Dia da Toalha (ou o Dia do Orgulho Nerd) – Sugestões de Livros

A data (25 de maio) foi escolhida como uma homenagem póstuma ao Douglas Adams (autor da série de livros de ficção científica O Guia do Mochileiro das Galáxias, que não, não temos resenhas publicadas aqui no blog, mas já li e recomendo), daí o nome Dia da Toalha, mas nessas coincidências do destino, acabou que a data escolhida coincidiu com o dia em que o primeiro filme de Star Wars foi exibido pela primeira vez nos cinemas (25 de maio de 1977). O que era o Dia da Toalha (e continua sendo) acabou tomando proporções maiores e agregando mais fãs, não somente de Arthur Dent, Ford Prefect ou Marvin, mas também de sabres de luz, de naves interestelares, phasers, super-heróis, varinhas mágicas, cajados, anéis de poder e povos mágicos, agregando todos no que ficou conhecido como Dia do Orgulho Nerd. E como boas nerds que somos é claro que eu e a Mari já andamos resenhando vários livros de ficção científica, fantasia e distopias por aqui. Não deixem de conferir os links (algumas já foram publicadas aqui há um bom tempo). Vida longa e próspera né, sabe como é.

Ms. Marvel – Nada Normal (Wilson & Alphona) – traz as primeiras aventuras de Kamala Khan, uma jovem garota paquistanesa que adquire poderes após sofrer os efeitos de uma bomba terrígena.

Perdido em Marte (Andy Weir) – se você ainda não leu o livro e não viu o filme, não deixe a oportunidade passar. Acompanhar os percalços do astronauta Mark Watney para sobreviver em Marte e tentar retornar para casa, rendeu uma leitura bastante divertida.

História da sua vida e outros contos (Ted Chiang) – a coletânea de contos do Chiang, vale a pena não só pelo belíssimo História de sua vida que foi adaptada para o cinema (o filme A Chegada) como também pelos outros sete contos nos quais ele explora muito bem a ciência, mesmo que muitas vezes ela adquira um tom bastante fantasioso.

Harry Potter – eu e a Mari (a Mari mais do que eu, já andamos espalhando várias e várias e várias e várias e várias e várias e várias resenhas por aqui).

O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien) – aqui escrevo sobre a minha mais recente experiência de releitura do livro.

A Mão Esquerda da Escuridão (Ursula K Le Guin) – deixar a Ursula K Le Guin de fora seria uma heresia. Então está aí o link para a resenha desta excelente história na qual ela discorre sobre política, relações de gênero, questões sexuais, a burocracia da vida em sociedade, patriotismo, religião e a organização social sem deixar de lado a ciência e as tecnologias.

Leonardo da Vinci (Walter Isaacson) – Leonardo da Vinci foi um nerd, vai por mim e não deixe de conferir essa ótima biografia.

Laranja Mecânica (Anthony Burgess) – a obra se tornou uma das mais cultuadas e sua adaptação cinematográfica fez enorme sucesso, não dá para deixar de lado Alex e sua gangue e o linguajar nadsat criado por Burgess.

O Planeta dos Macacos (Pierre Boulle) – outra obra icônica da ficção científica que merece ser descoberta pelos que curtem o gênero e por aqueles que só conhecem a história pelos filmes.

Star Wars – Um Novo Amanhecer (John Jackson Miller), Star Wars – Tarkin (James Luceno) e Estrelas Perdidas (Claudia Gray) – alguns livros do novo cânone de Star Wars que merecem ser lidos pelos fãs da saga.

As Graphic MSP, o projeto que conferiu uma nova roupagem aos nossos velhos conhecidos personagens criados pelo Mauricio de Sousa (da Mônica ao Piteco).

Geekerela (Ashley Poston) – uma releitura de um conto de fadas que também é uma ode ao universo fandom.

E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas (Randall Munroe) – esse é para os que gostam de explorar o universo e tudo o mais, mesmo das formas mais absurdas.

 

Comemore o Dia do Orgulho Nerd na Amazon! Na compra de quatro livros, o mais barato é grátis.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Felicidades aleatórias, Lendo aleatoriamente, Nerdices aleatórias

Uma resposta para “Dia da Toalha (ou o Dia do Orgulho Nerd) – Sugestões de Livros

  1. Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s