TAG – Sua Vida em Livros

Achei esta TAG assistindo aos vídeos antigos do canal da Tatiana Feltrin. Ela traduziu de um canal da gringa (infelizmente o vídeo original não está mais disponível no Youtube) e o vídeo original da Tati vocês podem ver clicando aqui. É bem antiguinha, mas tem umas perguntas interessantes e achei que seria legal respondê-las. Vamos lá.

1 – Escolha um livro para cada uma de suas iniciais.

Na África Selvagem (Mark Seal) – neste livro Mark retraça a vida de Joan Root que foi uma grande cinegrafista da vida selvagem junto com o marido Alan Root e que depois, com o fim do casamento, se envolveu ativamente na luta pela preservação da biodiversidade africana, especialmente à do Lago Navaisha no Quênia, onde morava. Uma batalha pela qual acabou pagando com a própria vida.

Ex-Libris (Anne Fadiman) – traz todos os tipos de curiosidades, anedotas e costumes peculiares envolvendo o universo da leitura. Os amantes dos livros se identificarão com várias passagens, irão querer arrancar os cabelos em outras e terminarão lendo este livro com a certeza de que tanto amor vale a pena.

O Grande Mentecapto (Fernando Sabino) – um dos meus livros favoritos da vida (sobreviveu à releituras!) e que nunca me caso de indicar para as pessoas.

Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) – primeiro livro do Machado que li e que me fez cair de amores pelo escritor. Estou ensaiando uma releitura (bastante necessária).

2 – Conte sua idade pelos livros de sua estante: qual é o livro?

Por falta de espaço, na minha estante os livros estão como peças de tetris, o que dificulta uma contagem em ordem. Vou pular essa pergunta (mantive a pergunta para que a TAG permanecesse completa).

3 – Encontre um livro ambientado em sua cidade/estado/país.

Bom, eu sou de Cuiabá – MT. Não tenho muitos livros ambientados na minha cidade ou estado na estante, dentre os poucos que tenho, dois são de história, um de registro cultural e do linguajar cuiabano e dois são de poesia (escritos pelo meu avô).

Na ficção posso citar o Lola – Três mulheres e uma vida (Letícia Lobo), no qual a autora traz a história de Lola, uma mulher pantaneira que não “ornava” com a sociedade mato-grossense no início do século XX. Ainda não li, mas está na lista de desejados.

4 – Escolha um livro que se passe em um lugar que gostaria de conhecer.

Precisamos de Novos Nomes (NoViolet Bulawayo) porque desde os meus 10-11 anos (que eu me lembre) eu tenho vontade de conhecer o Zimbábue. Culpa de um Globo Repórter da vida (confesso).

5 – Escolha uma capa de livro com a sua cor favorita.

Confissões de um Jovem Romancista (Umberto Eco), a edição da Cosac Naify. Gosto desse tom de azul-verde-verde-azul. É uma boa mistura de duas das minhas cores favoritas.

6 – Que livro te traz boas lembranças?

O Silmarillion, porque foi o livro que me apresentou o Tolkien e que me fez descobrir o fórum Valinor e tantas pessoas legais. Acho que todo mundo já deve estar careca de saber, mas a Mariana (a outra metade responsável pelo blog) eu conheci lá! =)

7 – Qual livro você teve mais dificuldade em terminar?

A Bicicleta Azul (Régine Deforges). Ouvi tantas pessoas falarem sobre ele na minha adolescência que quando finalmente o peguei para ler as expectativas estavam lá em cima. O tombo foi grande, o livro se mostrou completamente diferente do que eu imaginava que seria. Foi decepcionante e a leitura arrastou, tanto é que decidi nem continuar a ler os demais livros.

8 – Que livro ainda não lido lhe trará a maior sensação de “missão cumprida”?

Não seria bem uma missão cumprida, mas sim uma oportunidade de tirar a prova dos nove. Quando estava no ensino médio (se não me engano no segundo ano) resolvi pegar O Pêndulo de Foucault (Umberto Eco) para ler. Não rolou. Abandonei. Tenho curiosidade em descobrir se hoje eu o leria até o fim. É um teste que ainda pretendo fazer.

É isso. Acredito que várias pessoas já devem ter respondido essa TAG, mas se você ainda não respondeu e ficou com vontade, sinta-se “tagueado” e compartilhe o link comigo. Até mais!

 

 

*Free Online Logo Maker. https://www.designevo.com 
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente, TAGs

Uma resposta para “TAG – Sua Vida em Livros

  1. Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s