Vi esta TAG no canal da Tatiana Feltrin (vocês podem ver o vídeo da Tati clicando aqui), que viu no canal da lia O livro (veja o vídeo). Ela foi adaptada a partir de uma tag publicada em um blog gringo (o The Perpetual Page Turner), e apesar de ser antiguinha e muita gente já ter respondido, achei legal trazê-la aqui para o blog também.
Autor(a) preferido(a)
Este é o item mais difícil de responder nessa TAG, ao falar em autores favoritos sempre vem uma lista considerável de nomes na cabeça, mas vou me arriscar e citar alguns nomes: JRR Tolkien, JK Rowling, Fernando Sabino, Nick Hornby, Svetlana Aleksiévitch, Bernard Cornwell…
Bebida preferida durante a leitura
Não tenho costume de ler bebendo algo.
Citação literária preferida
“De tudo ficaram três coisas:
a certeza de que ele estava sempre começando,
a certeza de que era preciso continuar e
a certeza de que seria interrompido antes de terminar.
Fazer da interrupção um caminho novo.
Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.”
(O Encontro Marcado, Fernando Sabino)
Para outras citações, confiram a tag Colecionando Textos aqui no blog.
Detestaste ler
Maya Fox: A Predestinada (Igino Straffi e Silvia Brena) e Bruxos e Bruxas (James Paterson & Gabrielle Charbonnet), os piores livros que li sem sombras de dúvidas. Foi bem difícil atravessar essas páginas e o mais triste é que na época que os li eu não considerava abandonar um livro por ler de jeito nenhum!
Estás a ler
O Canto do Dodô (David Quammen), leitura retomada agora em abril depois de uma pausa em março por causa do meu projeto pessoal de só ler mulheres no mês passado;
Dôra, Doralina (Rachel de Queiroz), Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes 2 (Francesca Cavallo & Elena Favilli) e Ainda sou Eu (Jojo Moyes), é, pois é, caprichei nas leituras simultâneas desta vez.
Feliz por teres dado uma oportunidade
Cartas de Amor aos Mortos (Ava Dellaira) – se não fosse o empurrãozinho dado pelo Desafio Lendo Mais Mulheres 2018 provavelmente não o teria lido, só o peguei para ler porque era o único livro de correspondências que eu tinha na estante (é da minha irmã). Entrou para a lista do desafio sem eu saber nada sobre ele, nem a sinopse, e no fim, foi uma leitura que me surpreendeu. A autora coloca em discussões temas difíceis e doloridos: suicídio, abuso, o luto, a culpa, a depressão; e o faz com uma linguagem bastante jovem e atual. Tudo o que posso dizer é: não torça o nariz por ele ser um romance YA!
Gênero literário que não lês
Autoajuda, nunca tive interesse em ler.
Hardcover ou paperback?
Não tenho preferência, já vi edições muito bonitas e com ótimo acabamento em ambos os formatos.
Internet ou livrarias físicas?
Internet para comprar (na maioria das vezes), mas nada supera a experiência de adentrar em uma livraria física.
Julgas um livro pela capa?
Com certeza! Principalmente se for de edições que pretendo comprar para ter na estante. Já li livros apenas porque me encantei pela capa e a vontade bateu. Mas sempre tento também superar o preconceito inicial que pode se instalar por causa de uma capa feia, há histórias maravilhosas por aí que não receberam o cuidado editorial que mereciam, o que é uma pena.
Kobo ou kindle?
Tenho um Kobo Glo há cinco anos. Serviu-me bem durante esse tempo e ainda quebra o galho, mas confesso que estou morrendo de vontade de adquirir um Kindle Paperwhite.
Livro mais longo que já leste
Ainda bem que existe o Skoob para nos salvar nessas horas: O Senhor dos Anéis (JRR Tolkien) com 1202 páginas.
Momento mais importante na tua vida literária
Quando lá pelos meus 11-12 anos eu comecei a “migrar” para leituras mais adultas. Lembro que foi nessa época que li Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída… e que descobri Hemingway e o maravilhoso O Velho e o Mar.
Número de estantes que possuis
Duas e já sofrendo com a falta de espaço.
Obsessão literária
No post original a autora perguntava sobre um livro que você releu inúmeras vezes, vou interpretar obsessão literária como isso e lá vou eu citar novamente O Senhor do Anéis e O Hobbit e os livros da série do Harry Potter.
Personagem que provavelmente terias namorado na escola
Eu queria o Legolas, mas como a Terra Média não é aqui então, o Cricket de Lola e o Garoto da Casa ao Lado ou o Darien Freeman de Geekerela.
Quantos livros tens por ler?
Ao infinito e além! Há muitos livros por ler na minha estante, mas eles serão lidos, um dia.
Ressacas literárias. Quando foi a tua última?
Não costumo ter ressacas literárias, não de ficar uma semana ou mais sem pegar outro livro para ler, dois ou três sem pegar nada para ler às vezes acontece porque os filmes e séries acabam prevalecendo, mas não é tão comum.
Série que começaste e precisas de acabar
A trilogia Mapmakers da S.E. Gove. Eu amei O Mapa de Vidro, entrou para a minha lista de favoritos, mas ainda não consegui comprar os dois últimos volumes.
Três dos teus livros preferidos de sempre
O Velho e o Mar (Ernest Hemingway) que espero que sobreviva à releitura planejada para este ano, O Grande Mentecapto (Fernando Sabino) e O Senhor dos Anéis (JRR Tolkien).
Último livro que leste?
Cartas de Amor aos Mortos (Ava Dellaira).
Voltarás a ler
Com certeza O Senhor dos Anéis, assim como outros livros do Tolkien. Estou relendo os livros do Harry Potter e este ano ainda pretendo reler O Velho e o Mar, um dos meus livros favoritos da vida.
Wishlist literária. Qual o último livro que adicionaste à tua wishlist?
Na da Amazon foi Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci publicado pela Editora Ateliê.
X marca o lugar. Qual o 24º livro da tua estante?
Ya ou livros adultos?
Os meus hábitos literários fazem jus ao nome do blog. Eu adoro um infanto-juvenil, mas gosto muito dos adultos também, se a história for boa e cativante está valendo.
Zzzz…Qual o último livro que te manteve acordada até tarde?
Cartas de amor aos mortos, finalizei a leitura de madrugada.
That’s all folks! Até a próxima TAG!
*Free Online Logo Maker. https://www.designevo.com
Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório