Achei esta TAG assistindo aos vídeos antigos do canal da Tatiana Feltrin. Ela traduziu de um canal da gringa (infelizmente o vídeo original não está mais disponível no Youtube) e o vídeo original da Tati vocês podem ver clicando aqui. É bem antiguinha, mas tem umas perguntas interessantes e achei que seria legal respondê-las. Vamos lá.
1 – Escolha um livro para cada uma de suas iniciais.
Na África Selvagem (Mark Seal) – neste livro Mark retraça a vida de Joan Root que foi uma grande cinegrafista da vida selvagem junto com o marido Alan Root e que depois, com o fim do casamento, se envolveu ativamente na luta pela preservação da biodiversidade africana, especialmente à do Lago Navaisha no Quênia, onde morava. Uma batalha pela qual acabou pagando com a própria vida.
Ex-Libris (Anne Fadiman) – traz todos os tipos de curiosidades, anedotas e costumes peculiares envolvendo o universo da leitura. Os amantes dos livros se identificarão com várias passagens, irão querer arrancar os cabelos em outras e terminarão lendo este livro com a certeza de que tanto amor vale a pena.
O Grande Mentecapto (Fernando Sabino) – um dos meus livros favoritos da vida (sobreviveu à releituras!) e que nunca me caso de indicar para as pessoas.
Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) – primeiro livro do Machado que li e que me fez cair de amores pelo escritor. Estou ensaiando uma releitura (bastante necessária).
2 – Conte sua idade pelos livros de sua estante: qual é o livro?
Por falta de espaço, na minha estante os livros estão como peças de tetris, o que dificulta uma contagem em ordem. Vou pular essa pergunta (mantive a pergunta para que a TAG permanecesse completa).
3 – Encontre um livro ambientado em sua cidade/estado/país.
Bom, eu sou de Cuiabá – MT. Não tenho muitos livros ambientados na minha cidade ou estado na estante, dentre os poucos que tenho, dois são de história, um de registro cultural e do linguajar cuiabano e dois são de poesia (escritos pelo meu avô).
Na ficção posso citar o Lola – Três mulheres e uma vida (Letícia Lobo), no qual a autora traz a história de Lola, uma mulher pantaneira que não “ornava” com a sociedade mato-grossense no início do século XX. Ainda não li, mas está na lista de desejados.
4 – Escolha um livro que se passe em um lugar que gostaria de conhecer.
Precisamos de Novos Nomes (NoViolet Bulawayo) porque desde os meus 10-11 anos (que eu me lembre) eu tenho vontade de conhecer o Zimbábue. Culpa de um Globo Repórter da vida (confesso).
5 – Escolha uma capa de livro com a sua cor favorita.
Confissões de um Jovem Romancista (Umberto Eco), a edição da Cosac Naify. Gosto desse tom de azul-verde-verde-azul. É uma boa mistura de duas das minhas cores favoritas.
6 – Que livro te traz boas lembranças?
O Silmarillion, porque foi o livro que me apresentou o Tolkien e que me fez descobrir o fórum Valinor e tantas pessoas legais. Acho que todo mundo já deve estar careca de saber, mas a Mariana (a outra metade responsável pelo blog) eu conheci lá! =)
7 – Qual livro você teve mais dificuldade em terminar?
A Bicicleta Azul (Régine Deforges). Ouvi tantas pessoas falarem sobre ele na minha adolescência que quando finalmente o peguei para ler as expectativas estavam lá em cima. O tombo foi grande, o livro se mostrou completamente diferente do que eu imaginava que seria. Foi decepcionante e a leitura arrastou, tanto é que decidi nem continuar a ler os demais livros.
8 – Que livro ainda não lido lhe trará a maior sensação de “missão cumprida”?
Não seria bem uma missão cumprida, mas sim uma oportunidade de tirar a prova dos nove. Quando estava no ensino médio (se não me engano no segundo ano) resolvi pegar O Pêndulo de Foucault (Umberto Eco) para ler. Não rolou. Abandonei. Tenho curiosidade em descobrir se hoje eu o leria até o fim. É um teste que ainda pretendo fazer.
É isso. Acredito que várias pessoas já devem ter respondido essa TAG, mas se você ainda não respondeu e ficou com vontade, sinta-se “tagueado” e compartilhe o link comigo. Até mais!
*Free Online Logo Maker. https://www.designevo.com
Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório