e fluxogramas, vem desde a época da escola e continuou durante toda a sua graduação. As margens de seus cadernos e livros sempre foram tomadas por essas figuras. Mais tarde, muitas dessas figuras foram escaneadas e colocadas em seu site pessoal, surgia assim, em setembro de 2005, o xkcd. Em 2006, a NASA não renovou seu contrato, então Munroe mudou-se para o Massachusetts e passou a se dedicar exclusivamente ao xkcd, que hoje conta com uma enorme base de fãs. Por meio de suas histórias, ele fala sobre a vida, o amor, matemática, programação, piadas científicas, o universo e tudo o mais, tudo com uma boa dose de humor e sarcasmo e muitas referências à cultura pop.

Uma das publicações mais icônicas no xkcd é sua 1.190ª tira Time. Seu primeiro quadro foi publicado à meia-noite de 25 de março de 2013, atualizada a cada 30 minutos até o dia 30 de março e depois a cada hora chegando ao seu fim no dia 26 de julho de 2013, tendo um total de 3.099 quadros. A história se passa 11.000 anos no futuro na bacia do Mar Mediterrâneo durante uma suposta recorrência da inundação do Zancleano e apresenta dois personagens que viajam colina acima a fim de descobrir de onde a água está se originando. Time atraiu muita atenção e deu origem à wikis e comunidades na internet para discutir sobre ela e em 2014, ganhou o Prêmio Hugo na categoria Melhor História Gráfica. A história foi transformada em uma animação que pode ser vista abaixo:

Munroe também mantém o blog What If?, no qual ele responde perguntas enviadas pelos fãs de seus quadrinhos, algumas bem absurdas. Nele, Munroe esmiúça as questões, faz simulações, cálculos, consulta cientistas e trabalhos especializados, para tentar responder seus leitores satisfatoriamente e sempre com bom humor. O blog continua firme e forte e vale muito a pena acompanhar as atualizações. Veja alguns exemplos das perguntas respondidas por lá:

Quer saber mais sobre como o What If? funciona? Dê uma olhada nessa palestra de Munroe para o TED. Além disso, What If? Também foi parar no papel. Em uma coletânea intitulada “E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas” que traz versões estendidas e atualizadas das perguntas mais populares do blog e outras tantas que ainda não haviam sido respondidas.

Além de “What If?” Munroe publicou em 2015 “Thing Explainer”, no qual explica conceitos científicos utilizando as palavras mais comuns do idioma. Óbvio que os infográficos e ilustrações divertidas não poderiam ficar de fora e foi justamente essa combinação de linguagem simples e muitas ilustrações que levou a Houghton Mifflin Harcourt a trabalhar em conjunto com Munroe para incorporar trechos de “Thing Explainer” e outros trabalhos inéditos de Munroe nos seus livros didáticos de biologia, química e física. Não há dúvidas de que os livros ficarão bem mais divertidos. No Brasil, o autor é publicado pela Companhia das Letras.

Livros

E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas (2014) – What If? – Serious Scientific Answers to Absurd Hypothetical Questions (2014)

[Resenha]

Sinopse: O que aconteceria se você rebatesse uma bola de beisebol a 90% da velocidade da luz? Qual a velocidade máxima permitida para passar de carro por uma lombada sem morrer? Se os robôs causassem o apocalipse, quanto tempo a humanidade duraria? Em busca de atender a curiosidade de seus leitores, Munroe criou o também imensamente popular “E se?”, um blog destinado a resolver essas e outras grandes questões da humanidade.

Para encontrar as respostas, Munroe cria complexas simulações computadorizadas, lê dezenas de memorandos do exército, resolve equações diferenciais e consulta operadores de usinas nucleares. Suas respostas são uma obra-prima da clareza e do humor. Em geral elas terminam com a aniquilação da humanidade, ou pelo menos numa grande explosão.

Nas listas dos mais vendidos mesmo antes de ser publicado, E se? traz questões nunca antes respondidas, além de versões expandidas e atualizadas das perguntas mais populares do blog. Leitura obrigatória não só para os fãs do XKCD, mas para todos que já se viram considerando hipóteses absurdas e descabidas. Randall Munroe está ao seu lado.

 

Explica Tudo: Coisas Difíceis em Palavras Fáceis (2017) – Thing Explainer: Complicated Stuff in Simple Words (2015)

Sinopse: Randall Munroe está aqui para ajudar qualquer pessoa que já quis aprender sobre algo incrível, mas acabou frustrada por um jargão hermético e incompreensível. Em Explica tudo, ele usa desenhos básicos e apenas as 998 palavras mais comuns do idioma para desvendar, de maneira simples, as coisas mais curiosas que existem, entre elas: Caixa de rádio que aquece comida (forno micro-ondas); Estradas altas (pontes); Edifício cheio de computadores (data center); A casa no espaço (Estação Espacial Internacional); Mundos em volta do Sol (o Sistema Solar); Pedras grandes e lisas onde moramos (placas tectônicas); Pecinhas das quais tudo é feito (tabela periódica); Barco-do-céu com asas que giram (helicóptero); Caixa que deixa a roupa com cheiro bom (lavadora e secadora); Saquinhos de água que formam você (célula animal) Como essas coisas funcionam? De onde elas vêm? Como seria nossas vidas sem elas? E o que aconteceria se as abríssemos? Ou se as esquentássemos? E se apertássemos aquele botão? Munroe nos traz respostas a essas e muitas outras questões. Engraçado, interessante e sempre compreensível, Explica tudo é para qualquer pessoa que tenha entre cinco e 105 anos e já se perguntou como e por que as coisas são como são.

Links interessantes

Xkcd

What If? 

Twitter xkcd 

Compre aqui:

Cultura Amazon Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Uma resposta para “Um Autor de Quinta #104

  1. Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s