Letra e Música (Ruy Castro)

Ruy Castro é conhecido por sua produção de biografias (são deles as de Nelson Rodrigues e Carmem Miranda) e por seus livros de documentação histórica, como o ótimo Chega de Saudade no qual retraça os caminhos que levaram ao surgimento da Bossa Nova. Ele também teve passagem por importantes veículos da imprensa até a década de 90 quando passou a se dedicar aos livros. De volta aos jornais, desde 2007 Ruy publica crônicas na coluna que assina quatro vezes na semana no jornal Folha de São Paulo. Letra e Música, publicado pela extinta Cosac Naify, traz um compilado de algumas de suas crônicas e ensaios publicadas entre 2007 e 2013.

O livro é composto por dois volumes com 64 pequenos textos em cada. No primeiro, A Canção Eterna, estão os textos do Ruy apaixonado por música:

“Este autor se arrisca a morrer de amor pela música, tal a promiscuidade com que circula pelos mais diferentes gêneros.

(…)

Todos esses conceitos e preconceitos estão presentes em A canção eterna, e o autor não se vangloria nem se envergonha deles. Cada pessoa reage à música à sua maneira, e a sensação de deleite que ela provoca costuma ser pessoal e intransferível. Então, por que escrever a respeito?

Porque escrever sobre música é a única alternativa para os que não são capazes de produzi-la. “(Volume 1, Página 7)

Na maioria dos textos, Ruy discorre sobre a música do ponto de vista cotidiano, da relação do homem com a música e seus derivados e não faz ou tem interesse em fazer críticas musicais. Os marcos importantes do campo musical, as lendas que se propagaram no boca-a-boca, as múltiplas faces do carnaval carioca, o uso indiscriminados da denominação MPB como rótulo para toda a música brasileira, o uso desenfreado do auto-tuning e dos playbacks, a verdadeira história por trás da lenda da criação da bossa nova, o ativismo ecológico do Tom Jobim. Como deixado claro pelo autor, é claro que suas preferências musicais (e os preconceitos também) transparecem em alguns textos, em alguns Ruy chega até mesmo a escarnecer de alguns ritmos e músicas, mas nada que diminua a beleza reflexiva de alguns de seus textos. Grande parte deles são espécies de homenagens póstumas, obituários repletos de cadência textual e sonoridade.

No segundo volume, A Palavra Mágica, estão compilados os textos sobre literatura e jornalismo:

“Dentro de suas limitações – a palavra escrita e tudo o que a cerca –, o livro se pretende variado. Fala de escritores que não precisaram escrever, de um poeta que se passou por outro (por motivo nobre), de uma estante agonizando como um animal de grande porte, de como o lápis pode ser mais rápido que o computador e da noite em que João Cabral de Melo Neto e Chacrinha se abraçaram aos soluços na Fiorentina. Entre outras atrações. “(Volume 2, Página 7)

O desaparecimento de uma língua, a escrita a mão em extinção (será?), o túmulo beijado de Oscar Wilde, Charles Dickens, os direitos autorais e os primeiros levantes contra a pirataria, o “saneamento” das obras na era do politicamente correto. Como no primeiro volume, neste também são recorrentes as homenagens póstumas. Leitores e amantes do mundo da palavras se identificarão com muitas das situações narradas por Ruy e é possível até mesmo angariar algumas sugestões de leitura.

No primeiro volume ele destila seu amor pela música, no segundo ele expressa seu encanto pelas palavras. E em meio a isso tudo, em uma mistura de cantores e autores, música e livros, ritmos e páginas, notas e palavras, sobra espaço até mesmo para a política, o cinema e o futebol.

Compre aqui:

Cultura Amazon Submarino Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Desafios Literários, Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “Letra e Música (Ruy Castro)

  1. Pingback: Desafio Livrada 2018 – Minhas Escolhas | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s