Black Hammer – Origens Secretas (Jeff Lemire, Dean Ormston & Dave Stewart)

Jeff Lemire é um nome bastante conhecido pelos que acompanham quadrinhos da Marvel e da DC Comics, e também por suas obras autorais como O Soldador Subaquático e Condado de Essex. A história de Black Hammer foi concebida por Lemire em 2007-2008 mas só atingiu sua atual conformação e começou a ser publicada em 2016, tendo sido agraciada com um Prêmio Eisner em 2017 por Melhor Série Original.

Lemire é responsável pelo roteiro, Dean Ormston (de Lucifer, Sandman e Star Wars) pela arte e Dave Stewart pelas cores. A história traz um grupo de heróis que ao salvarem a cidade de Spiral City acabaram sendo exilados em uma fazenda em uma pequena cidade da qual não conseguem sair e na qual são obrigados a esconderem suas identidades como heróis. Seguindo o legado deixado por Watchmen, Lemire traz super-heróis decadentes, indivíduos com problemas, dúvidas, anseios, defeitos e que estão confinados a uma vida mundana.

O primeiro volume reúne os seis primeiros fascículos da série. Fazendo jus ao título deste primeiro volume, os fascículos que o compõem dão uma boa pincelada nas histórias de origem desses heróis (alguns nem tão heróis assim), enquanto nos revelam mais detalhes dessa cidade esquecida no tempo e espaço e das tentativas desses heróis retornarem para casa. Ao conhecer cada um desses heróis, é possível reconhecer na trama de Lemire inúmeras referências à outras histórias de heróis: como a da Menina de Ouro que herdou seus poderes de um mago, o que lembra a história do Shazam; Barbalien, o guerreiro marciano fazendo referência ao J’onn J’onzz; ou Abraham Slam e sua mistura de Batman e Capitão América. Todas essas similaridades, segundo Jeff, são propositais e são sua declaração de amor às histórias de super-heróis que ele tanto admira.

Toda essa referência à era de ouro dos quadrinhos, potencializada pelos desenhos do Ormston e a paleta de cores empregada por Stewart, além da representação de heróis simples, saídos das fileiras populares, muitas vezes não tão heróis assim e com crises existenciais bastante críveis, tornaram os protagonistas de Lemire bastante cativantes. A pitada de terror conferida pela história da Madame Libélula e a vibe de ficção científica proporcionada pela trama do Coronel Weird e sua assistente robô Talky-Walky tornaram a trama geral de Black Hammer ainda mais abrangente e cheia de potenciais desdobramentos que prometem narrativas bem interessantes nos próximos volumes da série.

Esta edição também conta com um posfácio escrito pelo Lemire, seguido de esboços dos personagens no maior estilo enciclopédia ilustrada, com direito a ficha de personagens e tudo.

 

Compre aqui:

Cultura Amazon Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Editora Intrínseca, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “Black Hammer – Origens Secretas (Jeff Lemire, Dean Ormston & Dave Stewart)

  1. Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s