TAG – 20 Fatos Literários Sobre Mim [Núbia]

Vi esta TAG no canal Ao sol, no quintal (vocês podem ver o vídeo da Ângela clicando aqui). Ela foi tagueada pela Tamy do canal Literatamy. Ninguém me marcou, mas eu decidi responder porque gostei muito dos tópicos elencados.

  1. Sou fã incondicional do autor(a).

Acho que não é segredo para ninguém que sou fã de carteirinha (com direito a ter participado durante um bom tempo de um fórum dedicado a ele) do J.R.R. Tolkien. O Bernard Cornwell é outro autor que virei fã depois de ter lido sua trilogia sobre o Rei Artur e do qual gosto cada vez mais a cada livro dele que leio. Posso dizer o mesmo sobre a Svetlana Aleksiévitch, cada livro dessa mulher é um soco no estômago e uma lição de humanidade.

  1. Comprei pela capa.

Não nego que o projeto gráfico da capa de um livro seja algo que leve em consideração ao escolher a edição do livro que irei comprar. Mas, não costumo comprar livros apenas pela capa. Contudo, há um que posso dizer que comprei pelo título, e como ele ocupa toda a capa, acho que dá no mesmo. O livro é esse aí:

  1. Leitura que mais me custou tempo.

Ainda está custando. Estou fazendo uma leitura a passos de tartaruga do livro O Canto do Dodô do David Quammen. Nele ele basicamente traz um apanhado geral e bastante completo sobre o conhecimento adquirido acerca da biogeografia de ilhas, traçando um paralelo entre as extinções históricas naturais ou não e as modificações ocasionadas pela ocupação humana. De Galápagos à Madagascar, do Havaí à Tasmânia, esses são só alguns dos lugares a que ele já me levou em seu texto. É um tempo que está sendo bem gasto.

  1. Não suporto o gênero literário.

Não suportar é uma terminologia bastante forte. Gosto de achar que a minha trajetória como leitora me tornou menos preconceituosa e mais tolerante à diversidade, inclusive dos gêneros literários. Mas, ainda há alguns que não são tão comuns nas minhas leituras. Facilmente posso citar autoajuda, mas já li alguns títulos que podem se encaixar no gênero.

  1. Amo o personagem.

Viramundo, o protagonista de O Grande Mentecapto (Fernando Sabino) é um dos meus personagens favoritos da vida. Galadriel é minha personagem feminina favorita nas obras tolkienianas.

  1. Minhas 3 editoras favoritas.

Em número de títulos na estante: Intrínseca, Grupo Editorial Record e Companhia das Letras. Pelo cuidado com as edições: Darkside e Carambaia. E a Aleph por disponibilizar um excelente catálogo de sci-fi.

  1. Nunca li e me envergonho de nunca ter lido.

Não é vergonha que sinto, é desespero, ao perceber que a lista/pilha de Quero Ler é inversamente proporcional ao tempo que tenho (me resta) para ler. Só posso desejar conseguir ler o máximo possível dos livros que desejo ler. Sentir vergonha por não ter lido algo, jamais!

  1. Coleciono.

Livros? Acho que pode ser considerada um tipo de coleção né. Também coleciono marcadores de livros.

  1. Marco página com…

Óbvio que com marcadores de livros, mas na falta de um, qualquer papelzinho serve (desde que limpo é claro!). O que não dá é dobrar as páginas. Escrever nelas tudo bem, amassar é sacrilégio!

  1. Leio ao mesmo tempo.

Quase sempre. Sempre leio livros de gêneros diferentes, frequentemente um de ficção e outro de não-ficção. Às vezes, mais do que dois.

  1. Lendo no momento.

Jogador n° 1 (Ernest Cline) e O Canto do Dodô (David Quammen).

  1. Já abandonei a leitura de:

O Pêndulo de Foucault do Umberto Eco que um dia ainda pretendo tentar ler novamente. E, Morte Súbita da J.K. Rowling que decidi abandonar definitivamente.

  1. Tatuagem literária?

Tenho duas e a terceira (sim, tenho planos) provavelmente terá algum elemento relacionado ao universo literário.

  1. Tenho várias edições.

Apenas de livros do J.R.R. Tolkien e dos livros do Harry Potter. Já tive de outros autores e títulos, mas estou praticando o desapego e abrindo espaço para novos títulos na estante.

  1. Meu gênero literário favorito.

Essa é uma das perguntas mais difíceis dessa TAG. Escolher um só gênero é muito difícil. Não vou nem tentar. Só posso dizer que fantasia, sci-fi, romance histórico, romance policial e divulgação científica são constantes e bastante frequentes em minhas leituras.

  1. Nunca me presenteie com o livro.

Presenteie-me com o livro que quiser e que você ache que eu irei gostar, ou que seja uma leitura que você fez, amou e gostaria de compartilhar. Posso até não gostar da obra findada a leitura, mas será uma experiência bastante válida e poderemos trocar figurinhas sobre ela.

  1. Geralmente leio ouvindo.

Nem sempre, mas em lugares públicos com alto ruído, acabo utilizando a música como barreira para me concentrar na leitura. Comigo funciona, depois de um tempo imersa na leitura nem me dou conta do que estou ouvindo no momento.

  1. Li mais de uma vez.

Vários dos meus títulos favoritos. Sou totalmente a favor das releituras, ainda que isso seja paradoxal ao meu desejo de ler muitos e muitos livros antes de morrer. O Senhor dos Anéis e Harry Potter eu reli várias e várias vezes.

  1. Nunca li, nunca lerei.

Nunca diga dessa água não beberei. Hoje não leria um livro do Paulo Coelho, mas quem sabe o dia de amanhã…

  1. Sugiro participar.

Muita gente que acompanho já respondeu essa TAG, mas gostaria muito que a Mari respondesse (esse seria o tipo de postagem dupla que seria interessante ter por aqui) e a Juli lá no Julie’s ou no seu canal. E se você que leu até aqui, ainda não respondeu, sinta-se convidado(a) para responder em seu blog, Instagram, Facebook, canal, ou aqui na seção dos comentários, ficarei muito feliz em poder ler suas respostas.

Até mais!

 

 

*Free Online Logo Maker. https://www.designevo.com
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, TAGs

2 Respostas para “TAG – 20 Fatos Literários Sobre Mim [Núbia]

  1. Tenho que colocar umas fotos de capas aleatórias, mas está escrito =D

    Curtido por 1 pessoa

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s