Depois de um tempinho sem responder TAGs literárias por aqui, vamos retomar desta vez falando sobre livros clássicos, histórias que seguem bastante pertinentes, praticamente atemporais e que continuam nos encantando. Vi essa no canal da JotaPluftz (vocês podem ver o vídeo dela clicando aqui), mas ela foi traduzida pela Tatiana Feltrin (clique aqui para ver o vídeo da Tati).
Seguem as perguntas:
- Um livro superestimado que você não gosta.
Eu não posso dizer que o livro seja realmente superestimado, mas dentre a minha lista de livros já lidos e dos que comecei a ler, mas não terminei, só restou O Pêndulo de Foucault do Umberto Eco, um livro que infelizmente não me prendeu.
- Época sobre a qual você mais gosta de ler.
As histórias que se passam durante os séculos 18 e 19: tramas que abordam ou tem por pano de fundo a Revolução Francesa, a Era Vitoriana, as Guerras Napoleônicas, o período abolicionista…. Também são leituras constantes os livros do período entreguerras e da Segunda Guerra Mundial.
- Conto de fadas favorito.
Eu poderia escolher quaisquer um dos contos de fadas da Disney, afinal, cresci assistindo-os. Mas, da minha infância guardo com carinho A Princesinha escrito pela autora Frances Hodgson Burnett. Eu tenho quase certeza de que vi o filme primeiro (ele é de 1995), mas quando o livro caiu nas minhas mãos, me encantei ainda mais por essa história de resiliência e de esperança.
- Um clássico que você tem vergonha de não ter lido.
O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas). Não verdade não é vergonha de não ter lido. Se um dia tiver oportunidade lerei. O mesmo posso dizer de Grande Sertão: Veredas do João Guimarães Rosa.
- Top 5 de clássicos que pretende ler em breve.
Sem ordem de preferência: Os Miseráveis (Victor Hugo), Anna Kariênina (Liev Tolstói), A Redoma de Vidro (Sylvia Plath), Frankenstein (Mary Shelley) e As Meninas (Lygia Fagundes Telles).
- Livro ou série favorita baseada em um clássico.
Ao ler esta pergunta logo me veio à cabeça a releitura da Lenda Arthuriana escrita pelo Bernard Cornwell, de longe a trilogia é a minha obra favorita do autor.
- Filme favorito baseado em um clássico.
Orgulho e Preconceito, já perdi as contas de quantas vezes vi. E A Princesinha pela mudança no final que só tornou a história ainda mais emocionante.
- Pior adaptação para o cinema de um livro clássico.
O Retrato de Dorian Gray, ainda estou para conhecer alguém que gostou desse filme. Um filme muito ruim para um livro muito bom.
- Coleção de clássicos do qual gostaria de ter mais livros.
Conhece a Folio Society? Dê uma olhadinha nas obras de arte que eles publicam, você também ficará desejando algum (ou vários) para a sua estante.
- Um clássico subestimado que você recomenda.
Li A Cabana do Pai Tomás da Harriet Beecher Stowe quando estava no Ensino Médio e desde então não encontrei ninguém que tivesse lido o livro. Agora, com duas novas edições no mercado (e a da Carambaia já é um desejo mais do que desejado) esse cenário tende a mudar. E o livro da Harriet é um livro que merece ser lido e que pretendo reler.
*Free Online Logo Maker. https://www.designevo.com
Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório